Thursday, October 6, 2022

Três vezes Naruto | O quanto você sabe sobre isso? Entenda

Para aqueles que apreciam boa gastronomia, são entusiastas da natureza ou fanáticos por cultura pop, Naruto é a palavra a ser lembrada.

Não é incomum que uma única palavra tenha vários significados, mas Naruto é um dos casos mais curiosos, acompanhe:

Naruto – 1. Redemoinho

É um termo popular para redemoinho devido ao nome da região em que esse fenômeno natural ocorre em abundância.

Na província de Tokushima, o Estreito de Naruto é um pequeno canal de água entre a Ilha Awaji e Shikoku, no sul do Japão. A formação geológica do estreito forma correntes rápidas, algumas das mais velozes do mundo – e a água trazida do Oceano Pacífico para o Mar Interior de Seto se transforma em redemoinhos gigantes. Por isso Naruto, a cidade, é famosa por seus incríveis e maciços corpos de água rotativa, que chegam a medir até 20 metros de diâmetro.

O destino oferece uma bela natureza e emoções ao ar livre durante todo o ano, como rafting na primavera ou surfe no verão. E as atrações turísticas vão além das maravilhas naturais, pois o local também abriga o Museu de Arte de Otsuka, o maior centro de exposições de arte do Japão, e o Templo Ryozenji – onde começa o Shikoku Henro e a reverenciada peregrinação dos 88 Templos.

Saiba mais sobre Naruto e Tokushima.

Naruto – 2. Massa de peixe

Kamaboko é um produto composto de proteína de frutos-do-mar tão familiar aos japoneses quanto as salsichas no cardápio do ocidente.

Narutomaki é um kamaboko feito de pasta de peixe branco chamada surimi, moldada em um tronco e cozida no vapor. Um desenho icônico em seu núcleo, espiral cor-de-rosa emulando um redemoinho, é a característica marcante que explica a associação com seu homônimo.

Essa característica particular é adquirida ao tingir metade do surimi com corante alimentar vermelho e depois enrolá-lo em um cilindro.

Narutomaki é usado como ingrediente no soba (macarrão de trigo sarraceno japonês), no udon (macarrão de trigo e espessura mais grossa) e no ramen. Também complementa o sabor de saladas e sopas, frito em massa tipo tempura, ou mesmo apreciado puro.

Naruto – 3. Cultura Pop

De rámen a páginas de mangá.

Naruto é o título do mangá criado por Masashi Kishimoto que teve 72 volumes publicados de 1999 a 2014, tendo vendido mais de 220 milhões de cópias em todo o mundo. Rendeu duas adaptações para animes, Naruto e Naruto Shippuden, com um total de 719 episódios, além de continuação, outros filmes e jogos.

Seu protagonista, Naruto, recebeu o nome de um personagem que seu padrinho Jiraiya criou em um de seus livros. Namikaze Minato, pai de Naruto, gostou tanto da história que escolheu nomear seu filho com o nome do personagem principal, esperando que se tornasse como o protagonista do livro. Aliás, a inspiração de Jiraiya para o nome veio enquanto comia rámen.

Considerado um dos melhores animes de todos os tempos, Naruto é adorado por fãs do mundo todo, como o ator americano Michael B. Jordan. O astro colaborou com a marca Coach para uma coleção inspirada no mangá.

Afinal. os entusiastas da cultura pop podem celebrar melhor em Akihabara ao visitar o Japão. Para saber mais sobre animes, clique aqui.

Ademais, leia mais:

Vai pra Cuba | Afinal, confira uma viagem pela ilha polêmica
Japão sem Escalas | O cinema japonês e a sua influência em Hollywood
Tóquio | Enfim, confira dicas e destaques da capital do Japão

Escreve o que achou!