A Bienal do Livro Rio 2025 encerrou sua 22ª edição com números impressionantes e momentos históricos. Entre os destaques, uma emocionante homenagem à escritora Conceição Evaristo marcou o evento, promovida pelo TikTok e pela comunidade BookTok, que consagra autores populares entre os leitores jovens. Evaristo exaltou a força da escrita como resistência, recebeu presentes de empreendedores negros e homenagens de tiktokers. Foi emocionante.
Ainda por cima, a Império Serrano fechou o evento apresentando seu enredo de 2026, com foco em Conceição, e cantando outros de seus grandes sucessos. Foi um encerramento digno de um evento histórico que bateu recordes. Foram mais de 740 mil visitantes, um aumento de 23% em relação a 2023, e 6,8 milhões de livros vendidos, consolidando a Bienal 2025 como a maior e mais inovadora de sua história.
Com o conceito inédito de Book Park, o Riocentro realmente virou um grande parque literário, com ativações imersivas e interativas que encantaram o público. “Conectamos o público a autores e histórias com profundidade e diversão”, afirmou Tatiana Zaccaro, diretora da GL events Exhibitions.
Mais de 1.850 autores, entre nacionais e internacionais, estiveram presentes. A Bienal do Livro 2025 consolida o Rio como Capital Mundial do Livro pela UNESCO. A presença de figuras como Chimamanda Ngozi Adichie, em bate-papo com Taís Araújo, e encontros entre autoras como Evaristo, Teresa Cárdenas (Cuba) e Zukiswa Wanner (África do Sul), evidenciaram a relevância global da programação. “A Bienal é essa potência que impulsiona o universo literário”, destacou Dante Cid, presidente do SNEL.

Além dos números e das atrações, a Bienal do Livro reforçou seu papel social.
Cerca de 130 mil estudantes participaram da visitação escolar, com R$ 16 milhões investidos em vouchers para compra de livros, permitindo acesso direto à leitura. A iniciativa segue com o projeto “Bienal nas Escolas”, que levará autores às instituições públicas até o fim de 2025.
Estive presente em vários dias da Bienal do Livro e fiquei maravilhado. Cubro há anos e é incrível como segue crescendo e se atualizando. A união em 2025 com o TikTok foi providencial, os livros e o mundo digital caminham juntos. A mescla de autores em início de carreira com os consagrados sempre gera uma energia fantástica e era divertido ver as pessoas com malas de viagem para carregarem os tantos livros que compram. Muitas editoras souberam aproveitar e deram grandes descontos, facilitando a vida dos leitores.
Com 130 mil m² ocupados, mais de 1.200 horas de conteúdo, ativações como Roda-Gigante Leitura nas Alturas, Labirinto de Histórias e Biblioteca Fantástica, além de um aplicativo com mais de 73 mil downloads, a Bienal do Livro Rio 2025 se encerra como um marco. Não apenas pela grandiosidade, mas por ter reafirmado que o livro é o epicentro de transformações culturais e sociais no Brasil.
Siga-nos e confira outras dicas em @viventeandante e no nosso canal de whatsapp !