Uma história de coragem, arte e confronto que marcou a cultura brasileira ganha as telas nesta quarta-feira (27). Acontece hoje, 27 de agosto, a estreia do documentário A Amazônia como palco, com sessão gratuita e aberta ao público no palco icônico do Teatro Amazonas, em Manaus. O filme resgata a trajetória do Teatro Experimental do Sesc (TESC), um dos mais importantes movimentos de resistência cultural do país, que ousou desafiar a Ditadura Militar e o projeto de “desenvolvimentismo” imposto à região amazônica entre as décadas de 60 e 80.
A arte da Amazônia que confrontou o ‘desenvolvimentismo’
Em um período de forte repressão, o TESC surgiu como um espaço de crítica e valorização da cultura regional. Liderado a partir da década de 70 por figuras como o escritor Márcio Souza e o poeta Aldisio Filgueiras, o grupo confrontou a euforia da Zona Franca de Manaus, questionou as elites locais e foi pioneiro em dar protagonismo à cultura indígena. O resultado foi uma dramaturgia potente, que se consagrou em obras como A Paixão de Ajuricaba, Dessana, Dessana e A Resistível Ascensão do Boto Tucuxi.
O lançamento do documentário acontece cerca de um ano após o falecimento de Márcio Souza, um dos principais intelectuais da Amazônia e autor de livros fundamentais como Galvez – Imperador do Acre.
Um resgate para as futuras gerações
Dirigido por Gustavo Soranz, o documentário de 93 minutos reúne depoimentos de integrantes históricos do TESC, como Nielson Menão, Ednelza Sahdo e Stanley Whibbe, além de um rico acervo de fotografias e filmagens raras. “É um filme que resgata e preserva a história do TESC para as futuras gerações, inspirando novos artistas e pesquisadores”, destaca o diretor.
Após a estreia, o filme entra para o catálogo da plataforma SOMMOS AMAZÔNIA a partir de amanhã (28), com acesso gratuito até o dia 12 de setembro, juntando-se a um vasto acervo de filmes, músicas e livros que celebram a cultura da região. O projeto foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo, através do Governo do Amazonas.
Serviço
Evento: Estreia do documentário A Amazônia como palco
Data e Horário: Quarta-feira, 27 de agosto de 2025, às 20h
Local: Teatro Amazonas – Manaus (AM)
Entrada: Gratuita, por ordem de chegada
Streaming: Na plataforma SOMMOS AMAZÔNIA (www.sommosamazonia.art.br) a partir de 28 de agosto, com acesso gratuito até 12 de setembro.
Leia mais:
Siga-nos e confira outras dicas em @viventeandante e no nosso canal de whatsapp !



