Maricá vai entrar para a história do Carnaval. Nesta sexta-feira (17/01), às 16h, no Cine Henfil, a cidade lança a Universidade Livre do Carnaval (ULCAMAR), um espaço de formação para quem faz a festa acontecer. O evento terá União de Maricá, Mangueira, Ilê Ayê e Rafael Caçula, além do anúncio da Rede Brasileira de Estudos do Carnaval (REBECA).
A ideia da ULCAMAR é profissionalizar o setor, oferecendo cursos técnicos, livres e pós-graduação, cobrindo desde gestão até a produção dos desfiles. “O Carnaval é muito mais do que samba. Queremos incluir blocos afro, maracatus e o Bumba Meu Boi, abrangendo todas as áreas dessa indústria criativa”, explica Sady Bianchin, secretário de Cultura e das Utopias.
O projeto conta com apoio de instituições como ICTIM, Codemar, UFRB, Mangueira, União de Maricá e IBS. Mais do que um centro de formação, a ULCAMAR promete movimentar a economia criativa e consolidar o Carnaval como um campo de estudo e inovação.
Porto da Pedra abre seleção para alegoria e alas do Carnaval 2025
Além disso, perto de Maricá, em São Gonçalo, a Porto da Pedra está nos preparativos finais para o desfile de 01 de março e busca novos integrantes para uma de suas alegorias. Os selecionados terão a chance de passar por um processo completo de preparação teatral, dança e conhecimento corporal, garantindo uma performance marcante na Avenida. A oportunidade é aberta a qualquer pessoa com mais de 18 anos e disponibilidade para os ensaios ao longo de fevereiro.
Ademais, a escola segue com vagas abertas para as alas da comunidade e para a Ala Tigre Carioca, que ensaia no Rio de Janeiro. As inscrições para as alas podem ser feitas pelo site www.sociodotigre.com.br, enquanto interessados na alegoria devem entrar em contato via WhatsApp: (21) 97928-8725 ou (21) 96589-1567.