A 30ª edição do Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema vem aí. E, aliás, seguem até o dia 08 de setembro de 2020 as inscrições para as mostras competitivas Ibero-americana de Longa-metragem e Brasileira de Curta-metragem. O festival acontece anualmente de forma ininterrupta desde 1991. Inclusive, este é o evento cultural mais
A programação presencial será em Fortaleza (local a confirmar). A ideia é seguir as orientações das autoridades sanitárias no período do evento, conforme a necessidade de isolamento social. A programação virtual ganha transmissão pelo Canal Brasil através da plataforma Canal Brasil Play (www.canalbrasilplay.com.br). Os filmes das mostras competitivas Ibero-americana de Longa e Brasileira de Curta-metragem estarão disponíveis durante 24 horas. Ademais, haverá também atividades nas mídias sociais do festival e de parceiros.
Competição
Podem ser inscritos na Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem filmes de animação, ficção, documentário ou experimental de produtores ou diretores ibero-americanos (países da América Latina, Caribe, Portugal e Espanha) concluídos a partir de 2019 com duração mínima de 60 minutos. A Competitiva Brasileira é aberta a curtas-metragens nos gêneros ficção, documentário, animação ou experimental de até 25 minutos, concluídos a partir de janeiro de 2019, que não tenham participado do processo seletivo de outras edições do Cine Ceará.
Além disso, podem se inscrever produtores e/ou diretores brasileiros ou radicados no país há mais de três anos. Os filmes de curta e longa-metragem cearenses que não forem selecionados para estas mostras, seguirão para nova análise da comissão de seleção da Mostra Olhar do Ceará.
Como participar
Para participar, os interessados devem acessar o website www.cineceara.com. Lá está disponível o formulário de inscrição online e o regulamento. Nas mostras competitivas serão reservados 30% de participação para mulheres diretoras. A saber, a curadoria do festival prioriza trabalhos inéditos.