Entrevistas
ARTEIRO | Ramonzin lança álbum com BK’, Malía, Djonga, Luedji Luna e fala com a gente
Publicado
2 anos atrásem
Por
Lana Janoti
“O arteiro experimenta, é desafiador, danado, está ali sempre questionando. Ele é quem vive a arte e quem promove a arte. Eu fui explorando porque é isso que um arteiro faz, né?”. O rapper Ramonzin chega mais uma vez surpreendendo com o seu novo álbum “ARTEIRO”, lançado nesta sexta, 23. Em uma coletiva de imprensa descontraída, ele conta sobre o trabalho que traz 11 faixas. Aliás, são 8 inéditas, com participações de grandes artistas como: BK’, Malía, Djonga, Luedji Luna e L7NNON.
ARTEIRO
“ARTEIRO” apresenta uma pluralidade de sons que vai além do rap. Afinal, isso diz muito sobre o artista que bebe de várias fontes e tem um carinho especial pela mpb. Nas composições feitas em parceria com produtor Rafael Tudesco, ele vem com a simplicidade do subúrbio carioca e fala sobre o cotidiano da rua, sobre as vivências e pessoas.
Crítico, forte e certeiro, Ramonzin aborda questões sociais, questões de classe, liberdade de corpos, sexualidade, amor e família através das suas letras e ritmos periféricos que ora traz um trap, ora funk ou uma levada de samba.
“Eu vivo de fases, sou uma esponja no sentido de criação. Tem fase que estou no jazz, tem fase que estou no popular, não tenho um parâmetro específico. Claro, eu vim do rap né?! Ele é a minha ferramenta principal, é o que eu tenho mais liberdade para falar. Mas tenho um carinho pela música brasileira, o meu som é muito brasileiro”, afirma.
Feat com Malía e BK’
O rapper também lança nesta sexta, 23, o videoclipe de “Carnaval Eterno”, feat com a cantora Malía. Amantes do maior espetáculo da terra, eles gravaram na Cidade do Samba sob a direção de Isabelle Lopes que já havia realizado um ótimo trabalho dirigindo o videoclipe “Vivência”, feat com BK’, indicado na categoria “Best Brazilian Music Video” do LAMV – Los Angeles International Music Video Festival 2020.
Malía apontou a ansiedade pelo lançamento e a alegria de ter sido convidada para participar desse álbum: “Estou muito feliz de estar nesse álbum e ansiosa para o Ramonzin lançar. Acho maravilhoso e o cenário está precisando ouvir, principalmente de um cara que tem uma história e está galgando um espaço que vem de muito tempo. Isso é crucial nesse momento.”
BK’, que também estava presente na coletiva, disse que fazer o clipe “Vivência” foi uma experiência muito diferente. A gravação foi feita no início da quarentena e não havia muitos esclarecimentos sobre o que estava acontecendo, mesmo assim ficou excelente e mereceu a indicação ao prêmio internacional.
“Gravamos no começo da pandemia e ainda era um período de muito medo, a gente não sabia como poderia se locomover para fazer as coisas acontecerem. O mais maneiro de ter sido indicado é isso, foi só um mano fazer a minha filmagem e a dele. Juntaram as imagens, o trabalho ficou perfeito e o desdobramento do trabalho ter sido perfeito é essa indicação”, declarou o autor de “O Líder em Movimento”.
Criatividade na pandemia
Malía conta que não ficou parada durante o período da quarentena e afirma que está sempre desenvolvendo algumo diferente. Já BK’, associou a escrita a uma forma de fuga e diz que conseguiu reverter o período difícil em novidades para o seu trabalho.
“Escrever um rap ou uma letra pra mim traz várias sensações, inclusive a de fuga. No começo da pandemia o que eu mais queria era fugir da realidade do mundo e do universo todo, acho que nunca escrevi tanto quanto nesse período de pandemia. É uma forma de me expor em outro lugar e da minha mente ir para outro lugar enquanto escrevo, eu queria sair dali e coloquei tudo isso na caneta. Infelizmente foi um dos meus momentos mais criativos. Foi legal porque fiz muita coisa aqui no estúdio e chato porque o mundo está do jeito que está”, contou o rapper.
caminhos
Ramonzin gostou de ouvir sobre a produtividade dos amigos e disse que passou por caminhos diferentes durante os últimos meses. No início da pandemia ele diz ter se isolado e se cobrado muito por não conseguir criar e desde então passou a cuidar de plantas e do seu gato, o que fez ficar melhor nesse tempo.
“Comecei a pensar: Pô cara, isso aí é uma circunstância mundial que não depende de você e essa história de que você tem que produzir… você não tem que produzir porra nenhuma. É uma situação, uma fatalidade que está acontecendo e está todo mundo passando por isso. Óbvio que eu gostaria de ter criado, gostaria de ter escrito um livro, ter feito 10 discos, mas não consegui. E que bacana, acho maneiro que a galera conseguiu se adaptar, arranjar um jeito de se inspirar e conseguir fazer outras coisas. Eu não criei questões tão profundas com relação a isso e estou muito bem”, disse.
Ramonzin comemora 20 anos de carreira
Comemorando 20 anos de carreira, Ramonzin começou na década de 90, passou pelo freestyle, participou de batalhas, levou prêmios e viu toda essa movimentação do rap acontecer. Desde 2015 esse é o gênero mais escutado no mundo, mas a realidade era um pouco diferente no passado e ele tem muito orgulho da sua formação.
“O rap mudou muito e eu sempre fui um cara camaleão, me adaptando a outros terrenos e circunstâncias. Acredito que a minha formação é rapper, mc, mas entendia que deveria aprender novas habilidades. Eu trampo no funk, no trap, no rap tradicional, para mim não importa. Mas, isso não exime a dificuldade, foi difícil pra mim. Sou da escola do MC Marechal, Shawlin que veio do início dos anos 2000. Acompanhamos as mudanças juntos e tenho certeza que tive uma das melhores escolas que pude ter aqui no berço do hip-hop carioca. A gente fez uma história muito bonita”, conta ao lembrar da sua trajetória.
O rapper não esconde o nervosismo de colocar mais um filho no mundo e está com grandes expectativas: “Eu já morri e estou aqui de novo. Estou bem nervoso, mas acho que esse frio na barriga é algo extremamente natural e humano. Estou seguro porque sei que será bem lançado”, conclui.
Ademais, veja mais:
MAHMUNDI | Cantora passeia entre o Mundo Novo e a rádio FM
ReMastered Who Shot the Sheriff | O dia em que tentaram matar Bob Marley
Um Beat e um Flow | Fernandinho BeatBox e Dryca Ryzzo bebem no hip hop dos anos 2000
Lana Janoti é jornalista.

Você pode gostar
Oscar 2023: Quem vai levar o principal prêmio?
Cada Um no Seu Quadrinho | Circo Voador recebe feira de HQ com entrada gratuita
Como são Manaus e Lençóis Maranhenses no Carnaval? Entenda
Entrevista | Maria Pérola lança primeiro EP nesta sexta, 28, e conta detalhes sobre o novo álbum
Joice Terra fala sobre o disco (De)Vagar em entrevista exclusiva
Gênesis | João Bosco e Orquestra Ouro Preto lançam disco juntos
Entrevistas
ONGs de proteção animal | Conheça e veja como colaborar
Publicado
3 meses atrásem
26 de dezembro de 2022
ONGs de proteção animal puderam divulgar seu trabalho, conscientizar o público e se aproximar de voluntários durante a VegFest 2022, realizada pela Sociedade Vegetariana Brasileira, em São Paulo, no início do mês. Foi uma oportunidade de apresentar seu trabalho, conscientizar, conquistar novos voluntários e vender produtos, o que ajuda na manutenção desses espaços que resgatam e cuidam de diversas espécies. Confere nesta matéria as várias formas de colaborar com a causa.
Fundadores de organizações também marcaram presença no IX Congresso Vegetariano Brasileiro, integrado à feira, como palestrantes falando sobre a realidade e dificuldades encontradas no trabalho de resgate e proteção de diversas espécies. “O trabalho é árduo. Não temos tempo de nos render à nossa própria dor, porque temos que salvar vidas”, contextualizou Patricia Favano, do Santuário Vale da Rainha.
Simultaneamente, foi realizado o lançamento do primeiro livro do Santuário Rancho dos Gnomos, fundado em 1991 pelo casal Silvia Pompeu e Marcos Pompeu. “Clã dos Ursos” conta a história desses animais resgatados e sua nova rotina no santuário. “Estar aqui é uma oportunidade de conscientizar e também de mostrar o quanto é possível e maravilhoso o veganismo, pois a mudança só é possível pelo conhecimento”, concluiu Silvia.
Da mesma forma, esteve representado na VegFest foi o Santuário Animal Sente, que mantém sob tutela cerca de 300 animais de diversas espécies, provenientes de situações de maus-tratos, abandono e exploração. “A gente precisa de apoio sempre e estar aqui nos dá mais visibilidade, o que ajuda para que a gente tenha mais apoio e possa melhorar a qualidade de vida dos animais que mantemos”, comentou Diego Naropa, vice-presidente e chefe de cuidados do santuário.
Veja mais informações sobre os Santuários
Santuário Vale da Rainha – Fundado em 2010 pelo casal Patricia e Vitor, na zona rural de Camanducaia, MG, abriga mais de 100 mestres animais entre bois, porcos, cavalos, jumentos, cabras, ovelhas, cães e gatos resgatados de maus-tratos. Para manter a alimentação, tratamentos, instalações e manejo dos animais, o santuário faz parcerias, promove vivências, aulas de yoga e meditação, comercializa produtos e livros autorais e recebe doações.
Santuário Rancho dos Gnomos – Fundado em 1991, em Cotia, SP, resgata e abriga animais exóticos, silvestres e domésticos, vítimas de crimes e maus-tratos, oriundos de circos, tráfico, rinhas, indústria da pele, desmatamento, queimada e abandono. Promove campanhas de conscientização ambiental e do veganismo. Para colaborar, há opções de voluntariado, doações e compra de produtos. O santuário não é aberto à visitação.
Santuário Animal Sente – Localizado em Cotia, SP, abriga cerca de 300 animais de diversas espécies e portes. Promove experiências e vivências para a conscientização sobre o veganismo e a proteção das espécies. Mantém suas atividades com doações, vendas de produtos de arte feitos por Nana Indigo (presidente) e Diego Naropa (vice-presidente) e com renda obtida no restaurante Lovegan Bistrô, em São Paulo.
Outras organizações presentes na VegFest
Ampara Animal – OSCIP sem fins lucrativos, fundada em 2010, que ajuda abrigos e protetores independentes. Conta com mais de 450 integrantes, protegendo e amparando mais de 100 mil animais por ano, com doação de ração, medicamentos e vacinas, castração e campanhas de doação. Interessados em ajudar podem fazer doação de valores financeiros, fornecer lar temporário ou adotar um animal.
Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal – A entidade começou a ser estruturada em 1998, para proteger animais, sem distinção de espécie em todo o país. Organiza ações e campanhas e mantém presença no Congresso Nacional, Assembleias Legislativas para influenciar o desenvolvimento de políticas públicas em favor dos animais. Possui a maior rede de organizações afiliadas, sendo 140 espalhadas pelo Brasil. Para se cadastrar como voluntário ou doador acesse o site.
Mercy For Animals – A MFA trabalha para proteger animais explorados para consumo. Atua com investigações secretas, em políticas corporativas em empresas alimentícias, está presente em fóruns sociais e tribunais de justiça, promove campanhas, capacita voluntários e busca o engajamento público. Para participar como doador, membro ou voluntário acesse: Seja voluntário(a) com a Mercy For Animals – Mercy For Animals.
ONG ARA – Amor e Respeito Animal – Foi fundada em 2011 e atua com resgate e cuidado com animais exóticos e de grande porte. É a organização responsável por mais de 1000 búfalas resgatadas em novembro de 2021, no caso conhecido como as Búfalas de Brotas, considerado o maior caso de abandono e maus tratos do Brasil. Para doações e voluntariado acesse o site.
Sinergia Animal – Organização Internacional com atuação sudeste asiático e América Latina, trabalha pelo fim das piores prática na pecuária industrial e pela diminuição de consumo de produtos de origem animal. Desde 2018 segue sendo reconhecida como uma das ONGs de proteção animal mais eficazes do mundo pela instituição Animal Charity Evaluators (ACE). É membro da Open Wing Alliance para criar uma frente unificada para liberar as galinhas poedeiras das gaiolas. Pelo site é possível fazer doações e se cadastrar para ações de ativismo (presencial ou online).
Sea Sheperd – É uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1977, para defender, conservar e proteger a vida marinha e ecossistemas marinhos. Promove ações diretas para investigar, documentar e agir contra atividades ilegais nos oceanos. Pelo site e possível conhecer as campanhas da Sea Sheperd, tornar-se voluntário, patrono, doador ou embaixador.
*Foto de capa: site do Santuário Vale da Rainha
Veja mais em:
VegFest Brasil | Feira vegana movimentou SP no fim de semana VegFest Brasil (viventeandante.com)
Entenda os benefícios de uma alimentação vegana de qualidade (viventeandante.com)


Bourbon Festival Paraty 2023 | Confira a programação

Pablo Vares apresenta o show ‘Flamenco’ na Lapa

Barraco de Família | Saiba mais sobre a nova comédia com Cacau Protásio

Macaé ganha primeira loja da rede Bio Mundo
Cultura


Mulheres. Somos assim! O Musical | Espetáculo tem entrada gratuita
Musical ganha apresentação no Galpão da Seropec com entrada gratuita


‘A Noite dos Palhaços Mudos’, HQ da Laerte, ganha nova edição pela Conrad
Cheia de humor e com forte subtexto político, a nova edição sai pela coleção HQ Para Todos.


Madrugada Amiga na Rádio Catedral FM fala de Quaresma e São José
O jornalista Alvaro Tallarico comanda a Madrugada Amiga Shalom na Rádio Catedral FM


Talentos de Minas | Projeto exibe série com artistas mineiros e gastronomia típica
Apresentada pelo jornalista Heberton Lopes, evento traz artistas e chefs que são referências em seus segmentos
Crítica


Crítica | ‘John Wick 4: Baba Yaga’ é um épico de ação
A aventura derradeira de John Wick mostra um caminho possível para ele derrotar a Alta Cúpula


‘O Rio do Desejo’ navega com eficiência por sentimentos humanos sombrios | Crítica
Filme estreia em 23 de março nos cinemas brasileiros e segue em carreira internacional


Crítica | Em ‘Shazam! Fúria dos Deuses’ a diversão se sobrepõe aos problemas
Mesmo com problemas vindos do universo que Zack Snyder estava construindo, 'Shazam 2' consegue manter seu brilho


Oscar 2023: Quem vai levar o principal prêmio?
Hoje é a noite da 95ª cerimônia do Oscar. Um dos prêmios mais famosos da indústria cinematográfica. Um dos favoritos...
Séries


Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (17/03)
Os destaques ficam com 'O Estrangulador de Boston' do Star+ e 'Swarm' do Prime Video


Confira as estreias da Disney em janeiro | ‘Mila no Multiverso’, com Malu Mader, é destaque no streaming
A Disney+ segue com estreias todas as semanas, com conteúdos novos e exclusivos da plataforma para todas as idades. Confira...


Série de TV sobre a história do Brasil na perspectiva Afro-Brasileira estreia dia 29 de novembro
A série de TV “Coleção Antirracista”, será lançada no dia 29/11, terça-feira, a partir das 18h30, no Espaço Itaú de...


Série animada ‘Ana & Froga’ ganha continuação no Brasil
Sabemos que, acima de tudo, literatura infantil traz consigo a liberdade de brincar com formas e conteúdos. Uma das ferramentas...
Literatura


Odisseia da água – da geleira ao sertão | Livro tem história que mostra as mudanças climáticas ao público infantojuvenil
A publicação será lançada em 25/03


Albert Einstein, Malala e Nelson Mandela são retratados em livros para crianças
Catapulta Editora lança três novas obras para a coleção “Gente Pequena, Grandes Sonhos”


Páscoa | Conheça 4 livros para entender Jesus
Confira uma seleção de obras literárias para compreender a história de Cristo


Cada Um no Seu Quadrinho | Circo Voador recebe feira de HQ com entrada gratuita
Evento gratuito contará com rodas de conversa, oficina de fanzine e exposição de editoras, cartunistas e ilustradores
Música


Bourbon Festival Paraty 2023 | Confira a programação
Com apresentações gratuitas, festival de jazz acontece em abril


Pablo Vares apresenta o show ‘Flamenco’ na Lapa
A apresentação acontece na rua Joaquim Silva, 67, na Lapa, próxima ao Bandolim Vegan Cult Bar


Roda Gigante Yup Star recebe Rock 80 Festival edição St. Patrick’s
A entrada para o evento é solidária, onde o público é convidado a doar 2 quilos de alimentos não perecíveis


Orquestra Sinfônica Brasileira se apresenta na Sala Cecília Meireles
Na apresentação de abertura, a OSB interpretará obras de Edino Krieger, Sergei Rachmaninoff e Ludwig van Beethoven sob a regência...
Tendências
- Cinema2 meses atrás
Se liga nos destaques do Telecine em fevereiro | Minions, Michael B. Jordan e mais
- Música3 semanas atrás
Grupo vocal Ordinarius homenageia Pixinguinha na Sala Cecília Meirelles
- Música2 meses atrás
Música em Trancoso | Começa a venda de ingressos para o festival
- Cultura6 dias atrás
‘Festival Teatro das Oprimidas’ celebra a resistência e multiplicação criativa do teatro feminista
- Gastronomia5 dias atrás
Confira receitas vegetarianas e ricas em umami para celebrar o Dia Mundial Sem Carne
- Cinema4 semanas atrás
Rio, Negro | Documentário mostra a influência da população negra no Rio de Janeiro
- Cinema3 semanas atrás
Pré-estreia de ‘Rio, Negro’ revela filme envolvente
- Música5 dias atrás
Roda Gigante Yup Star recebe Rock 80 Festival edição St. Patrick’s