Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e termos de uso.
Aceito
Vivente AndanteVivente AndanteVivente Andante
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Font ResizerAa
Vivente AndanteVivente Andante
Font ResizerAa
Buscar
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Fernando de Noronha.
Turismo

A degradação dos recursos naturais e a relação com o setor do turismo

Por
Matheus Belucio
Última Atualização 14 de junho de 2024
4 Min Leitura
Share
Fernando de Noronha
SHARE
Tópicos
Conheça alguns destes lugaresO papel do turismoDegradação dos Recursos Naturais e SoluçõesPOR FIM, LEIA MAIS:

Há diversos tipos de turismo altamente relacionados com o meio ambiente e as riquezas naturais. Alguns exemplos são o turismo de praia e sol, turismo rural, ecoturismo ou o turismo de natureza. No entanto, a degradação dos recursos naturais coloca em risco este importante setor econômico. Nos últimos anos são diversos os destinos turísticos que limitaram o acesso para tentar preservar o patrimônio natural de alguma forma.

Conheça alguns destes lugares

As praias de Maya Bay na Tailândia, Boracay nas Filipinas e a Playa del Amor nas Ilhas Marietas (México) são alguns dos exemplos, a nível global, que tomaram a drástica medida de limitar/fechar o acesso aos turistas e visitantes, mesmo que por um curto período. No Brasil, a Praia do Sancho, em Fernando de Noronha; a Praia de Carneiros, em Pernambuco e a Praia da Sepultura, em Bombinhas (Santa Catarina) são alguns dos exemplos que sofreram restrições ou limitações de acesso de forma a permitir uma recuperação ambiental.

Portugal é outro país de língua portuguesa que implementou medidas para minimizar os impactos ambientais e a deterioração dos recursos naturais. Há exemplo na famosa região do Algarve (Praia da Marinha) e na costa alentejana (Praia da Comporta). E infelizmente não são esses os únicos casos no mundo.

O papel do turismo

É inegável que o setor do turismo tem um papel importante a nível social e econômico. Ele é responsável por diversos empregos diretos e indiretos. Contudo, quando os visitantes e turistas põem em risco as belezas naturais, certamente medidas drásticas devem ser tomadas. Além da limitação ao acesso, muitos destinos turísticos passaram a implantar uma taxa de preservação ambiental. E é expectável que a arrecadação advinda dessa taxação seja revertida para programas e medidas que visam compensar os impactos negativos da presença humana.

O turismo e o meio ambiente se relacionam cada vez mais, devido ao processo de globalização e as facilidades que surgem para o acesso e a partilha de informação. Cada vez mais, descobrimos novos destinos turísticos. Nos impressionamos com sua beleza, o que aguça a vontade de viajar e visitar lugares paradisíacos.

Mesmo com o efeito devastador da pandemia o setor do turismo se mostrou resiliente e capaz de recuperar os bons resultados do ponto de vista econômico. Mas, sabe-se que existe um ponto ótimo da utilização dos recursos naturais. Por isso, o setor do turismo tem que ser um dos primeiros a (re)pensar a forma de consumo dos bens naturais e ambientais. Visto que a degradação do meio ambiente coloca em risco o destino turístico e todos os impactos positivos que podem surgir do fluxo de pessoas até determinada praia, campo, cidade ou região.

Degradação dos Recursos Naturais e Soluções

Neste sentido, além dos decisores de políticas públicas, os intervenientes privados do setor do turismo, cada turista ou visitante deve ter atenção para o seu impacto no local visitado. As boas práticas nunca saem da moda, evitar a produção de lixo, reciclar os resíduos, poupar água, entre outras. Há também companhias aéreas que oferecem a possibilidade de compensar a pegada de carbono. Além de ser cada vez mais possível alugar veículos elétricos para conhecer diversos locais de interesse no destino turístico. Outra opção é a utilização do transporte público em detrimento de veículo pessoal.

POR FIM, LEIA MAIS:

Conheça a caminhada noturna no Parque Estadual de Vila Velha

Fernando de Noronha ganha o título de Melhor Destino de Praia no Brasil

Namíbia: Descubra o país africano que abriga o deserto mais antigo do mundo

Tags:MEIO AMBIENTEnaturezaturismoviagem
Compartilhe este artigo
Facebook Copie o Link Print
Matheus Belucio's avatar
PorMatheus Belucio
Professor no Departamento de Economia da Universidade de Évora, investigador do CEFAGE-UÉ e jovem investigador da Economy of Francesco (EoF) Academy.
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gravatar profile

Vem Conhecer o Vivente!

1.7kSeguidoresMe Siga!

Leia Também no Vivente

Organizadores e Palestrantes do Dia da Costa do Marfim no Brasil
Turismo

Costa do Marfim encanta público em evento na Gamboa; confira entrevista exclusiva com o Embaixador Diamouténé Alassane Zié

Alvaro Tallarico
5 Min Leitura
Miolo do mundo. Viagens. viajantes brasileiros
Turismo

Descubra o transporte preferido dos viajantes brasileiros, segundo pesquisa do Google

Redação
2 Min Leitura
krioulu
CulturaEventosLiteratura e HQNotíciasTurismo

Aprenda mais sobre o idioma Crioulo | Aprendizaji di lingua kabuverdianu i padronizason di skrita

Vandira Rodrigues
4 Min Leitura
logo
Todos os Direitos Reservados a Vivente Andante.
  • Política de Privacidade
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?