Pela primeira vez em 25 anos, o Festival do Rio apresentará uma animação em sua noite de abertura, em 5 de outubro. “Atiraram no Pianista” (“They Shot The Piano Player”, da Sony Pictures) é um drama investigativo animado dirigido por Fernando Trueba e Javier Mariscal, a mesma dupla responsável por “Chico e Rita”, indicado ao Oscar de 2012. Trueba, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1993 por “Belle Époque”, é um amante do Brasil e aprofunda sua visão apaixonada pela música brasileira e parte da história do país. Mariscal, um designer, ilustrador e desenhista renomado, também é o criador do mascote Cobi dos Jogos Olímpicos de Barcelona.
Em seguida, veja o trailer, e siga lendo:
Posteriormente, no sábado, dia 14, o Festival terá como Gala de Encerramento o tão esperado longa-metragem de Sofia Coppola, “Priscilla”, que ganhou prêmio no Festival de Veneza e tem distribuição no Brasil pela MUBI. Além disso, tem o thriller brasileiro “O Sequestro do Voo 375”, produzido pelo Estúdio Escarlate, coproduzido pela Star Original Productions e distribuído pela Star Distribution, com direção de Marcus Baldini. O filme retrata o caso real do sequestro de um voo comercial da Vasp em 1988.
A princípio, “Atiraram no Pianista” estreia no Rio após sua primeira exibição mundial no Festival de Toronto, no Canadá. O filme revisita a história do pianista Francisco Tenório Jr., músico da banda de Vinicius de Moraes e Toquinho, que desapareceu durante uma temporada de shows da dupla, em março de 1976, em Buenos Aires, às vésperas do golpe militar na Argentina. Jeff Goldblum dá voz ao protagonista, um jornalista musical de Nova York que investiga o desaparecimento, enquanto Tony Ramos dubla seu amigo brasileiro. O filme também apresenta depoimentos de músicos como João Gilberto, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Vinicius de Moraes e Paulo Moura.
Ademais, veja mais:
Canal Brasil tem 18 indicações no Festival do Rio 2023 | Confira
‘Armandinho, Muito Mais que o Azul de Zanzibar’ estreia no Canal Brasil
Série ‘Vizinhos’ estreia no Canal Brasil com Natália Lage, Otávio Muller e histórias urbanas