Conecte-se conosco

Cinema

Nódulo | Nova animação brasileira retrata mundo em isolamento

Publicado

em

Nódulo mostra mundo em eterna quarentena.

Nódulo é uma animação brasileira que será lançada na internet, gratuitamente. A produção foi iniciada em 2016 e finalizada no início de 2020, pela Quadro Chave Produções. Parece até coincidência, mas o curta-metragem vai acabar sendo lançado em meio a pandemia mundial da Covid-19, sendo que retrata exatamente um mundo onde o isolamento social é comum. Para isso, utiliza técnicas que misturam recortes digitais a partir de ilustrações em nanquim e lápis e cenas com fotografias imersivas.

Questionei o diretor do filme, Leandro Ferra, se quando começaram em 2015 imaginavam que aquilo poderia vir a ser realidade. “Quando começamos não esperávamos. Na verdade, nunca se espera, porque a ideia, quando se inicia, passa por filtros emocionais, incertezas de rotinas de trabalho, até se afunilar e sair algo mais concreto. Contudo, sabíamos que era uma boa ideia e que teríamos que fazer algo maior do que já tínhamos feito”, respondeu Leandro, que também fez o roteiro.

O Vivente Andante assistiu em primeira mão e é um filme provocador. O protagonista foi dublado pelo ator Pedro Ivo Maia. Ele devaneia e reflete sobre seu cotidiano, encarando momentos de solidão reflexiva com a luta contra uma insanidade crescente. Enfim, para que serve a normalidade? É só o medo do diferente? Faz pensar ver no filme um Ministério da Saúde indicando o uso de um Kit de Orientação Social. O curta acaba sendo extremamente atual e contundente. Enfim, acaba parecendo profético, apresentando uma animação diferente e estilosa em sua mescla criativa, resultando em uma obra brasileira autêntica e de qualidade.

Distopia real

Ainda perguntei para o diretor e roteirista Leandro Ferra sobre a importância da animação ser lançada exatamente agora:

“Acho não esperávamos chegar a esse ponto que a sociedade chegou, finalizamos num momento onde tudo em torno da animação parece próximo de uma realidade, uma distopia. Passamos por uma situação de distanciamento mundial e parece que o mundo pode mudar em um futuro próximo. Acho que a animação serve com uma liberdade criativa, como um aviso, de um futuro que não pode acontecer. Espero sinceramente que essa animação passe uma mensagem de que a sociedade tem que mudar, que é sufocante como está. E que quanto mais deixarmos a mudança de lado mas seremos um nódulo perante a sociedade.”

O curta-metragem será lançado no dia 30 de abril de 2020, gratuitamente, no Vimeo, neste link: http://vimeo.com/ondemand/nodulo, em Full HD. Levy Ribeiro e Renata Senna são os responsáveis pelas fotografias utilizadas na animação que conta com produção e efeitos de Henrique Barone e uma trilha sonora meio cyberpunk de Ed Carlos e Marcelo D’Amico.

Afinal, veja o trailer de Nódulo:

Ademais, veja mais:

Coletivo carioca cria marketplace para ajudar artistas urbanos | ADIANTA
A Tartaruga Vermelha no mar da solidão | Crônica
Juliana Linhares – Nordeste, Cultura, Arte, Política, Pietá e Iara Ira

Anúncio
14 Comentários

Cinema

Giovana Cordeiro foi escolhida a dedo para interpretar Magali West | Entenda

Magali West, esposa de Sidney Magal, revela motivos por trás da escolha de Giovana Cordeiro para interpretá-la em “Meu Sangue Ferve por Você”.

Publicado

em

Magali West e Giovana Cordeiro.

O aguardado filme sobre Sidney Magal, Meu Sangue Ferve por Você, retrata as idas e vindas da história de amor entre Magal e Magali West, sua companheira há mais de quatro décadas. Giovana Cordeiro será o par romântico do cantor. A escolha surpreendeu pela notável semelhança entre as duas.

Em recente declaração, Magali compartilhou seus sentimentos sobre a escolha da atriz: “A Giovana foi uma escolha minha. Eu me vi na Giovana, essa é a palavra certa”. West revelou ainda que, embora outras opções tenham sido consideradas, ela insistiu para que o papel fosse de Giovana Cordeiro. “Pintaram outras opções, aí no final voltou… Eu falei não, eu queria que fosse ela. Ela sempre foi uma opção pra mim”.

Ela continua, ressaltando a importância da essência e da interpretação para além da mera semelhança física: “Eu acho que ela não precisa da identificação física, mas sim o olhar, o gestual, a maneira de seu comportamento. Então eu fiquei muito feliz. Muito, muito, muito”.

A saber, o filme estreia nos cinemas brasileiros em 30 de maio.

Sinopse

Em 1979, Magal, um dos artistas mais populares e celebrados do país, segue a rotina de shows e compromissos em Salvador. Durante um programa de TV, conhece a deslumbrante Magali e se apaixona como nunca antes. Para conquistá-la, precisará vencer a resistência de Jean Pierre, seu empresário passional, além da desconfiança da família, amigos e da própria Magali.

Embalado por grandes sucessos, o filme narra os encontros e desencontros dessa explosão de amor que mudará para sempre a vida do casal Magal e Magali.

Fique, por enquanto, com o trailer:

POR FIM, LEIA MAIS:

Me Chama Que Eu Vou | Filme sobre Sidney Magal está na competição do Festival de Gramado

Lenita estreia na Mostra de SP | Entrevista exclusiva com o diretor Dácio Pinheiro

‘Morte, vida e sorte’ é homenagem ao artista independente | Crítica

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências

Descubra mais sobre Vivente Andante

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading