Bienal do Livro Rio 2025 celebra literatura, diversidade e espiritualidade com grandes lançamentos e presenças ilustres
Entre os dias 13 e 22 de junho, o Riocentro, na Barra da Tijuca, se transforma mais uma vez no epicentro da cultura literária do Brasil com a realização da Bienal do Livro Rio 2025. A programação deste ano promete encantar leitores de todas as idades com autores renomados, lançamentos aguardados, sessões de autógrafos e bate-papos que cruzam literatura, cinema, espiritualidade e diversidade.
Clarice vê estrelas brilhar
Um dos destaques da edição é o relançamento de “Clarice Vê Estrelas”, de Letícia Pires, pela Editora Mostarda. A obra, que volta às prateleiras após 13 anos, narra a história de Clarice, uma menina preta de quase oito anos que, ao se sentir invisível com a chegada de um novo irmão, encontra em um livro mágico e no fantástico Circo Aquarius um universo de pertencimento e acolhimento. A narrativa trata de temas como racismo, autoestima e diversidade, com ilustrações de Kammal João.
A autora participa no domingo (15), às 17h30, da programação oficial na Praça Além da Página Shell, ao lado dos atores Jeniffer Dias e Digão Ribeiro. O trio debaterá a adaptação da obra para o cinema — filme com estreia prevista ainda para 2025 e coprodução de Bruno Gagliasso e Vini Jr.

Valores e fantasia na infância
Outro ponto alto da Bienal é o lançamento de “O Semeador de Virtudes”, HQ infantojuvenil de Paulo Debs, publicada pela Editora Vida. Inspirado na parábola bíblica do semeador, o livro acompanha Rhavel, jovem habitante do mundo fictício de Mundhen, em uma jornada de fé, coragem e ensinamentos cristãos. Debs estará no estande da editora nos dias 16 e 17, às 10h e 14h, para sessões de autógrafos.
A Editora Vida marca presença com uma programação extensa voltada à literatura gospel e espiritualidade, reunindo autores como Karina Bacchi, Ana Campagnolo e Diego Menin.
Ciranda Cultural aposta na magia e na interação
Com o maior estande da feira (mais de 1.600 m²), o Grupo Ciranda Cultural oferece experiências imersivas com personagens como Hello Kitty e Enaldinho, além de uma escultura gigante de Harry Potter. Entre os autores convidados estão Geovanna Tominaga, Rainer Cadete e Cafu. O britânico Tim Warnes, autor de Perigoso!, também participará de sessões de autógrafos nos dias 13 e 14, além de integrar o podcast Ciranda Cast.
Alta Books bate recorde de lançamentos
O Grupo Editorial Alta Books lança 83 títulos nesta edição. A autora Alê Motta participa de um bate-papo sobre literatura e memória corporal no Café Literário Pólen, no dia 18, às 18h. Já Paula Gicovate discute a nova literatura carioca no dia 17. Os lançamentos do selo cristão Contra o Vento e da Morro Branco também integram a programação.
Cinema e espiritualidade em pauta
A Globo Filmes traz sessões especiais ao ar livre com títulos como O Auto da Compadecida (16/06), Medida Provisória (17/06) e Fala Sério, Mãe (20/06). A exibição do clássico de Ariano Suassuna contará com aula-show do neto do autor e cortejo da Orquestra Armorial.

Outro momento aguardado será a palestra da Monja Coen, no dia 15/06, às 14h, no Café Literário Pólen, sobre o livro “Ser feliz: É possível?”, em coautoria com Gustavo Arns. A monja falará sobre caminhos para a paz interior e plenitude.
Serviço – Bienal do Livro Rio 2025
13 a 22 de junho
Riocentro – Av. Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
Ingressos: www.bienaldolivro.com.br
Segunda a sexta: 9h às 22h | Sábados e domingos: 10h às 22h
Siga-nos e confira outras dicas em @viventeandante e no nosso canal de whatsapp !



