Na abertura da 9ª edição do Salão Nacional do Turismo, realizada nesta quinta-feira (21), em São Paulo, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, entregou simbolicamente os Planos Brasis às 27 Unidades da Federação. O plano é um marco na estratégia de promoção internacional do turismo brasileiro, com foco nas especificidades de cada estado. Desenvolvido em parceria com o Sebrae, o documento apresenta diagnósticos e planos de ação para aumentar a atração de turistas estrangeiros.
Freixo celebrou os recordes do setor: em 2024, o Brasil recebeu 6,77 milhões de turistas internacionais, gerando uma receita de US$ 7,3 bilhões. E em 2025, os números continuam em ascensão, com 5,9 milhões de visitantes estrangeiros contabilizados até julho. A previsão é de que mais de 8 milhões visitem o país até o final do ano.
“O turismo é, sem dúvida, a solução para o século XXI, com um potencial enorme pela frente”, declarou Freixo.
Além de Marcelo Freixo, participaram da cerimônia o vice-presidente Geraldo Alckmin, que destacou o papel social do turismo, e os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Celso Sabino (Turismo). Sabino afirmou que o setor está diretamente ligado à queda do desemprego e ao crescimento dos serviços, comércio e indústria.
A coordenadora de Projetos do Sebrae Nacional, Ana Clévia, reforçou a importância do plano como ferramenta estratégica baseada em dados.
“É assim que nós fazemos a diferença: com inteligência de dados e trabalho competente”, disse.
O nome “Brasis” foi escolhido pela Embratur para refletir a diversidade cultural, social e geográfica do país. O plano une estratégias gerais de promoção internacional com a singularidade de cada estado. Segundo Freixo, trata-se de uma abordagem pensada para que todas as regiões do Brasil sejam protagonistas do turismo internacional, estimulando emprego, renda e desenvolvimento sustentável.
Salão do Turismo reúne experiências de todo o país
O evento segue até o dia 23 de agosto, no Anhembi (SP), e apresenta uma ampla programação com palestras, estandes, oficinas, workshops e encontros de negócios. A Embratur está presente com um estande interativo, que inclui:
- Nova identidade visual da Embratur com totens ilustrativos;
- Experiência imersiva Brasil 360º, com realidade virtual que apresenta destinos como a Floresta Amazônica, o Pantanal e a Pequena África;
- Totem Feel Brasil, com informações sobre 101 experiências turísticas lideradas por mulheres e com foco em sustentabilidade.
Durante a cerimônia, o Ministério do Turismo apresentou uma pesquisa inédita, realizada com a Nexus, revelando que 55 milhões de brasileiros viajaram pelo menos duas vezes desde 2023. Além disso, 63% dos turistas afirmam ter mantido ou aumentado a frequência de viagens, e 55% aumentaram o orçamento destinado ao turismo.
O Brasil registrou ainda a menor taxa de desemprego (5,8%) da série histórica da PNAD Contínua, e 200 mil novas vagas foram criadas no setor turístico. Segundo os dados da Anac, 57 milhões de passageiros circularam em voos nacionais até julho — um crescimento de 8% em relação ao ano anterior.
Guia para atendimento a mulheres turistas
Também foi lançado pelo Ministério do Turismo o guia “Dicas para Atender Bem Turistas Mulheres”, com recomendações práticas para tornar as experiências mais seguras e inclusivas. Ainda em 2025, será lançado um segundo guia focado em mulheres que viajam sozinhas, e uma consulta pública online já está disponível neste link.
Siga-nos e confira outras dicas em @viventeandante e no nosso canal de whatsapp !



