Conecte-se conosco

Música

Portuguesa | Carminho leva seu novo álbum em turnê por cinco cidades brasileiras

Confira aqui as datas dos shows

Publicado

em

Carminho em foto de Fernando Tomaz

A cantora e compositora Carminho está prestes a iniciar uma turnê para apresentar seu novo álbum, “Portuguesa”, em cinco cidades brasileiras. O álbum reflete a profunda busca da artista pela essência do fado e sua jornada artística pessoal. O título simboliza sua autodescoberta como mulher e artista e sua conexão com a poesia e a língua portuguesa.

Filha da famosa fadista Teresa Siqueira, Carminho cresceu no fado. Contudo, no decorrer da vida foi criando uma relação íntima com a música brasileira. Já fez parcerias com nomes como Chico Buarque, Caetano Veloso, Marisa Monte, Milton Nascimento, e outros. Além disso, tem um álbum inteiro cantando Tom Jobim.

“Algumas das minhas maiores referências são sem dúvida a minha mãe, as também fadistas Beatriz da Conceição e Amália Rodrigues, mas também outros artistas fora do fado como Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Caetano Veloso, Chico Buarque, Lou Reed, Leonard Cohen, os Beatles e Queen”, diz Carminho.

A princípio, a turnê, que passará por São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Ilhabela, destaca a influência do fado e da música brasileira em sua vida. A turnê, que começa com um concerto em São Paulo, promete destacar o repertório do álbum “Portuguesa”, com suas colaborações e composições pessoais.

Aliás, confira abaixo a música que abre o álbum, e siga lendo:

O álbum “Portuguesa” conta com 14 composições, várias com letras e músicas suas, entre outros autores. A compositora e intérprete esteve a frente da produção do álbum e da composição de fados tradicionais originais. Por exemplo, usou poemas de Sophia de Mello Breyner Andresen, David Mourão-Ferreira ou Manuel Alegre, mas também de Marcelo Camelo, Luísa Sobral, Joana Espadinha e Rita Vian.

Datas da turnê no Brasil:

26/08 – São Paulo – Sala São Paulo – Orquestra Jazz Sinfônica e participação do Silva (ingressos esgotados)

30/08 – Porto Alegre – Teatro Bourbon Country

31/08 – Rio de Janeiro – Vivo Rio

01/09 – Belo Horizonte – Sesc Palladium 

02/09 – Ilhabela (SP) – Teatro Vermelhos

Ademais, leia mais

A Vida Invisível é um fado de Amália Rodrigues
Respirar | Single de Suzana Morales é sopro
Juliana Linhares | Nordeste, Cultura, Arte, Política, Pietá e Iara Ira

Anúncio
Clique para comentar

Escreve o que achou!

Música

Hélder Viana lança o single ‘Você me Ama’ com participação de Flávio Venturini

Publicado

em

Hélder Viana e Flávio Venturini em um estúdio de gravação. É a Capa do single 'Você Me Ama'.

O cantor, compositor e violonista mineiro Hélder Viana está com trabalho novo. “Você me Ama” é uma canção de amor que explora os elementos da música brasileira e chega às redes com a participação do famoso cantor, músico e compositor Flávio Venturini. O encontro está registrado no clipe abaixo e o single está nas plataformas digitais.

Composição de Hélder, a novidade conta com as colaborações de nomes como Enéias Xavier, Neném e Deângelo Silva. Tem um gosto de Bossa Nova.

Aliás, veja o clipe a seguir, e continue lendo:

Oriundo de uma tradicional família de congadeiros, Hélder Viana nasceu no município de Oliveira, interior de Minas Gerais, em 1963. Iniciou a carreira artística em 1978, no festival da canção local, passando depois a residir em Belo Horizonte, para onde foi estudar e tocar em bares, em 1984. Participou do “I Seminário Brasileiro da Música Instrumental”, idealizado por Toninho Horta e realizado em Ouro Preto, em 1986. Nessa época, estudou violão com Amauri Aranha e trabalhou como percussionista em diversas bandas, como a instrumental Nhoc. No teatro, tocou em peças como “Zumbi”, “Os Saltimbancos”, “O Trem das Vertentes” e “Tempestade” (tendo feito a trilha sonora da última). Acompanhou diversos artistas, entre eles, Amelinha, Oswaldinho do Acordeon e Sivuca.

Em 1994, foi o vencedor do “I Festival do Tribunal de Justiça de Minas Gerais” com a composição “Búzios”, interpretada pela cantora Loslena e julgada pelo emblemático letrista Fernando Brant. Em 2001, lançou o primeiro álbum, “Cabrália”, com participações especiais do saxofonista Chico Amaral, do guitarrista Celso Moreira e do percussionista Sidinho Moreira. O show do disco percorreu o Sudeste por quase uma década e foi aclamado pela crítica, ganhando elogios de ninguém menos do que Milton Nascimento. Entre 2011 e 2013, realizou a sua primeira turnê internacional, passando por Portugal, Itália, Espanha, França e Inglaterra, registrada em dois DVDs. Após dois anos de pandemia, ele retorna aos palcos do Rio de Janeiro – onde não se apresentava desde 2019 – com um time de artistas renomados.

Por fim, leia mais:

O retorno das penosas na Netflix: A fuga das galinhas – A ameaça dos nuggets

Xuxa volta aos cinemas com ‘Uma fada veio me visitar’

Convenção das bruxas | Remake traz representatividade como diferencial

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências