Idealizado por Daniel Gaggini, o 5º Festival Cine Inclusão abre uma janela de exibição e discussão criativa voltada exclusivamente para a população 60+
O Festival Cine Inclusão é o único evento do país dedicado exclusivamente ao público 60+ nas áreas de difusão, capacitação e produção audiovisual, reforçando que o envelhecimento é uma potência criativa capaz de transformar o audiovisual e a sociedade.
Com o tema “em busca de novas perspectivas sobre o envelhecimento”, o 5º Festival Cine Inclusão exibirá 28 curtas-metragens nacionais e latino-americanos distribuídos em três mostras. Além das exibições, a programação inclui rodas de conversa, fórum e seis oficinas de cinema para 120 participantes 60+ de territórios periféricos.
A seleção desta edição valoriza obras que tragam pessoas idosas como tema central, como protagonistas ou criadores, e que dificilmente encontram espaço em mostras e festivais tradicionais. Além de apresentar novos olhares sobre o envelhecimento, a curadoria buscou diversidade de gêneros, formatos e origens, reunindo produções diversificadas.

Cena do curta A.Mare, dirigido por “Rodrigo Campos”- Curta presente no 5º Festival Cine Inclusão
A Mostra Competitiva reúne obras realizadas, protagonizadas e/ou com temática relacionada ao envelhecimento, vindas de sete estados que representam todas as regiões do Brasil, com curadoria assinada por Imara Reis e Reginaldo de Túlio.
A Mostra 60+ em Ação apresenta produções feitas por pessoas com mais de 60 anos e evidencia, como destacou a curadora Imara Reis, “o olhar com o qual documentaristas mais vividos apresentam o nosso querido e combalido Brasil”.
Enquanto a Mostra Latina 60+, realizada pela primeira vez, traz filmes de países como Argentina, Uruguai, Costa Rica, Panamá e Equador. Para Luciana Rossi, coordenadora da mostra, essa é uma oportunidade de “cruzar fronteiras e compartilhar formas de representar o envelhecimento e a velhice, aproximando histórias e culturas”.
A cerimônia de abertura foi realizada no último sábado, 23 de Agosto, no Espaço Petrobras de Cinema, em São Paulo, com a apresentação de dois curtas metragens: Nação Comprimido (2025, Bruno Tadeu), que acompanha um militante gay, interpretado por Elias Andreato, que decide criar o primeiro lar de idosos LGBTQIA+ do Brasil, e A.Mare (2025, Rodrigo Campo), que resgata memórias de imigrantes italianos no interior paulista durante a Ditadura Militar, e faz sua pré-estreia no Festival.

Cena do curta “Nação Comprimido”, dirigido por Bruno Tadeu- Curta presente no 5º Festival Cine Inclusão
Em debate realizado após a sessão, com a presença do ator Elias Andreato, da atriz Luluh Pavarin e da curadora Imara Reis, com muito humor e elegância, trazido principalmente por Elias Andreato, foi discutido como como a idade é um fator em muitos aspectos, porém, não é limitante, algo mostrado nos dois curtas que participaram da abertura do festival, além de ser uma marca constante de outras produções do festival.
O encerramento do 5º Festival Cine Inclusão será no Espaço Petrobras de Cinema, em São Paulo, a manhã de domingo, 31 de agosto e exibirá Esta Noite Seremos Felizes (2025, Diego dos Anjos), uma história de amor entre duas pessoas, interpretadas por Bete Mendes e Othon Bastos, que se encontram toda semana em um baile para viver momentos de romance e fantasia. Na mesma sessão, serão apresentados os seis curtas produzidos durante as Oficinas de Cinema 60+, realizadas gratuitamente em Capão Redondo, Cidade Tiradentes, Guaianases, Heliópolis, Paraisópolis e Sousas.
Antes do Festival, foi realizado um Concurso de Roteiros, voltado a roteiristas com mais de 60 anos. Nesta edição, o vencedor foi a produção Cinema Para Dois, de Eduardo Calegari, um roteiro que acompanha Alberti, um homem solitário que, ao entrar por acaso em um antigo cinema, conhece Marlene e redescobre a vida e o amor.

Cena do curta “Bodas de Ouro”, dirigido por Lorenzo Tocco – Produção presente na Mostra Latina 60+ do 5º Festival Cine Inclusão
O 5º Festival Cine Inclusão ocorre entre os dias 23 e 31 de Agosto de 2025. Toda sua programação e demais informações podem ser encontradas no site oficial do festival.
Siga-nos e confira outras dicas em @viventeandante e no nosso canal de whatsapp !



