O espetáculo “Sabe Quem Dançou?” está de volta a São Paulo ao som de Madonna e com um novo elenco. A peça discute corrupção, marginalização, jogo de poder, sedução e milícias, proporcionando uma experiência teatral repleta de humor ácido e reflexões profundas.
Ambientada nos anos 1980, a peça desvenda o universo do personagem Madonna (Hermes Carpes), um esperto receptador de objetos roubados que ampara “rapazes” em sua casa. A narrativa ágil acompanha sua vida e a de outros personagens marginalizados diante dos desafios da sociedade. Sexo, violência e corrupção explodem no palco através de potentes interpretações que escancaram, com a ajuda de diálogos cortantes, as mazelas, os tipos, o contexto, a linguagem e as situações que se aplicam perfeitamente aos dias atuais.
Criada a partir do intrigante texto de Zeno Wilde (1947-1998), autor responsável por conhecidas obras como “Blue Jeans” e “Zero de Conduta”, a montagem atual é dirigida por Hermes Carpes e conduzida pela companhia teatral Os Tocáveis. A peça estreou em 1990, com Clodovil Hernandes no papel principal, e foi premiada com o melhor texto do “Timochenco Wehbi” em 1990 e finalista do prêmio Shell na mesma categoria no ano seguinte.
A produção fica por conta da Carpes Produções e da Wallaroo Corp., que juntas já produziram três temporadas do espetáculo entre 2018 e 2019, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Em 2021, Hermes Carpes recebeu o prêmio de “Melhor Ator” no Festival Henriqueta Brieba, no Rio de Janeiro, reafirmando a força e relevância do espetáculo que fará sua 27ª temporada nesses nove anos em cartaz.
A encenação de Hermes Carpes aposta na alteração de elenco a cada temporada, característica que, segundo o diretor, é responsável por dar gás e frescor ao espetáculo. Desde setembro de 2015, quando estreou em Lages, em Santa Catarina, o espetáculo vem sendo apresentado em vários estados do Brasil, como São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Gaúcho de Porto Alegre, o diretor apaixonou-se pelo texto de Zeno Wilde há mais de 15 anos, quando se formou na CAL, no Rio.
Hermes optou pela mudança de nome do protagonista, com autorização da família de Zeno Wilde, de Vanusa (interpretada por Clodovil na versão original) para Madonna. Inspirada num dos maiores ícones da música pop, a personagem principal tem a cantora americana como referência e ídolo. São de Madonna também as músicas da trilha sonora do espetáculo, além de sons urbanos de rua, freadas de carros e gritos.
“A peça atravessou décadas sem perder seu significado e importância e, agora, se destaca ainda mais com seu texto forte e imprescindível para momentos como esse que estamos vivendo em nosso país.”
O diretor acredita na força do texto por abordar temas contemporâneos, pela postura realista adotada e por provocar choque e reflexão sobre questões tão conhecidas, mas muitas vezes ignoradas.
“Se faz necessário ao conduzir o espectador à releitura e ao questionamento de suas próprias crenças, de seus valores herdados, do moralismo de ocasião e do preconceito travestido de liberdade de expressão.” (Paulo Sales – Circuito Geral)
O espetáculo conta com Hermes Carpes, Gustavo Cirino, Pedro Amaral e Renan Villas, no elenco. A peça estreia no dia 07 de julho e segue temporada até 28 de julho de 2024, todos os domingos, às 20h, no Teatro Shopping West Plaza, em São Paulo.
Ficha Técnica
- Texto: Zeno Wilde
- Direção: Hermes Carpes
- Elenco: Hermes Carpes, Gustavo Cirino, Pedro Amaral e Renan Villas
- Produção Executiva: Hermes Carpes
- Produção: Hermes Carpes, Aimée Borges e Daniel Gravelli
- Figurino: Nonna Vintage – Gabriela Leal e Bag SP
- Cenário: Carpes Produções
- Costureira: Valeria Rocha
- Adereços: Marisa Nascto
- Maquiagem: Max Vitor
- Fotografia em Estúdio: Sérgio Santoian
- Fotografia em Cena: Ronaldo Gutierrez, Jean Bueno e Deivid R. Purificação
- Sonoplastia, Desenho de Luz e Iluminação: Drigo de Lisboa
- Idealização e Montagem: Cia. Os Tocáveis
- Comunicação e Marketing: WooMaxx
- Produção e Realização: Carpes Produções e Wallaroo Corp.
Serviço
- Data: de 07 à 28 de julho de 2024, domingos, 20h
- Local: Teatro Shopping West Plaza, Av. Antártica, 408 – Terceiro Piso – Água Branca, São Paulo – SP, Praça de Alimentação, Shopping West Plaza – Bloco B
- Informações e Reservas: 11 989370221
- Ingressos Antecipados com Desconto: Link para Ingressos
- Duração: 80 minutos
- Classificação Indicativa: 16 anos