A produtora Cavídeo marca presença na Première Brasil do Festival do Rio com duas produções nas mostras competitivas: o longa “Kasa Branca”, dirigido por Luciano Vidigal, e o curta “Stella do Patrocínio e a Gênese da Poesia”, de Milena Manfredini.
“Uma grande honra e felicidade ver esses filmes nascerem depois de tanto tempo e trabalho”, declara o produtor Cavi Borges, ressaltando a importância dessas obras para o cenário cinematográfico nacional.
“Kasa Branca” é o primeiro longa-metragem de ficção de Luciano Vidigal e narra a comovente história de Dé, um adolescente negro da periferia da Chatuba, que enfrenta a difícil realidade ao saber que sua avó, Almerinda, está em fase terminal de Alzheimer. Com o apoio de seus amigos Adrianin e Martins, Dé busca aproveitar os últimos dias de vida de sua avó, abordando temas como amizade, amor e a complexidade das relações familiares. O filme é estrelado por Big Jaum, Teca Pereira, Diego Francisco e Ramon Francisco, e conta com participações de nomes como Babu Santana e Roberta Rodrigues.
Por outro lado, “Stella do Patrocínio e a Gênese da Poesia” é uma produção de 16 minutos que explora a vida e obra da artista. Sob a direção de Milena Manfredini, o curta promete encantar o público com sua sensibilidade e estética apurada. A direção de fotografia é de Antoine d’Artemare, enquanto a montagem fica por conta de João Araió.
Afinal, Cavi Borges, idealizador da Cavídeo, é uma referência do cinema independente no Rio de Janeiro. Destaca-se não apenas pela sua trajetória de mais de 350 filmes e 200 prêmios, mas também por iniciativas como o Espaço Cultural Cavídeo, que fomenta a cultura e o acesso ao cinema na comunidade.
Em seguida, leia mais:
Rosa Amarela apresenta show ‘Odara’ no Rio de Janeiro
Crítica: ‘Terra de Ciganos’ é o retrato musical de uma cultura especial