Nódulo | Nova animação brasileira retrata mundo em isolamento

Nódulo é uma animação brasileira que será lançada na internet, gratuitamente. A produção foi iniciada em 2016 e finalizada no início de 2020, pela Quadro Chave Produções. Parece até coincidência, mas o curta-metragem vai acabar sendo lançado em meio a pandemia mundial da Covid-19, sendo que retrata exatamente um mundo onde o isolamento social é comum. Para isso, utiliza técnicas que misturam recortes digitais a partir de ilustrações em nanquim e lápis e cenas com fotografias imersivas.

Questionei o diretor do filme, Leandro Ferra, se quando começaram em 2015 imaginavam que aquilo poderia vir a ser realidade. “Quando começamos não esperávamos. Na verdade, nunca se espera, porque a ideia, quando se inicia, passa por filtros emocionais, incertezas de rotinas de trabalho, até se afunilar e sair algo mais concreto. Contudo, sabíamos que era uma boa ideia e que teríamos que fazer algo maior do que já tínhamos feito”, respondeu Leandro, que também fez o roteiro.

O Vivente Andante assistiu em primeira mão e é um filme provocador. O protagonista foi dublado pelo ator Pedro Ivo Maia. Ele devaneia e reflete sobre seu cotidiano, encarando momentos de solidão reflexiva com a luta contra uma insanidade crescente. Enfim, para que serve a normalidade? É só o medo do diferente? Faz pensar ver no filme um Ministério da Saúde indicando o uso de um Kit de Orientação Social. O curta acaba sendo extremamente atual e contundente. Enfim, acaba parecendo profético, apresentando uma animação diferente e estilosa em sua mescla criativa, resultando em uma obra brasileira autêntica e de qualidade.

Distopia real

Ainda perguntei para o diretor e roteirista Leandro Ferra sobre a importância da animação ser lançada exatamente agora:

“Acho não esperávamos chegar a esse ponto que a sociedade chegou, finalizamos num momento onde tudo em torno da animação parece próximo de uma realidade, uma distopia. Passamos por uma situação de distanciamento mundial e parece que o mundo pode mudar em um futuro próximo. Acho que a animação serve com uma liberdade criativa, como um aviso, de um futuro que não pode acontecer. Espero sinceramente que essa animação passe uma mensagem de que a sociedade tem que mudar, que é sufocante como está. E que quanto mais deixarmos a mudança de lado mas seremos um nódulo perante a sociedade.”

O curta-metragem será lançado no dia 30 de abril de 2020, gratuitamente, no Vimeo, neste link: http://vimeo.com/ondemand/nodulo, em Full HD. Levy Ribeiro e Renata Senna são os responsáveis pelas fotografias utilizadas na animação que conta com produção e efeitos de Henrique Barone e uma trilha sonora meio cyberpunk de Ed Carlos e Marcelo D’Amico.

Afinal, veja o trailer de Nódulo:

Ademais, veja mais:

Coletivo carioca cria marketplace para ajudar artistas urbanos | ADIANTA
A Tartaruga Vermelha no mar da solidão | Crônica
Juliana Linhares – Nordeste, Cultura, Arte, Política, Pietá e Iara Ira

14 Comments

Escreve o que achou!

%d blogueiros gostam disto: