Há diversos tipos de turismo altamente relacionados com o meio ambiente e as riquezas naturais. Alguns exemplos são o turismo de praia e sol, turismo rural, ecoturismo ou o turismo de natureza. No entanto, a degradação dos recursos naturais coloca em risco este importante setor econômico. Nos últimos anos são diversos os destinos turísticos que limitaram o acesso para tentar preservar o patrimônio natural de alguma forma.
Conheça alguns destes lugares
As praias de Maya Bay na Tailândia, Boracay nas Filipinas e a Playa del Amor nas Ilhas Marietas (México) são alguns dos exemplos, a nível global, que tomaram a drástica medida de limitar/fechar o acesso aos turistas e visitantes, mesmo que por um curto período. No Brasil, a Praia do Sancho, em Fernando de Noronha; a Praia de Carneiros, em Pernambuco e a Praia da Sepultura, em Bombinhas (Santa Catarina) são alguns dos exemplos que sofreram restrições ou limitações de acesso de forma a permitir uma recuperação ambiental.
Portugal é outro país de língua portuguesa que implementou medidas para minimizar os impactos ambientais e a deterioração dos recursos naturais. Há exemplo na famosa região do Algarve (Praia da Marinha) e na costa alentejana (Praia da Comporta). E infelizmente não são esses os únicos casos no mundo.
O papel do turismo
É inegável que o setor do turismo tem um papel importante a nível social e econômico. Ele é responsável por diversos empregos diretos e indiretos. Contudo, quando os visitantes e turistas põem em risco as belezas naturais, certamente medidas drásticas devem ser tomadas. Além da limitação ao acesso, muitos destinos turísticos passaram a implantar uma taxa de preservação ambiental. E é expectável que a arrecadação advinda dessa taxação seja revertida para programas e medidas que visam compensar os impactos negativos da presença humana.
O turismo e o meio ambiente se relacionam cada vez mais, devido ao processo de globalização e as facilidades que surgem para o acesso e a partilha de informação. Cada vez mais, descobrimos novos destinos turísticos. Nos impressionamos com sua beleza, o que aguça a vontade de viajar e visitar lugares paradisíacos.
Mesmo com o efeito devastador da pandemia o setor do turismo se mostrou resiliente e capaz de recuperar os bons resultados do ponto de vista econômico. Mas, sabe-se que existe um ponto ótimo da utilização dos recursos naturais. Por isso, o setor do turismo tem que ser um dos primeiros a (re)pensar a forma de consumo dos bens naturais e ambientais. Visto que a degradação do meio ambiente coloca em risco o destino turístico e todos os impactos positivos que podem surgir do fluxo de pessoas até determinada praia, campo, cidade ou região.
Degradação dos Recursos Naturais e Soluções
Neste sentido, além dos decisores de políticas públicas, os intervenientes privados do setor do turismo, cada turista ou visitante deve ter atenção para o seu impacto no local visitado. As boas práticas nunca saem da moda, evitar a produção de lixo, reciclar os resíduos, poupar água, entre outras. Há também companhias aéreas que oferecem a possibilidade de compensar a pegada de carbono. Além de ser cada vez mais possível alugar veículos elétricos para conhecer diversos locais de interesse no destino turístico. Outra opção é a utilização do transporte público em detrimento de veículo pessoal.
POR FIM, LEIA MAIS:
Conheça a caminhada noturna no Parque Estadual de Vila Velha
Fernando de Noronha ganha o título de Melhor Destino de Praia no Brasil
Namíbia: Descubra o país africano que abriga o deserto mais antigo do mundo