A Academia Brasileira de Cinema organiza a 8ª Mostra de Filmes Finalistas do Prêmio Grande Otelo 2024, que vai até 27 de agosto. Os longas-metragens nas categorias que disputam o Voto Popular ganham exibição gratuita em salas de cinema em 13 cidades dos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Ceará, Bahia, Paraíba e Pernambuco.
São 16 filmes concorrentes ao Prêmio Grande Otelo de Melhor Filme do Júri Popular, nas três categorias de votação popular: longas de ficção, longas de comédia e documentários.
Na categoria de ficção estão na mostra “Mussum, o Filmis”, de Silvio Guindane; “Noites Alienígenas”, de Sérgio de Carvalho; “Nosso Sonho – A História de Claudinho e Buchecha”, de Eduardo Albergaria; “O Sequestro do Voo 375”, de Marcus Baldini; e “Pedágio”, de Carolina Markowicz.
Docs Grande Otelo
Os documentários são “Retratos Fantasmas”, de Kleber Mendonça Filho; “Nada Será Como Antes – A Música do Clube da Esquina”, de Ana Rieper; “Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho”, de Pedro Bronz; “Belchior – Apenas Um Coração Selvagem”, de Natália Dias e Camilo Cavalcanti; e “Elis & Tom, Só Tinha de Ser com Você”, de Roberto de Oliveira e Jom Tob Azulay.
Por outro lado, a programação de comédias inclui “Pérola”, de Murilo Benício; “Minha Irmã e Eu”, de Susana Garcia; “Desapega!”, de Hsu Chien; “Três Tigres Tristes”, de Gustavo Vinagre; “Os Farofeiros 2”, de Roberto Santucci; e “Saudosa Maloca”, de Pedro Serrano.
Além disso, a Academia promove Encontros Trocas Culturais com os finalistas do Prêmio Grande Otelo 2024 em quatro edições semanais às quartas-feiras, começando hoje, 31 de julho. As conversas com diretores e produtores serão transmitidas ao vivo no canal da Academia no YouTube, com a apresentação da jornalista Melina Dalboni.
A saber, a programação completa pode ser consultada no site da Academia.
Por fim, o Prêmio Grande Otelo 2024 será realizado no dia 28 de agosto, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. A 23ª edição da principal premiação do setor audiovisual nacional contará com a entrega de troféus em 30 categorias, além de uma homenagem ao Cinema Novo. O evento tem o apoio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, por meio da RioFilme, e o acompanhamento e apuração da PwC Brasil.
Ademais, leia:
‘A grande fuga’ foca no amor e no respeito
Crítica | Enfim, ‘Império da Luz’ comove com show de Olivia Colman e Sam Mendes