Friday, September 18, 2020

Direção de Fotografia, o que é e para que serve? | Entenda

Flávio Augusto Ferreira da Costa, mais conhecido como Flávio Ferreira, é um diretor de fotografia, professor Cinematográfico e consultor de Cinematografia Digital. O homem é brasileiro e nascido no Rio de Janeiro (RJ) em 14 de janeiro de 1958. A princípio, especializou-se em cinematografia através de diversos cursos técnicos. Entre eles, fotografia e iluminação com Fernando Duarte na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (RJ), Estética Fotográfica com Constance Brenner na E.A.V. do Parque Lage-RJ, Curso Avançado de Laboratório Fotográfico no Centro Universitário de Fotografia da PUC-RJ, roteiro na PUC-Rio, com Alfredo Oros, e na Aliança Francesa com Ilias Evremidis, assistência de direção e de câmera no SATED, além de ter estagiado na Herbert Richers como assistente de montagem e câmera.

Iniciou sua carreira cinematográfica como assistente de câmera no curta Infinitas Conquistas de Enrica Bernadelli, em 1976. Logo depois, foi assistente de fotógrafos consagrados como Walter Carvalho, Zequinha Mauro, Fernando Duarte, José Medeiros e Ronaldo Nunes, com quem aprendeu muito.

Estreou como Diretor de Fotografia em 1979 no documentário A Lenda do Rei Sebastião, de Roberto Machado Jr..

Em 1982, coproduziu e fotografou o filme Terra, a Medida do Ter, de Maria Helena Saldanha. Desde os anos 1980 ministra palestras, cursos e oficinas sobre fotografia e cinematografia digital.

Fez diversos programas de canais a cabo como: Discovery Channel, GNT, Canal Brasil, BBC, ITV, Futura, NGC, AXN e a PBS.

Realizou  parcerias bem-sucedidas com diretores como Walter Avancini, Eduardo Escorel, Zelito Viana, Sérgio Bernardes Filho, Maria Luiza Aboim, Walter Campos, Sandra Werneck, Belisário Franca, Richard Lester, João Alegria, André Horta, Roberto Berliner, Sandra Kogut, Adolfo Rosenthal, Jonathan Curling, Pompeu Aguiar, Fernando Severo, Katia Lund, Tisuka Yamasaki, entre outros.

Além disso, participou de vários documentários e clipes musicais de artistas como Gilberto Gil, Paul McCartney, Paulo Moura, Sting, Paralamas do Sucesso, Dionne Warwick, Paula Toller, Caetano Veloso, Rush, O Rappa, Maria Bethânia e Gabriel, O Pensador.

Consultor

Nos últimos anos, teve destacada atuação como consultor de cinematografia digital em filmes como Separações (2002), de Domingos Oliveira, Língua – Vidas em Português (2003), de Victor Lopes, Justiça (2004), de Maria Augusta Ramos, Gatão de Meia Idade (2005), de Antonio Carlos Fontoura, Meu Primeiro Contato (2007), de Mari Corrêa e Karané Ikpeng, Atabaques Nzinga (2008), de Octávio Bezerra, Brasileirinho (2009),de Mika Kaurismäki, entre outros.

Tem carreira de destaque na televisão desde os anos 1990, ao assinar a fotografia de programas, novelas e minisséries de sucesso como Xica da Silva, pela TV Manchete, O Cravo e a Rosa e Brasil Legal, Brava Gente Brasileira pela TV Globo, Free Jazz Festival, pelo Multishow, Passagem Para, pela Futura, Letras Brasileiras, pelo Canal Brasil, etc. Participou como finalista do EMMY Internacional (2000) com as séries internacionais Eco Aventura Amazônica, pela Discovery e Música do Brasil, pela MTV.

Todavia, leia mais:
Fotografação | CRÍTICA
Tântrica Santina – Rita Rocha e Alhandra A falam sobre teatro, política e resistência
Ana Catão do Cosmogonia Africana| “Nossa missão é trazer essa história que foi varrida para debaixo do tapete”

15 Comments

Escreve o que achou!

%d blogueiros gostam disto: