O curta-metragem “Hei de Vencer”, dirigido por Jessica Tavares, Lana Janoti e Rosa Miranda, será exibido nesta quinta-feira, 23 de outubro, às 14h, no Arquivo Nacional, dentro da Mostra Lanterna Mágica — parte do Festival Internacional Arquivo em Cartaz.
Também disponível no YouTube, o filme lança um olhar poético e contundente sobre as leis e estruturas que moldaram a exclusão racial no Brasil, ao mesmo tempo em que exalta a resistência e o legado de mulheres negras fundamentais na história do país, como Ana Maria Gonçalves, Carolina Maria de Jesus, Beatriz Nascimento e Mãe Bernadete.
Com imagens de arquivo e narração potente de Fátima Miranda, o curta utiliza a memória como ferramenta de denúncia e celebração. Realizado durante a Oficina Lanterna Mágica 2025, sob a supervisão de Marise Urbano e Joel Zito Araújo, o trabalho reforça o papel do cinema como instrumento de reflexão e transformação social. A montagem é de Pedro Fontoura.
Assista “Hei de Vencer”:
O filme concorre ao Prêmio Batoque, nas categorias Melhor Filme Júri Oficial e Melhor Filme Júri Popular. A votação popular está aberta até 24h do dia 23 de outubro no YouTube, e a cerimônia de premiação acontece na sexta, 24 de outubro, às 17h, também no Arquivo Nacional.
Serviço
Exibição: 23 de outubro, às 14h
Local: Arquivo Nacional — Praça da República, 173, Centro, Rio de Janeiro
Online: YouTube – Hei de Vencer
Premiação: 24 de outubro, às 17h
Classificação: Livre




Muito bom