Thursday, August 11, 2022

Resenha | ‘Ed Gein’, graphic novel da Darkside Books fascina e perturba

Li a graphic novel Ed Gein, da Darkside Books. A obra conta a história do assassino que inspirou o filme de Alfred Hitchcock, Psicose. Ed era o filho mais novo de uma mãe rígida e fanática religiosa que acreditava que vivia em meio a um mundo de pecados (mas aparentemente não era bem uma santa).

O texto é de Harold Schechter, especialista em serial killers, e é ótimo, contudo, o que me deixou embasbacado acima de tudo foi a arte de Eric Powell cuja expressividade cativa o leitor. A obra é um soco no estômago e de uma qualidade impressionante em todos os quesitos. Inclusive o acabamento em capa dura e cheio de detalhes é incrível.

A capa já traz uma melancolia e o design dá vontade de ler, de ter. Então, ao abrir as primeiras páginas, digitais e a assinatura de Edward Gein. Em seguida, participação especial de Hitchcock. Cada capítulo apresenta uma frase marcante em sua abertura.

Perturbações

A leitura não é exatamente fácil, há sequências perturbadoras, mas vemos como o psicológico de Ed vai se deteriorando. O jovem estranho, esquisito, até o sujeito frio e psicopata. Na parte final, as opiniões dos vizinhos e a jornada do criminoso. O papel da mídia é um fator interessante que ganha abordagem também no início de cada capítulo, com manchetes reais, e nos jornalistas que aparecem na obra.

A partir do capítulo 10 é como se estivéssemos cara a cara com Ed e suas psicopatias. A impressão é que o leitor conversa com ele. Posteriormente, no 11, adentramos um pouco de estudos antropológicos e análises de casos parecidos com o de Ed. É um dos capítulos mais fascinantes em seu conteúdo. Além disso, entendemos como a história desse assassino mudou a cultura norte-americana.

As anotações e apêndices finais ajudam a entender o caminho escolhido pelos criadores dessa obra e onde se basearam, são curiosidades muito especiais que enriquecem a leitura. Ainda por cima, há fotos reais finalizando a graphic novel.

Reitero que não foi uma leitura simples, nem agradável. Em verdade, senti meu estômago revirar algumas vezes. Demorei algum tempo para acabar de ler. Contudo, após o término, a vontade era de folhear novamente, analisar com cuidado cada quadro, e torcer para que outros Ed Geins não surjam, mas sim novas obras tão bem elaboradas como essa da Darkside Books.

Enfim, Ed Gein, de Harold Schechter e Eric Powell já está nas livrarias.

Ficha técnica:

Autor – Harold Schechter

Ilustrador – Eric Powell

Gênero – Não Ficção

Especificações – 224 páginas, 17 x 26 cm, 400 g, capa dura

Preço – R$84,90

Adquira aqui: https://www.darksidebooks.com.br/ed-gein–brinde-exclusivo/p

Ademais, leia mais:

Prêmio Machado DarkSide anuncia seus ganhadores
‘Carmilla’ tão delicada… e perigosa | Conheça o livro que inspirou Drácula
Conheça ‘Damas Noir’, livro da Darkside Books somente com autoras

1 Comment

Escreve o que achou!

%d blogueiros gostam disto: