Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e termos de uso.
Aceito
Vivente AndanteVivente AndanteVivente Andante
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Font ResizerAa
Vivente AndanteVivente Andante
Font ResizerAa
Buscar
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Embratur entrega Plano Brasis aos estados e celebra alta histórica do turismo no Brasil
Turismo

Brasil bate recorde histórico e alcança 9 milhões de turistas estrangeiros antes do fim de 2025

Número supera em 40% o recorde anual anterior e consolida o Brasil novamente no mapa do turismo internacional, segundo dados da Embratur.

Por
Alvaro Tallarico
Última Atualização 19 de dezembro de 2025
4 Min Leitura
Share
Pico da Tijuca (foto: Alvaro Tallarico)
SHARE

A poucos dias do encerramento de 2025, o Brasil atingiu um marco histórico ao registrar 9 milhões de turistas estrangeiros ao longo do ano. O número supera em mais de 40% o recorde anterior, de 6,77 milhões de visitantes internacionais em 2024, e também ultrapassa com folga a projeção oficial do Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024–2027, que estimava 6,9 milhões de chegadas neste ano.

O feito foi celebrado em uma ação simbólica realizada no Turistômetro do Rio de Janeiro, instalado na orla de Copacabana, e reuniu autoridades, representantes do setor e trabalhadores diretamente impactados pelo crescimento do turismo. A cerimônia contou com a presença do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, além de apresentações de ritmistas da Estação Primeira de Mangueira, marcando o caráter cultural e simbólico do momento.

Segundo Freixo, o resultado do alto fluxo de turistas estrangeiros é fruto de um trabalho consistente de reposicionamento da imagem do Brasil no exterior, aliado a uma estratégia de promoção internacional focada em mercados prioritários e no fortalecimento do diálogo com o trade turístico.

“Alcançar a marca de 9 milhões de turistas internacionais em 2025 mostra que o Brasil voltou definitivamente ao mapa do turismo mundial. É um número histórico, que gera emprego, renda e desenvolvimento em todas as regiões do país”, afirmou.

rio de janeiro turismo em foto de alvaro tallarico
foto: Alvaro Tallarico

Durante o evento, também foram apresentados dados positivos sobre as projeções para 2026, especialmente no Rio de Janeiro, com aumento na emissão de passagens aéreas para o verão e expansão da malha aérea internacional com destino ao Aeroporto do Galeão. Para João Marcello Barreto, presidente da Orla Rio, a escolha de Copacabana como palco da celebração reforça o papel da cidade como vitrine internacional do turismo brasileiro.

Siga-nos e confira outras dicas em @viventeandante e no nosso canal de whatsapp!

Os Turistômetros do Rio de Janeiro e de Brasília foram inaugurados em novembro, quando o país havia alcançado 8 milhões de visitantes estrangeiros. Na ocasião, a Embratur lançou a campanha nacional “O recorde no turismo estrangeiro é o orgulho de um país inteiro”, destacando histórias reais de trabalhadores do setor e o impacto direto do turismo na geração de emprego e renda.

trilha rj foto de AlvaroTallarico
foto: Alvaro Tallarico

Entre os principais emissores de turistas estrangeiros para o Brasil em 2025, a Argentina lidera com folga, somando 3,1 milhões de visitantes entre janeiro e novembro, crescimento de mais de 82% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Chile, Estados Unidos, Uruguai e Paraguai completam a lista dos cinco maiores emissores. Já entre os principais portões de entrada, São Paulo segue na liderança, seguido por Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, consolidando o protagonismo do Sudeste e do Sul no fluxo internacional.

Leia mais

  • Viva o Rio com o Rock in Rio: Ingresso vira passaporte turístico e ganha hub oficial de benefícios; confira
  • Entre os principais emissores de turistas estrangeiros para o Brasil em 2025, a Argentina lidera com folga, somando 3,1 milhões de visitantes entre janeiro e novembro, crescimento de mais de 82% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Tags:copacabanaeconomia do turismoEmbraturmarcelo freixoPlano Nacional de Turismorecorde turismo 2025rio de janeiroTurismo internacionalturismo no brasilturistas estrangeiros
Compartilhe este artigo
Facebook Copie o Link Print
Alvaro Tallarico's avatar
PorAlvaro Tallarico
Follow:
Jornalista especializado em Jornalismo Cultural pela UERJ.
1 comentário
  • Pingback: Verão no Circo Voador tem piscinão gigante, Mart’nália e shows imperdíveis

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gravatar profile

Vem Conhecer o Vivente!

1.7KSeguidoresMe Siga!

Leia Também no Vivente

NotíciasGastronomiaTurismo

Turismo para veganos | Confira os melhores destinos pelo mundo

Paola Bittencourt
6 Min Leitura
Verão no Rio de Janeiro com shows gratuitos. 2020 começa bem.
NotíciasTurismo

Brasil é um dos países mais acolhedores do mundo | Entenda

Redação
2 Min Leitura
Germano Almeida
Literatura e HQNotíciasTurismo

Germano Almeida | Conheça o romancista de Cabo Verde e prémio Camões

Vandira Rodrigues
3 Min Leitura
logo
Todos os Direitos Reservados a Vivente Andante.
  • Política de Privacidade
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?