Wednesday, September 22, 2021

Atalhos aposta em remixes de ‘Mesmo Coração’ com convidados

A banda paulista Atalhos apresenta, um EP com duas versões remixadas do single “Mesmo Coração”. Uma delas traz a produção do chileno Ives Sepúlveda, de The Holydrug Couple, e do aclamado produtor do The Strokes, Gordon Raphael. A canção original foi gravada no lendário estúdio Panda, em Buenos Aires, e fará parte do próximo álbum do duo, programado para este ano, intitulado “A Tentação do Fracasso”.

A identidade visual da banda também é um ponto de destaque. A capa do EP é assinada por Tata Leon e Thata Jacoponi – responsáveis pelas capas dos últimos trabalhos lançados e os vídeos foram feitos pelo artista audiovisual Rollinos. O remix de “Mesmo Coração” com Ives Sepúlveda – que também foi responsável pela produção da faixa original e do novo álbum – marca um contraponto de uma aposta mais intensa. O foco está nos sintetizadores e no ritmo dos tambores que dão uma nova força à canção sem abandonar a atmosfera psicodélica que a rodeia.

“Quisemos desconstruir a faixa e criar algo totalmente novo”, conta Gabriel Soares, vocalista e compositor do duo. “Fiquei muito contente com o que Ives enviou porque ele pôs muito da sua marca The Holydrug Couple: estes sintetizadores selvagens que dialogam perfeitamente com a letra da canção. Tem também um frescor muito particular, um ar que adoro, muito conectado ao ano que estamos vivendo”, completa.

Gordon Raphael já se interessava pela música brasileira

Já o americano Gordon Raphael – produtor dos primeiros álbuns dos The Strokes, Regina Spektor e inúmeras outras bandas emergentes em todo o mundo – veio para Atalhos através do seu interesse na nova música brasileira. Quando a banda o convidou para participar no EP de remixes, ele aceitou na hora. Ao reconfigurar os instrumentos e os vocais, Raphael dá à canção uma nova força. “O seu remix é como um novo olhar sobre a mixagem original da canção”, conta Gabriel. “Ele traz um olhar sobre a posição de cada elemento da canção e também acrescentou alguns dos seus próprios elementos como o solo de sintetizador que foi bastante marcado e que me agradou muito”, finaliza.

É assim que Gordon Raphael explica o processo de remixagem da canção: “Fiquei muito feliz pelo convite. No início pensei que ia cortar e reorganizar a estrutura e criar um mundo sonoro louco de Gordon Raphael Gordotronic. Contudo, uma vez que comecei a trabalhar com a canção, pensei que só queria dar a minha própria interpretação sobre como ela pode soar da forma “mais bonita”. Afinal de contas, nunca trabalhei com uma canção como esta, com a atmosfera particular de Atalhos”.

“Me concentrei em fazer uma combinação de beleza leve e arejada, grandes profundidades no teclado e texturas de guitarra, e um impacto intenso da bateria, baixo e vocais. No final, acrescentei o meu sintetizador monofônico análogo Arp Odyssey, de 1975, para algumas melodias, e um solo de guitarra bastante dreamy, e depois acrescentei peças de teclado do Solina String Ensemble no final. Assim, de certa forma, é como se eu tivesse tocado na banda durante alguns minutos! Espero que todos desfrutem deste novo take em ‘Mesmo Coração!’, finaliza Gordon.

O próximo álbum da banda, previsto para este ano, incluirá a versão original de “Mesmo Coração”. As faixas trarão produção de Ives Sepúlveda (The Holydrug Couple)  e masterizado em Sterling Sound (EUA) por Greg Calbi (Tame Impala, The War on Drugs, Bon Iver).

Ademais, leia mais:

Máquina do Desejo – Os 60 Anos do Teatro Oficina | É Tudo Verdade traz a companhia revolucionária
Malak | Peça leva a pessoa com deficiência para os palcos virtuais
Vitor Guima lança ‘Até Depois’, o single estará em ‘Canção Para Beatriz’

Escreve o que achou!