A peça “BENT”, de Martin Sherman, estreia no Rio de Janeiro no dia 8 de novembro, no Teatro Vannucci. Traz ao público uma emocionante história de amor nascida em um campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial. A narrativa acompanha Max e Horst, dois homens perseguidos pelos nazistas, que vivem uma história de amor secreta em meio ao sofrimento e à brutalidade dos campos de concentração.
Passada na década de 1930, durante a ascensão de Hitler, a peça aborda a perseguição aos homossexuais, com Max sendo capturado e enviado para um campo de concentração como judeu, e Horst, preso por defender os direitos homossexuais. “BENT” traz uma reflexão profunda sobre o ódio e a discriminação, temas que, infelizmente, ainda são relevantes. Dados da ONG Anti-Defamation League mostram que o Brasil é o país onde o número de grupos neonazistas mais cresce, com mais de 530 células extremistas espalhadas pelo território, especialmente em estados como São Paulo e Rio de Janeiro.
Além da crescente ameaça neonazista, o Brasil também registra altos índices de violência contra a comunidade LGBTQIAPN+. Entre 2010 e 2024, assassinaram mais de 4.100 pessoas LGBTQIAPN+ no país. Esses números reforçam a importância de trazer “BENT” ao Brasil, um clássico que, embora ambientado no passado, continua a dialogar com questões urgentes da atualidade, como a violência e a discriminação. A montagem brasileira é uma realização de Hermes Frederico e conta com um elenco talentoso, liderado por Daniel Dalcin e San Lima.
Serviço:
- Espetáculo: BENT
- Estreia: 8 de novembro
- Horários: Sexta-feira às 22h30, sábado às 21h30 e domingo às 20h30
- Local: Teatro Vannucci – Rua Marquês de São Vicente, 52 – Shopping Gávea, 3º andar Loja 371, Rio de Janeiro
- Classificação etária: 18 anos
- Ingressos: R$ 100,00 (inteira), R$ 50,00 (meia)
- Ingressos à venda em: Sympla
Por fim, leia:
Com entrada gratuita, Dia da Costa do Marfim no Brasil acontece no MUHCAB