Tuesday, October 27, 2020

A paz a cada passo de Thich Nhat Hanh

Livro que serve como guia para meditar e refletir. Buscando ensinar como manter a mente desperta, ou seja, como viver no momento, no agora, sem se deixar levar pela mente turbulenta que nos leva constantemente ao passado imutável ou ao futuro desconhecido, enchendo-nos de ansiedade desnecessária, que acaba por muitas vezes criando paranoias e medos infundados.

“Não precisamos fazer uma longa viagem para admirar o azul do céu.”

A respiração consciente como base, grande elo entre mente e corpo, e a real presença nas tarefas do dia-a-dia são assuntos abordados pelo autor, de uma forma sem complicações, em um estilo zen. Thich Nhat Hanh é um professor zen, poeta e advogado da paz, ordenado monge budista com 16 anos.

“A plena consciência é o alicerce de uma vida feliz.”

A partir do budismo o autor traça caminhos para que possamos viver nossas percepções e evoluir como seres humanos a partir da rotina em que vivemos.

Uma das grandes dicas de Thich: “Não idolatre ou se prenda a nenhuma doutrina, teoria ou ideologia. Os sistemas de pensamento são meios de orientação. Eles não são a verdade absoluta.” Extremamente valioso conselho nestes tempos de extremismos e radicalismos.

 

Escreve o que achou!