Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e termos de uso.
Aceito
Vivente AndanteVivente AndanteVivente Andante
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Font ResizerAa
Vivente AndanteVivente Andante
Font ResizerAa
Buscar
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
A Vida Invisível
CinemaCulturaEventosNotícias

A Vida Invisível | Filme concorre em 14 categorias no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

Por
Redação
Última Atualização 19 de março de 2023
5 Min Leitura
Share
divulgação: Sinny Assessoria
SHARE

Com produção de Rodrigo Teixeira, da RT Features, A Vida Invisível teve sua estreia mundial no Festival de Cannes de 2019. Em seguida, conquistou um feito inédito para o cinema brasileiro, o troféu principal da mostra Um Certo Olhar. Desde então circulou em festivais e salas de cinema pelo mundo. Por exemplo, França, Itália, Inglaterra, México, EUA, Cuba, Panamá, entre outros. O longa conseguiu 16 indicações, em 14 categorias, no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.

A Vida Invisível concorre nas categorias: Filme, Direção, Atriz (Carol Duarte e Julia Stockler), Ator (Gregório Duvivier), Atriz Coadjuvante (Fernanda Montenegro e Bárbara Santos), Ator Coadjuvante (Flavio Bauraqui), Roteiro Adaptado. Além disso tudo, ainda luta por Fotografia, Direção de Arte, Figurino, Montagem, Trilha Sonora, Maquiagem e Som. A premiação acontecerá em 10 de outubro, com transmissão pela TV Cultura.

Bárbara Santos

Entres os indicados e as indicadas um dos destaques é Bárbara Santos, em seu longa de estreia. Ela interpretou Filomena, e pode se tornar a primeira atriz negra a receber o prêmio. Desde sua criação em 2002, somente 5 intérpretes negras foram indicadas nas categorias de atriz principal e coadjuvante: Roberta Rodrigues, Zezeh Barbosa, Camila Pitanga, Zezé Motta e Grace Passô.

Dramaturga, diretora teatral, atriz, performer, escritora e ativista feminista, Bárbara Santos é coordenadora artística de KURINGA – espaço para o Teatro do Oprimido em Berlim e fundadora da Rede Ma(g)dalena Internacional de Teatro das Oprimidas. Ao longo de duas décadas trabalhou com o renomado dramaturgo Augusto Boal, como coordenadora do Centro de Teatro do Oprimido (Rio de Janeiro) e no desenvolvimento do Teatro Legislativo e da Estética do Oprimido. Sua experiência profissional inclui a atuação com grupos culturais e organizações sociais em mais de 40 países.

Além disso, também é autora de “Teatro do Oprimido, Raízes e Asas: uma teoria da práxis”, lançado em português, espanhol, italiano e inglês; “Percursos Estéticos: abordagens originais sobre o Teatro do Oprimido”, lançado em português, em 2018; e “Teatro das Oprimidas – estéticas feministas para poéticas políticas, lançado em português, na flip de 2019 e em espanhol, em Buenos Aires, em setembro de 2020.

Sobre o filme

A Vida Invisível chegou ao circuito brasileiro em novembro do ano passado, logo após fazer carreira em festivais também no país, e foi o escolhido para representar o Brasil no Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira em 2019. Em seguida, os direitos de lançamento do longa foram vendidos para mais de 30 países, entre eles EUA, Grécia; França; Polônia; China; Hungria; Eslovênia; Croácia; Luxemburgo; Bélgica; Holanda; Sérvia; Argélia; Egito; Irã; Israel; Jordânia; Líbia; Marrocos; Emirados Árabes; Reino Unido; Portugal; Itália; Coréia do Sul; Rússia; Cazaquistão; Ucrânia; Taiwan; Suíça; Espanha e Turquia.

Na história, as irmãs Guida e Eurídice são irmãs viventes, cúmplices, inseparáveis. Eurídice, a mais nova, é uma pianista prodígio, enquanto, por outro lado, Guida, romântica e cheia de vida, sonha em se casar com um príncipe encantado e ter uma família. Porém, um dia, com 18 anos, Guida foge de casa com o namorado. Posteriormente, ao retornar grávida, seis meses depois e sozinha, o pai, um português conservador, a expulsa de casa de maneira cruel. Dessa forma, Guida e Eurídice separam-se e passam suas vidas tentando se reencontrar, como se somente juntas fossem capazes de seguir em frente.

Década de 50

Com roteiro de Murilo Hauser, em colaboração com a uruguaia Inés Bortagaray e o próprio diretor, o longa – ambientado majoritariamente na década de 50 – foi rodado no Rio de Janeiro, nos bairros da Tijuca, Santa Teresa, Estácio e São Cristóvão.

A direção de fotografia é da francesa Hélène Louvart, que assina seu primeiro longa brasileiro e acumula trabalhos importantes na carreira. Entre eles, os filmes ‘Pina’, de Wim Wenders; ‘The Smell of Us’, de Larry Clark; ‘As Praias de Agnes’, de Agnès Varda; e ‘Lázaro Feliz’, de Alice Rohwacher, e outros. Por fim, a alemã Heike Parplies, responsável pela edição do longa-metragem ‘Toni Erdmann’, da diretora Maren Ade, que teve indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, assina a montagem.

Afinal, veja o trailer:

Ademais, leia mais:

A Vida Invisível é um fado de Amália Rodrigues

Direção de Fotografia no cinema, o que é? Enfim, Flávio Ferreira explica!
Tags:a vida invisívelamália rodriguesbarbara santoscarol duartecinema brasileirocinema ibero americanocinema nacionalEGEDAeuridiceeurídice gusmãofadofernanda montenegrofipcagrande prêmio do cinema brasileirogregório duvivierguida gusmãohelene louvartInés Bortagarayines bortaragayjulia stocklerkarim ainouzkurungamurilo hausernotícias de cinemapremio platinoteatro do oprimidotrailer vida invisivelvida invisivel
Compartilhe este artigo
Facebook Copie o Link Print
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gravatar profile

Vem Conhecer o Vivente!

1.7kSeguidoresMe Siga!

Leia Também no Vivente

Futuro dos eventos.
CulturaEspetáculos

Assista a live ‘O Futuro dos Eventos’ com Alê Periard e Sérgio Menezes

Sérgio Menezes
3 Min Leitura
O filme O MENINO E A GARÇA, novo longa do lendário diretor japonês Hayao Miyazaki, ganhou poster e teaser nacionais, além de data de lançamento nos cinemas brasileiros: 22 de fevereiro.
Cinema

O Menino e a Garça: confira a data de lançamento no Brasil do sucesso do Studio Ghibli

Redação
3 Min Leitura
CulturaEventosLiteratura e HQMúsica

Expo Cristã, maior evento cristão da América Latina, traz arte, cinema e educação com entrada gratuita

Redação
4 Min Leitura
logo
Todos os Direitos Reservados a Vivente Andante.
  • Política de Privacidade
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?