Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e termos de uso.
Aceito
Vivente AndanteVivente AndanteVivente Andante
  • Cinema e Streaming
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Font ResizerAa
Vivente AndanteVivente Andante
Font ResizerAa
Buscar
  • Cinema e Streaming
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Feira das Yabás celebra as raízes do samba no CCBB Rio
NotíciasMúsica

Feira das Yabás leva tradição do samba, gastronomia afro-brasileira e Jongo da Serrinha ao CCBB Rio

Velhas Guardas de Império Serrano e Portela se encontram na roda de Marquinhos de Oswaldo Cruz em edição gratuita

Por Redação
Última Atualização 11 de agosto de 2026
6 Min Leitura
Share
divulgação
SHARE

O samba e a ancestralidade afro-brasileira ocupam o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro neste sábado, 15 de agosto de 2026, com mais uma edição da Feira das Yabás.

Conhecida por celebrar a cultura e as tradições de Madureira, na Zona Norte do Rio, a feira chega ao Centro da cidade com uma programação que reúne samba, jongo, gastronomia afro-brasileira, música e debate.

O destaque da programação fica para a tradicional roda comandada pelo músico Marquinhos de Oswaldo Cruz, idealizador da Feira das Yabás. Nesta edição, o encontro ganha a participação das Velhas Guardas do Império Serrano e da Portela, duas escolas fundamentais para a história do Carnaval carioca.

A programação também conta com o Jongo da Serrinha, manifestação diretamente ligada às raízes afro-brasileiras e à memória cultural de Madureira.

O encontro entre as Velhas Guardas representa um dos principais momentos da programação.

De um lado, estará a Velha Guarda do Império Serrano, escola que soma nove títulos do Carnaval carioca. Do outro, a Velha Guarda da Portela, agremiação que acumula 22 campeonatos.

A proposta é aproximar diferentes gerações e preservar a memória de uma tradição que ajudou a construir a identidade cultural do Rio de Janeiro.

A roda de Marquinhos de Oswaldo Cruz será dividida em dois momentos. O primeiro set acontece às 16h, seguido pela apresentação da Velha Guarda do Império Serrano, às 16h40.

Mais tarde, às 17h40, Marquinhos retorna ao palco com sua banda para o segundo set. O encerramento da programação musical fica por conta da Velha Guarda da Portela, às 19h20.

Antes dos sambistas, o público poderá acompanhar a apresentação do Jongo da Serrinha, marcada para 15h.

A Feira das Yabás se consolidou como uma referência em festa popular da Zona Norte do Rio.

Criado para valorizar a cultura afro-brasileira, o evento também tem na gastronomia um de seus principais elementos.

Durante a edição no CCBB, o público poderá encontrar pratos tradicionais da culinária suburbana, incluindo feijoada, angu à baiana, tripa lombeira e outras receitas.

A proposta é reproduzir no Centro do Rio parte da atmosfera que tornou a Feira das Yabás conhecida em Madureira.

Além da música e da gastronomia, a programação valoriza o conhecimento e promove uma conversa sobre ciência brasileira.

A programação começa às 13h, com apresentação do DJ Café.

Às 14h, a jornalista Bia Sampaio conduz uma roda de conversa com a bióloga brasileira Tatiana Sampaio.

A pesquisadora é responsável por estudos que indicam o potencial da polilaminina em tratamentos para lesões medulares.

O encontro amplia a programação da Feira das Yabás para além da música e da gastronomia, criando um espaço para discutir ciência e pesquisa brasileira.

Depois da conversa, o público acompanha o Jongo da Serrinha.

Além da programação cultural, a Feira das Yabás oferece uma condição especial para quem utilizar determinados cartões.

Todas as barracas participantes oferecem 10% de desconto para pagamentos realizados com cartões BB da bandeira Elo.

A iniciativa facilita o acesso à gastronomia oferecida no evento e integra a experiência cultural da feira.

Confira a programação completa

13h – DJ Café

14h – Roda de conversa com a bióloga Tatiana Sampaio

15h – Jongo da Serrinha

15h45 – DJ Café

16h – Marquinhos de Oswaldo Cruz e banda – 1º set

16h40 – Velha Guarda do Império Serrano

17h20 – DJ Café

17h40 – Marquinhos de Oswaldo Cruz e banda – 2º set

19h20 – Velha Guarda da Portela

A programação segue até as 20h.

Por que a Feira das Yabás é um dos destaques culturais do fim de semana no Rio?

A edição reúne diferentes elementos da cultura popular carioca em um único espaço.

O samba de Marquinhos de Oswaldo Cruz se encontra com a tradição das Velhas Guardas. O Jongo da Serrinha reforça a presença da cultura afro-brasileira. A gastronomia aproxima o público das tradições culinárias de Madureira.

O evento ainda acrescenta uma conversa sobre ciência e pesquisa brasileira à programação.

Com entrada gratuita, a Feira das Yabás transforma a área externa do CCBB em um espaço de celebração da memória, da música e da cultura popular.

Serviço – Feira das Yabás no CCBB

Data: 15 de agosto de 2026, sábado
Horário: das 13h às 20h
Local: área externa do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro – RJ
Entrada: gratuita
Ingressos: retirada na bilheteria ou pelo site do CCBB
Classificação indicativa: livre
Desconto: 10% nas barracas para pagamentos com cartões BB Elo
Contato: (21) 3808-2020
Mais informações: CCBB Cultura

Siga-nos e confira outras notícias @viventeandante e no nosso canal de whatsapp!

Leia mais

  • Crítica: ‘Acampamento Miasma – Adolescência, Sexo e Morte’ é cavalo de Troia em sua essência mais pura
  • Crítica: ‘Homem-Aranha: Um Novo Dia’ entrega o Peter Parker que os fãs esperavam, mas pequenos tropeços são consideráveis
  • Crítica: ‘Desejo em Manhattan’ transforma clássico de Amiri Baraka em adaptação ambiciosa, porém confusa

Tags:carnaval do rioccbb riocentro cultural banco do brasilCultura Afro-brasileiracultura populareventos gratuitos no rioEventos no Rio de JaneiroFeira das Yabásgastronomia afro-brasileiraImpério SerranoJongo da Serrinhamadureiramarquinhos de oswaldo cruzportelaprogramação cultural rjrio de janeirosambasamba cariocaVelha GuardaZona Norte
Compartilhe este artigo
Facebook Copie o Link Print

Vem Conhecer o Vivente!

1.7KSeguidoresMe Siga!

Leia Também no Vivente

tuani
Música

Tuaní lança single ‘Cade4do Ab3rto’

Alvaro Tallarico
2 Min Leitura
Rosa.
Música

Samuel Rosa lança seu primeiro álbum solo, ‘Rosa’

Livia Brazil
5 Min Leitura
roberto alvim e o nazismo
NotíciasLiteratura e HQ

Penumbra Estética | Roberto Alvim e Goebbels

Pedro Pessanha
8 Min Leitura
logo
Todos os Direitos Reservados a Vivente Andante.
  • Política de Privacidade
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?