Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e termos de uso.
Aceito
Vivente AndanteVivente AndanteVivente Andante
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Font ResizerAa
Vivente AndanteVivente Andante
Font ResizerAa
Buscar
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
biblioteca de cinema marialva monteiro (1)
CinemaCulturaEventosLiteratura e HQ

Rio de Janeiro ganha biblioteca gratuita especializada em cinema

Por
Alvaro Tallarico
Última Atualização 19 de março de 2023
4 Min Leitura
Share
SHARE

A Biblioteca de Cinema Marialva Monteiro ganha inauguração no dia 04 de fevereiro, nas Casas Casadas no espaço anexo ao Centro Cultural Cavideo. Será a primeira biblioteca dedicada ao cinema do Rio de Janeiro. Ou seja, com foco em livros, catálogos, revistas e álbuns ligados à Sétima Arte.

Em conjunto com o acervo gratuito de filmes de arte da Cavideo, a nova biblioteca pretende funcionar como um centro de pesquisa para estudantes, professores, pesquisadores e cinéfilos em geral.

A princípio, o acervo já conta com dois mil livros, que foram doados por curadores, artistas, cineastas e colecionadores que atenderam a um chamado nas redes sociais do cineasta e produtor cultural Cavi Borges, idealizador do projeto.

Dessa forma, em menos de 30 dias, chegaram cerca de 2000 livros doados por profissionais do audiovisual como o diretor Cacá Diegues, Hernani Hefner (diretor da Cinemateca do MAM), Isabel Diegues (editora Cobogó), Vik Birkbeck (curadora do Festival do Rio e videomaker), Carlos Alberto Mattos (crítico de cinema e pesquisador), Mario Abbade (crítico de cinema e cineasta), Denise Lopes (professora de cinema da PUC), Fabiano Canosa (conhecido programador e responsável pela Geração Paissandu), Ilda Santiago (uma das sócias do Estação Botafogo e diretora do Festival do Rio), Sandra Villela ( jornalista e assessora de imprensa), Bernadete Duarte (repórter do canal Brasil), entre muitos outros amigos e frequentadores da CAVIDEO.

Empréstimos gratuitos

A Biblioteca de Cinema Marialva Monteiro emprestará os livros gratuitamente por até uma semana para os interessados, que também podem ler e consultar os livros no Espaço Cultural Cavideo.

O nome da biblioteca é uma homenagem a educadora e fundadora do Cineduc, Marialva Monteiro. Ela se dedica há mais de 50 anos em usar o cinema como instrumento e ferramenta de educação para crianças e jovens.

Aliás, no mesmo dia acontece o lançamento do livro “O Cinema Carioca na Lente da História”. A obra da Rio Filme fala sobre os cinemas antigos de rua da cidade do Rio de Janeiro. Será distribuído gratuitamente para quem doar outro livro de cinema para a Biblioteca.

Além disso, também acontecerá o lançamento do livro “O Cinema Independente Brasileiro Contemporâneo em 50 Filmes de Marcelo Ikeda”.

A saber, o funcionamento da biblioteca seguirá todas as medidas preventivas de combate à pandemia.

Serviço:

Evento de abertura Biblioteca de Cinema Marialva Monteiro

Data: 4 de fevereiro de 2021

Horário: das 14h às 18h

Local: Ruas das Laranjeiras, 307, Laranjeiras, Rio de Janeiro

Horário da biblioteca: Inicialmente de segunda à sexta das 10h às 17hs, os livros serão emprestados gratuitamente por até uma semana para os interessados, que também podem ler e consultar os livros no Local (Espaço Cultural Cavideo).

Ademais, leia mais:
Enfim, na campanha pelo Oscar, ‘BABENCO’ divulga novo trailer
24ª Mostra de Cinema de Tiradentes define tema e homenageia Paula Gaitán
Ostinato | Filme de Paula Gaitán mostra o processo criativo de Arrigo Barnabé
Tags:biblioteca de cinemacavideoEspaço Cultural Cavideolivros de cinemalivros sobre cinema
Compartilhe este artigo
Facebook Copie o Link Print
Alvaro Tallarico's avatar
PorAlvaro Tallarico
Follow:
Jornalista especializado em Jornalismo Cultural pela UERJ.
3 Comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gravatar profile

Vem Conhecer o Vivente!

1.7kSeguidoresMe Siga!

Leia Também no Vivente

Bienal Rio de Arte e Tec
CulturaEventos

Museu do Amanhã recebe a primeira edição da Nova Bienal Rio de Arte e Tecnologia

Redação
6 Min Leitura
Batem a Porta critica
NotíciasCinemaCrítica

Batem à Porta | M. Night Shyamalan voltou

Sérgio Menezes
3 Min Leitura
Websérie inédita com Marcelo Laham alerta sobre apneia do sono
SériesNotícias

Mundo Sonolento | Websérie inédita alerta sobre apneia do sono

Redação
2 Min Leitura
logo
Todos os Direitos Reservados a Vivente Andante.
  • Política de Privacidade
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?