Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e termos de uso.
Aceito
Vivente AndanteVivente AndanteVivente Andante
  • Cinema e Streaming
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Font ResizerAa
Vivente AndanteVivente Andante
Font ResizerAa
Buscar
  • Cinema e Streaming
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Disco Raça Humana, de Gilberto Gil, ganha regravação em um encontro de gerações da música brasileira chico cesar
Música

Raça Humana: Gilberto Gil ganha regravação com Mãeana, Jovem Dionísio, Chico César, e outros

Produzido pela Xirê, o projeto reúne nomes de várias gerações, como Chico César, Ana Frango Elétrico, Mãeana e Flor Gil, para reinterpretar o clássico de 1984

Por Redação
Última Atualização 29 de outubro de 2025
3 Min Leitura
Share
SHARE

Quarenta anos depois de seu lançamento original, o clássico disco “Raça Humana” (1984), de Gilberto Gil, ganha uma nova vida em um projeto que une gerações da música brasileira. A releitura, idealizada e produzida pela Xirê, chega nesta quarta-feira, 29 de outubro, data em que o álbum original foi lançado, e está disponível em todas as plataformas digitais.

A nova versão celebra um dos momentos mais ousados da carreira de Gil, quando o artista mergulhou no pop, no rock e na new wave, em plena abertura política brasileira. O projeto reúne artistas consagrados e novos talentos. Entre eles Ana Frango Elétrico, Mariana Volker, Sílvia Machete, Teago Oliveira, Mãeana, Jovem Dionísio, Jota.Pê, Os Garotin, Mestrinho, Chico César e Flor Gil, reinterpretando as canções sob novas perspectivas musicais.

O álbum original marcou uma ruptura estética na obra de Gil, incorporando guitarras, sintetizadores e arranjos eletrônicos que dialogavam com as transformações culturais dos anos 1980. Agora, em “Raça Humana (2025)”, esses elementos se unem a novas texturas sonoras e interpretações emocionantes.

Entre os destaques estão “Tempo Rei”, que ganha uma nova aura na voz de Mãeana; “Vamos Fugir”, regravada pelo grupo Jovem Dionísio; “Extra II (Rock do Segurança)”, na potente leitura de Ana Frango Elétrico; e a faixa-título “Raça Humana”, transformada em um dueto simbólico entre Chico César e Flor Gil, reforçando a continuidade do legado da família Gil.

Outras participações incluem Sílvia Machete e Teago Oliveira em “Pessoa Nefasta”, Mariana Volker em “Feliz por um Triz”, Jota.Pê em “A Mão da Limpeza”, Os Garotin em “Indigo Blue” e Mestrinho em “Vem Morena”.

Homenagem e legado

Para Gilberto Gil, revisitar o disco é uma experiência emocionante. “É gratificante escutar nomes talentosos ampliando a vida e o alcance das faixas integrantes deste disco”, afirmou o artista.

A CEO da produtora Xirê, Andrea Franco, reforça o propósito do projeto: “Queremos que a nova geração se conecte com essas músicas de uma maneira nova e significativa. A obra de Gil é viva, inovadora e continua inspirando.”

Siga-nos e confira outras dicas em @viventeandante e no nosso canal de whatsapp !

A regravação dá continuidade à série de homenagens iniciada com “Refavela 40”, celebrada em uma turnê internacional. Com “Raça Humana”, a Xirê reafirma seu compromisso em preservar e atualizar o legado de um dos maiores nomes da música brasileira.

Leia mais

  • Mart’nália, jongo e carimbó? Veja o que rola em festival GRATUITO no Rio
Tags:álbum clássicoAna Frango ElétricoAndrea Francochico césarFlor Gilgilberto gilJovem Dionísiolegado musicalMãeanampbmúsica brasileiranew wavepopRaça HumanaRefavela 40regravaçãoXirê
Compartilhe este artigo
Facebook Copie o Link Print

Vem Conhecer o Vivente!

1.7KSeguidoresMe Siga!

Leia Também no Vivente

duo rosa amarela musica quero
Música

Rosa Amarela estreia clipe no Canal BIS e TVZ

Redação
3 Min Leitura
assini
Música

dancing alone | Assini lança um novo single

Redação
2 Min Leitura
Na foto Iza está nua de cabelos longos vermelhos em cima de um tipo de pedra vermelha. crítica afrodhit iza está no Rock The Mountain
CríticaMúsica

Essência feminina conduz novo álbum de IZA: AFRODHIT | Crítica

Alvaro Tallarico
6 Min Leitura
logo
Todos os Direitos Reservados a Vivente Andante.
  • Política de Privacidade
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?