Realizado pelo Cine Concerto, Central do Brasil terá uma apresentação inédita com orquestra ao vivo
O clássico Central do Brasil (1998, Walter Salles), um dos filmes mais importantes do cinema nacional, está sendo apresentado ao público em um formato inédito no Brasil. O Cine Concerto Central do Brasil une a exibição integral do longa dirigido por Walter Salles à execução ao vivo da trilha sonora, criando uma experiência imersiva que mistura cinema e música de concerto.
Idealizado pelo diretor e produtor musical Anselmo Mancini, o projeto mantém todos os diálogos e efeitos sonoros originais do filme, enquanto a trilha musical é interpretada ao vivo por uma orquestra. A apresentação conta com a participação especial do compositor Antonio Pinto, autor da trilha original, que assume o piano durante o espetáculo. A regência e direção musical são de Mancini, à frente da Orquestra ALMAI.

Fernanda Montenegro e Vinicius de Oliveira em Central do Brasil- Divulgação
Para viabilizar a sincronização precisa entre imagem e música, o diretor desenvolveu um sistema técnico exclusivo, com mídia especial para performance, monitoração em vídeo para músicos e maestro e um songbook próprio com todas as partituras transcritas fielmente a partir da edição original do filme. Com isso, o projeto se tornou o primeiro cine concerto brasileiro baseado em um filme sonoro nacional, com estrutura técnica que permite sua execução por orquestras no Brasil e no exterior.
O reconhecimento artístico do Cine Concerto Central do Brasil se reflete também na repercussão na mídia. O espetáculo já foi tema de reportagens em programas como Jornal Nacional e Bom Dia São Paulo, da TV Globo, além de entrevistas em rádios como Eldorado e Cultura FM e notas em veículos como Folha de S.Paulo, Veja, Catraca Livre e IstoÉ.
A proposta ultrapassou fronteiras e rendeu convites internacionais a Anselmo Mancini. O projeto integrou a programação de eventos como o MATE Festival 2024, em Coimbra, e o LABRFF 2025, em Los Angeles, maior festival de cinema brasileiro fora do país. Em 2025, o cine concerto também faz parte das atividades do Ano Brasil–França, com apresentações e masterclasses no Conservatoire de Dugny, em Paris.
Com 1h55 de duração, o Cine Concerto Central do Brasil reafirma a força e a atualidade do cinema brasileiro, propondo uma nova maneira de vivenciar um filme consagrado por meio da música ao vivo.
Os ingressos para o evento que ocorrerá no dia 30 de Janeiro, às 20:00, podem ser encontrados no site da Sympla.
Siga-nos e confira outras dicas em @viventeandante e no nosso canal de whatsapp !



