Conecte-se conosco

Literatura

Artist’s Alley é destaque na Bienal do Livro 2023 | Confira entrevista com Tarcísio Ferreira

Espaço integra literatura e arte

Publicado

em

Tarcisio Ferreira na Bienal do Livro 2023

Na 21ª Bienal do Livro Rio, o Artists Alley ganhou destaque como um espaço que promove a integração entre literatura e arte. Este espaço conta com cerca de 30 estandes de autores independentes, valoriza histórias e narrativas diversas, mantendo o livro como elemento central na formação de leitores. Localizado na rua Z do Pavilhão Verde, o Artists Alley tem se tornado um local de interação entre leitores, ilustradores e quadrinistas, proporcionando uma visão completa dos processos criativos envolvidos na criação de obras.

Como fã de quadrinhos e ilustrações, estive por lá. Falei, por exemplo, com o Valu Vasconcelos, da Valu Animation Studios, que tem um trabalho de anos com personagens cativantes e vendia seus produtos. Estava lá também o cartunista gaúcho Rafael Fritzen, conhecido por suas tirinhas ‘Ângulo de Vista’, participando pela primeira vez na Bienal do Livro Rio como visitante e autor convidado. Jéssica Goés vendia suas belas ilustrações, entre outros.

O ilustrador Tarcísio Ferreira, com traços inspirados no mangá, traz livros infanto-juvenis em cima da cultura brasileira e afro-brasileira. Ele conversou conosco, confira a seguir.

Além do Artists Alley, a Bienal do Livro também destaca a presença de quadrinhos japoneses, com mangás como “One Piece”, “Demon Slayer” e “Jojo’s Bizarre Adventure” sendo os mais procurados pelos jovens leitores, em especial na JBC.

A Turma da Mônica, que completa 60 anos em 2023, também teve um grande sucesso de vendas, com “Cebolinha: 1973” sendo o quadrinho mais vendido da editora.

A Bienal do Livro Rio oferece uma programação diversificada, incluindo sessões dedicadas ao universo dos mangás, quadrinistas independentes e artistas. O evento visa explorar a intersecção entre os livros e diversas formas de entretenimento, como games e streaming, proporcionando aos visitantes uma experiência cultural única.

Para conferir a lista completa de expositores e a programação do evento, visite o Instagram da Bienal: https://www.instagram.com/p/Cwvp-lsJP4F/?img_index=1

Além disso, veja os destaques de quarta-feira (06/09) na Bienal do Livro 2023:

Programação geek – Com sessões pensadas para explorar a transversalidade dos livros, a Bienal do Livro Rio terá, nesta quarta-feira, 6 de setembro, um dia de programação dedicado ao universo dos mangás, à jornada dos quadrinistas e aos artistas do mundo independente.

12h – Estação Plural – O NOVO MANGÁ: SUNNY SUNNY ANN!, DE MIKI YAMAMOTO Leandro Gon, Daniela Mazur e Isabela Alcântara        

13h – Estação Plural – DESDOBRANDO CULTURAS: O IMPACTO DOS MANGÁS NO BRASIL Guto Barbosa, Tio Bruce, Tio San e Fred Animes 

14h – Estação Plural – POR TRÁS DO TRAÇO: BATE-PAPO COM ARTISTAS DO MUNDO INDEPENDENTE Mariza Scheid, Carlos Ruas, Guilherme Infante e Rafael Fritzen 

15h – Palavra-Chave – DO CONCEITO À PUBLICAÇÃO: A JORNADA DOS QUADRINISTAS Mariza Scheid, Felipe Cagno, Rapha Pinheiro e Sidney Gusman, jornalista especializado.

15h – Palavra-Chave – ENALDINHO: A LENDA DA INTERNET Conhecido por criar conteúdos cheios de diversão e aventura, Enaldinho se tornou um dos maiores youtubers do Brasil, com mais de 26 milhões de inscritos. 

16h – Estação Plural – MERGULHANDO NO UNIVERSO DOS BOARD GAMES: UM GUIA ALÉM DOS CLÁSSICOS Rafael Studart, Jack Explicador, Thiago Queiroz e Yuri 16h -Infantil – MESA DO AUTOR – GUILHERME KARSTEN, ESCRITOR E ILUSTRADOR 

17h – Estação Plural – DO LIVRO A LIVE: DESCOBRINDO LITERATURA NA ERA DOS STREAMERS Olhaogab, Andrea Bistafa, Livre senhas e Victor Almeida 

18h – Estação Plural – CONEXÕES VIRTUAIS: COMO A COMUNIDADE GAMER UNE MUNDOS Marychi, Coelho no Japão, Pedro Savino e Mariza Scheid  

Por fim, leia mais:

Bienal do Livro RJ 2023 | Confira as dicas de debates (pt. 1)

Deve ser um buraco no teto | Camila Paixão falasobre seu primeiro livro

Bienal do livro RJ 2023 | Confira as dicas de debates (pt. 2)

Anúncio
Clique para comentar

Escreve o que achou!

Crítica

‘Isto é Amor!’, saiba mais sobre o livro de Sonia Rosa, por Paty Lopes

Publicado

em

capa do Livro Isto é Amor de Sonia Rosa. Mostra uma mãe com seu filho, ambos são negros claros. O fundo é rosa.

Nia Produções Literárias nasceu em 2015. Veio de um desejo muito particular de levar literatura infantil com protagonismo negro a lugares não convencionais e assim alcançar um público que precisava, mas não conseguia ter acesso de forma “convencional” a essa literatura. Nia significa propósito, e com esse proposta que ela se sustenta por todo esse tempo (que parece ser pouco, mas só quem vive de empreender sabe o que cada dia a mais significa). Tatiana Oliveira, é a responsável pela curadoria dos livros editados pela Nia.

Vamos falar do livro “Isto é Amor!”. Obra da querida e renomada autora Sonia Rosa.

O livro apresenta ilustrações de Sandra Ronca, que não pecou. Podemos dizer que Sandra usou de toda sua aquarela em tons pastéis para ilustrações delicadas e que fazem bem aos olhos, posso dizer que uma das mais belas vista por mim.

Suavidade é o termo certo, mas que deixam as crianças conectadas.

Posso afirmar isso, pois li a história para crianças autistas no Museu de Arte Moderna, as crianças se encantaram com os corações e as demais figuras.

É possível entreter as crianças com as ilustrações do livro, em suas páginas, como já dito, notamos que as personagens trafegam em espaços diferentes, e também contém objetos que crianças em desenvolvimento da fala terão oportunidade de aprendizado, o que julgo importante, dependendo da fase que estão.

A gramatura do livro, das folhas, descartam a ideia de um livro simplório, se bem que nenhum livro é simplório, afinal são deles que adquirimos a maior riqueza da vida, o saber. Então posso dizer que temos um livro corpulento, que inclusive serve como um excelente presente de aniversário, de natal ou dia das crianças, afinal estamos em outubro e nada mais justo que incentivar a leitura dos pequenos. Mais que isso, aproximar-se, contar histórias, criar enlaces, que ficarão para a vida, na memória de cada criança.

O livro é mesmo um mimo, visita às estações do ano, permeia na escola, festa, praia, além de mencionar as frutas, tudo isso para falar sobre o amor.

Embora a autora tenha livros que abordem as relações étnicas-raciais, no livro Isto é Amor! Ela trouxe a ilustração de personagens negros somente, a história é aquela que todos conhecemos, ou quase todos, afinal falamos de um Brasil precário, em reconstrução, nem todas as crianças têm acesso à escola, alimentação sadia e infelizmente aos direitos que as cercam, os que estão no Estatuto da criança.

O livro faz entender o amor em amamentar, e tudo aquilo que nos leva a infância, como bolos, a presença da avó, banhos de mangueira, tudo simples e que cabe no bolso de qualquer pai e mãe. Isso é importante, não cria uma ilusão que para o amor é preciso tanto, o impossível para alguns pais. O que torna a leitura democrática. Curti bastante esse cuidado!

Esse livro foi criada para crianças negras? Já que as brancas não estão nas ilustrações? Claro que não! Eis aí um excelente momento de interatividade da criança e aquele que está lendo para elas, se for o caso.

Durante a contação de histórias, com crianças com síndrome de Down e autistas, em nenhum momento elas fizeram comentários, me fazendo perceber, que o racismo é coisa de adulto mesmo!

Caso as crianças questionassem, eu colaria fotos deles, da avó deles, ou abriria espaço para eles criarem os seus autorretratos, ao lado dos personagens, porque o que vale mesmo é que eles entendam que viverão em uma sociedade miscigenada, onde os direitos obrigatoriamente devem ser os mesmos para todos.

A saber, Sonia Rosa é carioca, mestre em Relações Étnicos-Raciais pelo Cefet/RJ, pedagoga, professora e contadora de histórias. Sua obra literária é repleta de personagens negros em protagonismo. Em 2020 comemora 25 anos de carreira, com mais de 50 títulos, sendo o primeiro “O Menino Nito”. Já recebeu alguns prêmios pela FNLIJ, inclusive o Altamente Recomendável. Alguns dos seus livros “visitaram” o Catálogo da Feira de Bolonha – maior evento de Literatura Infantil do mundo. Tem livros editados na França, países africanos de língua francesa, Itália, Galícia, México, Canadá e Estados Unidos. Dez bibliotecas levam o seu nome.

Para comprar: https://www.nialiteratura.com.br/product-page/isto-%C3%A9-amor

Por fim, leia mais:

Paty Lopes e o Livro Infantil: Meu Amigo Down

Paty Lopes e o Livro Infantil: O dia em que descobri o que é o Axé

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências