A história de Carukango, líder quilombola moçambicano que enfrentou a escravidão na serra de Macaé, ganha vida nos palcos em uma apresentação única e gratuita no Teatro da UFF, em Niterói. O espetáculo, que leva o nome do protagonista, será encenado no dia 31 de julho, às 19h, com entrada franca e intérprete de Libras, reafirmando o compromisso com a acessibilidade e a democratização cultural.
Com dramaturgia e direção de Yuri Negreiros, “Carukango” é uma produção do Núcleo de Experimentos Cênicos (NEC) e tem no elenco o ator e cantor Darling Mendonça. A montagem utiliza manifestações afro-brasileiras como candomblé Ketu-Nagô, Maculelê e cantos vissungos, heranças culturais entoadas por pessoas escravizadas no interior de Minas Gerais.
“O espetáculo é uma potente celebração da memória ancestral e do protagonismo negro na identidade brasileira, contrapondo-se à invisibilização histórica dessas narrativas”, destaca o diretor Yuri Negreiros.
A peça circula novamente pelo Estado do Rio de Janeiro após ser contemplada pelo edital Fluxos Fluminenses, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Em edições anteriores, foi apresentada gratuitamente em diversas cidades fluminenses.
Serviço – Carukango – Espetáculo teatral
31 de julho (quarta-feira), às 19h
Teatro da UFF – Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí – Niterói
Entrada gratuita – Ingressos distribuídos 1h antes na bilheteria
Classificação: Livre
Com intérprete de Libras
Siga-nos e confira outras dicas em @viventeandante e no nosso canal de whatsapp !
Ficha técnica
Texto e direção: Yuri Negreiros
Atuação: Darling Mendonça
Músico: Marcelo Rodrigues
Iluminação: Rennan Magalhães
Assistência de direção: Peterson Feroli
Produção executiva: Luisa Pasquali
Realização: Núcleo de Experimentos Cênicos (NEC)



