O clássico “Samba Esquema Noise” completa 30 anos em 2024 e o Mundo Livre S/A celebra esse marco com um presente para os fãs: o álbum digital “Sessões Selo Sesc 15#: Mundo Livre S/A”, gravado ao vivo no Teatro do Sesc Ipiranga, em São Paulo. O lançamento acontece no próximo dia 22 de agosto nas principais plataformas de áudio e resgata a energia e a ousadia de um dos discos mais importantes do movimento manguebeat.
Liderada por Fred Zero Quatro, a banda pernambucana mistura samba, punk, maracatu, rock, reggae e poesia crítica desde os anos 1990. Neste novo álbum, as faixas são entrecortadas por histórias e comentários do vocalista, que relembra momentos marcantes da trajetória do grupo. Ele também destaca a atualidade do repertório: “Décadas depois, o formato estético, a concepção sonora e a sonoridade não perderam a relevância. É massa ver figuras que não eram nem nascidas quando o disco foi concebido curtindo e aplaudindo”.
Gravado em agosto de 2024 durante uma das duas apresentações comemorativas da banda no Sesc Ipiranga, o álbum traz 18 faixas, incluindo “Meu Esquema”, “Mistério do Samba”, “Cidade Estuário” e a inédita ao vivo “Homero o Junkie”. A formação atual conta com Zero Quatro (guitarra e voz), Léo D. (teclado), Pedro Diniz (baixo), Pedro Santana (percussão) e Xef Tony (bateria).
Fundado no Recife, o Mundo Livre S/A surgiu junto ao movimento manguebeat ao lado de Chico Science e Nação Zumbi.
O Mundo Livre S/A trouxe o samba e o cavaquinho para o centro de uma revolução sonora que conectava cultura popular nordestina a influências globais.
“A gente tinha um sonho, uma parceria concreta com algo que via um potencial muito grande: a concepção do manguebeat. Mais de 40 anos depois, vejo que foi a decisão mais importante da minha vida”, afirma Fred Zero Quatro.
Além do novo álbum, a banda também virou tema de livro: “Mundo Livre S/A 4.0 – Do Punk ao Mangue”, escrito por Pedro de Luna. A obra resgata a trajetória do grupo, que nasceu no bairro de Candeias, em Recife, mesmo local onde foi escrito o manifesto “Caranguejos com Cérebro”.
O lançamento do Selo Sesc é mais do que uma comemoração. É uma afirmação da força de um movimento que continua ecoando de forma crítica, vibrante e irreverente nas novas gerações.
Siga-nos e confira outras dicas em @viventeandante e no nosso canal de whatsapp !



