A exposição “Luzes da Coreia” chega à Casa G20, na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, oferece ao público uma experiência imersiva e gratuita de 3 a 20 de setembro. A princípio com funcionamento de terça a domingo, das 13h às 19h, a mostra traz para o Rio de Janeiro um pouco da cultura coreana em uma edição especial.
Em parceria com o Centro Cultural Coreano no Brasil e com curadoria da jornalista Ana Cláudia Guimarães, a exposição celebra a tradição milenar das lanternas de seda da cidade de Jinju, um dos mais antigos festivais culturais da Coreia do Sul.
Com 700 lanternas de seda autênticas de Jinju, a galeria da Casa G20 se transforma em um túnel de luzes que culmina em uma impressionante lua em 3D, ou seja, altamente instagramável. Por isso fez tanto sucesso no Museu de Arte Contemporânea de Niterói.
Aliás, a exposição também inclui trajes tradicionais coreanos, conhecidos como hanboks, feitos de seda e utilizados em celebrações especiais. Além disso, o que considero a melhor parte, os visitantes tem acesso a uma série de instalações, fotos e vídeos que retratam a história e a beleza do Festival Jinju Namgang Yudeung.
Inclusive, saiba melhor como é a exposição “Luzes da Coreia” no vídeo a seguir:
A saber, a Casa G20 funciona como uma Embaixada Cultural em preparação para o encontro do G20 em novembro. É a primeira estrutura oficial focada em Diplomacia Cultural na história do evento. Até novembro, a Casa G20 abrigará mais de 50 eventos culturais, incluindo artes cênicas, literatura, cinema, gastronomia e música, com a participação de diversas embaixadas e consulados.
Serviço:
Data: 03 a 20 de setembro, das 13h às 19h.
Evento: Exposição Luzes da Coreia
Local: Casa G20 (Av Vieira Souto, 176 – Ipanema)
Acesso livre e entrada gratuita.
Por fim, leia:
Pós-F | As contradições e a potência de Fernanda Young com Maria Ribeiro e Mika Lins