Notícias
Amazônia, Arqueologia da Floresta | Série mostra transformações ao longo de 6 mil anos
Publicado
1 ano atrásem
Por
Redação
A série “Amazônia, Arqueologia da Floresta”, dirigida por Tatiana Toffoli, ganha sessão especial gratuita de apresentação do primeiro episódio, no dia 28 de abril, quinta-feira, às 20h, no Cinesesc. Produzida pela Elástica Filmes, a obra estreia para todo o Brasil no SescTV, no dia 30 de abril, às 20h.
Dividida em quatro episódios, a série acompanha as pesquisas realizadas no sítio arqueológico Monte Castelo, em Rondônia, conduzida pelo arqueólogo Eduardo Góes Neves. As escavações foram feitas em parceria com os moradores da aldeia Palhal, da etnia Tupari, e mostra como a Amazônia foi transformada pelos povos indígenas ao longo de 6 mil anos, trazendo uma reflexão sobre como a presença humana ajudou a moldar a floresta Amazônica, tendo sido ocupada e transformada pelos povos que a habitam há milhares de anos.
Integra também as atividades de lançamento da série a live Amazônia – um olhar sobre o tempo, cultura e caminhos para a sustentação do bioma, com a participação do arqueólogo Eduardo Góes Neves, da ecologista Julia Zanin Shimbo e mediação da engenheira ambiental Solange Alboreda. A partir da provocação Como conhecer mais sobre o ecossistema amazônico e sua dinâmica?, os participantes abordam temas como desenvolvimento sustentável, economia, ciência, conceito do bem viver, dentre outros. A live promovida pelo SescTV e o Sesc Ideias acontece dia 26/5, às 16h, no canal do YouTube do SescSP.
Natural de Porto Alegre (RS), a premiada diretora Tatiana Toffoli dirigiu e montou Juruá, que integra o longa-metragem Pessoas Contar Para Viver (43ª Mostra); Baré, Povo Do Rio (Melhor Realização Artística do TELAS); Louceiras (Menção Honrosa no 14ºFICA); Chapa (Prêmio no Con-can Movie Festival Japão). Além de diretora, Tatiana também é roteirista e montadora de séries e documentários com foco em cultura, sociedade, saúde e ciências. Em 2006, fundou a Elástica Filmes com sua irmã gêmea, a também premiada diretora Dainara Toffoli. Junto com a Muiraquitã Filmes, assina a produção do longa Mar de Dentro, que está em cartaz nos cinemas.
TEASER:
Serviço:
SESSÃO ESPECIAL: EXIBIÇÃO DO PRIMEIRO EPISÓDIO DA SÉRIE AMAZÔNIA, ARQUEOLOGIA DA FLORESTA
Dir.: Tatiana Toffoli | Indicação livre
Dia 28/4, quinta-feira, às 20h. Grátis. Retirada de ingressos com uma hora de antecedência. CineSesc. Rua Augusta, 2075.
ESTREIA DA SÉRIE AMAZÔNIA, ARQUEOLOGIA DA FLORESTA, NA PROGRAMAÇÃO ABRIL INDÍGENA, NO SESCTV
Dia 30/04, sábado, às 20h
Episódio 1 – A Terra dos Povos (Teaser = https://vimeo.com/700990941)
Monte Castelo é um sambaqui fluvial, uma ilha artificial, que foi construído e ocupado há pelo menos 6 mil anos. Localizado na bacia do rio Guaporé, em Rondônia, esse sítio foi escavado pela primeira vez pelo arqueólogo Eurico Miller na década de 80. Trinta anos mais tarde, foi relocalizado por uma equipe de arqueólogos e as escavações foram retomadas, dando início a uma nova etapa de descobertas surpreendentes.
Episódio 2 – Conchas e Ossos. (teaser = https://vimeo.com/700991482)
Há 4 mil anos o clima da região mudou e novas camadas de conchas e terra foram adicionadas ao sítio. A equipe encontra muitos vestígios de um cemitério datado dessa época. Adornos e uma galhada de veado são encontrados junto aos ossos humanos. Os arqueólogos acompanharam os Tupari até a antiga aldeia do Laranjal, local em que viviam e do qual tiveram que sair por causa da criação da Reserva Biológica do Guaporé, em 1983.
Episódio 3 – O Tabaco e a Cerveja. (teaser= https://
O sudoeste da Amazônia é uma região de grande diversidade natural e talvez por essa razão foi também um importante centro de domesticação de plantas. Os vestígios desse processo de domesticação e cultivo de plantas são encontrados nos sítios arqueológicos da região. Quando os Tupari abriram a aldeia Palhal, que está localizada sobre um sítio arqueológico, a mandioca dos antigos, usada para fazer chicha, brotou no solo. Muitas espécies aparecem espontaneamente na roça. O milho, por exemplo, cultivado há 6 mil anos, até hoje é plantado pelos Tupari numa demonstração de que o passado e o presente estão profundamente conectados na região.
Episódio 4 – Cemitério Bacabal. (teaser = https://vimeo.com/700992636)
Neste episódio, encontram novos sepultamentos. A composição química das conchas que formam o sambaqui Monte Castelo ajudou a preservação de ossos e sementes. Através desses vestígios é possível saber o que os antigos comiam e bebiam. Os ossos e os dentes humanos, as amostras de solo, as cerâmicas e objetos de pedra nos ajudam a contar a história de ocupação dessa região.
Ademais, leia mais:
Suraras do Tapajós | Grupo de mulheres indígenas lança álbum com vivências e musicalidade da floresta
Educom Guarani | Conheça as produções audiovisuais de uma comunidade indígena
Meu Sangue é Vermelho | Crítica
Aliás, saiba mais sobre a questão indígena:
Notícias
Mostra Petrus Cariry vai até 06 de outubro
Mostra terá masterclass de Silvia Buarque.
Publicado
18 horas atrásem
3 de outubro de 2023Por
Livia Brazil
A Mostra Petrus Cariry: imagem, tempo e poesia ficará na CAIXA Cultural Rio de Janeiro até esta sexta-feira, 06 de outubro. A saber, a temática da Mostra realça o estilo marcante das obras de Petrus Cariry, que combina, de forma engenhosa, tempo e realidade, representando-os de maneira poética. Dessa forma, aborda a dureza da vida de personagens socialmente emblemáticos que traduzem, assim, uma contemporaneidade em transe e, de certo modo, distópica.
O evento de lançamento da Mostra ocorreu no novo cinema da CAIXA Cultural na última sexta-feira (29), com a presença do diretor, de Bárbara Cariry, Silvia Buarque e convidados como Chico Buarque e Walter Lima Jr.

Programação
Amanhã, quarta-feira, dia 4 de outubro, às 14h, a masterclass sobre produção cinematográfica será com a produtora Bárbara Cariry. Em seguida, serão reexibidos os filmes A Praia do Fim do Mundo, às 16h; e Clarisse ou Alguma Coisa Sobre Nós Dois, às 18h.
Na quinta-feira, dia 5, às 14h, a atriz Silvia Buarque vai ministrar a masterclass sobre atuação de cinema e teatro. Silvia vai abordar as diferenças de linguagem entre teatro, cinema e TV. Em seguida, vai bater um papo descontraído sobre curiosidades dos seus 38 anos de profissão. Por fim, serão reexibidos os longas O Barco, às 16h; e O Grão, às 18h.
No último dia, na sexta-feira, dia 6, A Jangada de Welles será reexibido às 14h. Mãe e Filha será exibido em seguida, às 16h. Para o encerramento, Mais Pesado é o Céu, sétimo longa-metragem de Cariry, estará na telona às 18h.
Mais pesado que o céu
Protagonizado por Matheus Nachtergaele e Ana Luiza Rios, a trama acompanha Antônio e Teresa. Eles acolhem uma criança abandonada, iniciam uma jornada pelas estradas e compartilham um passado que está nas memórias de uma cidade submersa no fundo de uma represa.
Silvia Buarque também está no elenco do longa. A atriz já tinha trabalhado duas vezes com Petrus Cariry como diretor de fotografia. Contudo, em “Mais Pesado é o Céu”, foi dirigida por ele pela primeira vez. “Como diretor de fotografia, ele é exigente, caladão e um gênio. Como diretor, ele também tem as mesmas características, mas não é nada caladão. Ele lidera e alegra o set com muita sensibilidade e entusiasmo. Ele me dirigiu com muita precisão e inspiração. Adoro os longas que ele dirigiu e estou sempre pronta para trabalhar com ele”, detalha Silvia.
Álvaro Tallarico, jornalista do Vivente Andante, assistiu ao filme. Para ler a crítica é só clicar aqui.
Mais sobre a Mostra
A Mostra Petrus Cariry: imagem, tempo e poesia é uma experiência estética que retrata um Brasil simbolicamente rico, criativo e cheio de ânimo produtivo, em sua grandeza e diversidade. A entrada é gratuita, sujeita a lotação da sala, com distribuição de senhas 1h antes de cada sessão.
Endereço: Rua do Passeio, 38 – Centro.
Por fim, leia mais:
Confira alguns destaques do Festival do Rio 2023
Canal Brasil exibe mostra com filmes premiados no Festival do Rio
Cultura


Terceira temporada de Lupin: a magia do Cavalheiro e Ladrão
“Lupin”, a produção francesa da Netflix, tem tudo que os amantes de mistérios e aventuras precisam: um protagonista incrível, Arsène...


Rio Innovation Week 2023 | Veja os destaques da quarta-feira (4)
Neste dia, quarta-feira, 04/10, o Rio Innovation Week 2023 apresenta uma programação repleta de atividades, com 30 conferências simultâneas, a...


CSI: Vegas estreia com exclusividade na AXN
A série é um spin-off de CSI: Crime Scene Investigation.


7º Encontro Cultural Quilombola explora a força das comunidades
O Projeto Quipea (Quilombos no Projeto de Educação Ambiental), uma exigência no processo de licenciamento da Shell, está organizando o...
Crítica


‘Isto é Amor!’, saiba mais sobre o livro de Sonia Rosa, por Paty Lopes
Nia Produções Literárias nasceu em 2015. Veio de um desejo muito particular de levar literatura infantil com protagonismo negro a...


Conheça ‘Vozes à Flor da Pele’ e a jornada inspiradora de uma humanitária brasileira
Hoje quero falar sobre um livro que recentemente li e que me impactou profundamente. “Vozes à flor da pele”, escrito...


‘O Admirável Sertão de Zé Ramalho’ brilha no Teatro Prudential
“O Admirável Sertão de Zé Ramalho” é um bom musical que oferece uma bela parcela de diversão e, ao mesmo...


Notícias Populares | Série sobre jornal de São Paulo estreia no Canal Brasil
A série Notícias Populares estreia essa sexta-feira, 29 de setembro, no Canal Brasil. Ela mostra o dia a dia da...
Séries


Conheça ‘Toda Luz que Não Podemos Ver’, a nova minissérie da Netflix
Uma minissérie cheia de expectativas positivas está prestes a chegar à Netflix em 2 de novembro, “Toda Luz que Não...


DNA do Crime, conheça a primeira série brasileira de ação policial da Netflix
Teaser mostra o tom da história - e promete


Crítica | One Piece, a série, primeira temporada na Netflix
Fidelidade e diversão


HBO Max anuncia ‘Como Água para Chocolate’, série original baseada no romance de Laura Esquivel
Estrelada por Irene Azuela, Azul Guaita, Ari Brickman e Ana Valeria Becerril, a produção iniciou as filmagens nesta semana, no...
Literatura


Confira a resenha do livro ‘Eu Protesto’, por Paty Lopes
Obra traz olhares significativos


Tonico Pereira discute etarismo e representatividade de idosos
No dia 26 de setembro, terça-feira, o ator Tonico Pereira participará de uma conversa sobre o etarismo e a representação...


Os Cachorros do Parque | por Paty Lopes
“Os Cachorros do Parque”. Cães são para além de bichos de estimação. Impossível esquecê-los, são responsáveis por momentos bons em...


Aonde Mora a Vovó?, por Paty Lopes
Um bom livro infantil
Música


Bernardo Lobo lança álbum produzido por Marcelo Camelo
O cantor e compositor carioca Bernardo Lobo, lança "Bons Ventos", o oitavo de sua discografia.


Catch Side comemora 20 anos no Circo Voador
A banda Catch Side realiza show na quarta-feira, 11 de outubro, véspera de feriado. O grupo de pop rock nacional...


FIMA – Festival Interativo de Música e Arquitetura apresenta concerto gratuito em Niterói
Em sua terceira edição, o FIMA dedica-se a homenagear os teatros históricos do Brasil, promovendo uma fusão entre música e...


Hélder Viana lança o single ‘Você me Ama’ com participação de Flávio Venturini
O cantor, compositor e violonista mineiro Hélder Viana está com trabalho novo. “Você me Ama” é uma canção de amor...
Tendências
- Cinema2 meses atrás
São Miguel Arcanjo, o Anjo Maior | Crítica
- Literatura2 meses atrás
O Mapa da Poesia – Óbidos: Livro viaja pela pitoresca cidade portuguesa
- Cinema2 meses atrás
‘Totally Killer’, mescla de slasher com comédia, chega na Prime Video em outubro
- Literatura2 meses atrás
Bienal do Livro RJ 2023 | Confira as dicas de debates (pt. 1)
- Cinema2 meses atrás
Animação ‘A Fada do Dente’ ganha data de estreia e trailer oficial
- Cultura4 semanas atrás
Confira a programação completa da ArtRio 2023
- Crítica4 semanas atrás
‘Cordel Camará’ é um show de referências, por Paty Lopes
- Crítica1 mês atrás
‘O Homem que Engoliu um Chip’ oferece uma abordagem teatral envolvente