Música
Cássia Reggae | Confira os sucessos de Cássia Eller na praia do reggae
Publicado
1 ano atrásem
Por
Redação
Gênero musical que floresceu na Jamaica ao longo dos anos 1960, ganhando o mundo na década seguinte, o reggae também simboliza um estado de espírito. É um ritmo que emana vibrações de paz, amor e justiça social. Essas boas vibrações são direcionadas por um elenco all-star para Cássia Rejane Eller (10 de dezembro de 1962 – 29 de dezembro de 2001) em dois álbuns produzidos por Sergio Fouad e Fernando Nunes para a Universal Music, sob a coordenação de Taísa Rennó e Alice Soares, para celebrar os 60 anos de nascimento da artista carioca.
O primeiro álbum do projeto “Cássia Reggae” chega ao mercado fonográfico em 1º de julho, Dia Internacional do Reggae, promovido pela gravação de “O Segundo Sol” (Nando Reis, 1999), na voz de Gilberto Gil. A faixa gerou clipe que entra em rotação às 11h do mesmo dia 1º de julho. Previsto para o segundo semestre desse ano, o segundo disco complementa o projeto que reúne todos os músicos que tocaram com Cássia ao longo das várias fases da carreira da artista e cantores que cruzaram o caminho pessoal e artístico da cantora, além de vozes afinadas com o reggae e com a música da artista.
Uma das maiores saudades do Brasil, Cássia Eller deixou discografia referencial que totaliza nove álbuns lançados entre 1990 e 2021, além de títulos póstumos como “10 de Dezembro” (2002). São nesses discos que estão as músicas reprocessadas na cadência jamaicana em “Cássia Reggae”, com os toques de músicos como Fernando Nunes (baixo), Caio Garcia (guitarra) e Guaraci Akani (bateria).
É justo que o foco inicial do primeiro disco do projeto duplo jogue luz sobre “O Segundo Sol” na visão de Gilberto Gil. Além de ser compositor gravado por Cássia, que deixou registros de músicas como “Oriente” (revivida em 1992) e “Pedra Gigante” (parceria com Bené Fonteles que Cássia gravou em 1999), além de ter cantado “Chororô” com o autor, Gil foi um dos primeiros cantores a importar o reggae para o Brasil nos anos 1970.
Contudo, é inevitável que Nando Reis seja o compositor mais recorrente na ficha técnica de “Cássia Reggae 1”. A irmandade entre Cássia e o artista fez com que a cantora fosse, a partir de 1999, uma das mais perfeitas traduções do cancioneiro pop de Nando. Ainda assim, é com música alheia – “Lanterna dos Afogados” (Herbert Vianna, 1989), canção regravada por Cássia em álbum de 1994 – que Nando Reis abre o álbum “Cássia Reggae” com reggae evocativo da alma roqueira que animava o espírito da cantora e que norteou a obra de Nando na fase vivida com o grupo Titãs.
Herdeiro artístico da Cássia, Francisco Eller – Chico Chico ou Chicão, para os íntimos e para o Brasil – é presença indispensável nesse tributo. Em “Cássia Reggae”, Chicão se junta a Jorge Du Peixe para dar acento jamaicano a “Coroné Antônio Bento” (João do Vale e Luiz Wanderley, 1970), o baião encharcado de soul apresentado ao Brasil por Tim Maia (1942 – 1998) e revivido por Cássia no disco de 1994 em que a cantora adotou repertório mais pop. Pupilo toca bateria na faixa, também encorpada com o toque da guitarra de Walter Villaça, músico que tocou com Cássia.
Em registro vibrante, “Amor Destrambelhado”, estão Lan Lanh e Márcio Mello, compositores da música que Cássia tomou para si no show baseado no álbum “Veneno Antimonotonia” (1997) por detectar o parentesco da letra com a sintaxe da obra de Cazuza (1958 – 1990), mote do disco e do show, eternizado nos álbuns “Veneno Vivo” (1998) e “Todo Veneno Vivo” (2019).
Projetado nacionalmente a partir de 1993 como vocalista de uma das bandas de reggae mais populares do Brasil, Cidade Negra, Toni Garrido joga “Palavras ao Vento” (Moraes Moreira e Marisa Monte, 1999) em cadência pulsante enquanto Margareth Menezes, potente voz associada primordialmente ao samba-reggae da Bahia, se junta ao Maestro Tiquinho, ás do trombone, para ecoar “Malandragem” (Roberto Frejat e Cazuza, 1994).
Fechando o primeiro volume de “Cássia Reggae”, Zé Ricardo turbina “O Meu Mundo Ficaria Completo (Com você)” em gravação que tem os toques do baterista Cezinha e do tecladista Marcio Lomiranda.
O elenco all-star de “Cássia Reggae” emana as melhores vibrações para a cantora que saiu precocemente de cena, aos 39 anos, mas permaneceu na memória afetiva do Brasil.
Cássia Eller vive!
*Texto por Mauro Ferreira
Enfim, ouça e baixe aqui: https://umusicbrazil.lnk.to/
Ademais, leia mais:
Bárbara Silva lança a faixa “Mais Um Trabalhador”, com videoclipe
“Que Bom Te Ter Aqui”, single de Bárbara Silva faz parte de novo EP
Âmago | Bruno Ruy lança clipe de canção existencial
Você pode gostar
Onde? | Álbum de Chico Chico e Fran nos faz parar no tempo para ouvir
Porangareté | Selo ligado à Cassia Eller reúne Chico Chico, Júlia Vargas, Khrystal, Posada e grande elenco em álbum coletivo
Flora Matos comemora aniversário com novo single “Boy Magia”
Fidelis vem com ‘Pouco Troco’ e viagem musical pela América Latina
Espetáculos
Ivete 3.0 | Ivete Sangalo comemora 30 anos de carreira com muitas novidades
Em uma coletiva realizada em São Paulo nesta quinta-feira, Ivete Sangalo anunciou o projeto Ivete 3.0. Idealizado para comemorar seus 30 anos de carreira. O projeto vai trazer vários eventos que vão fazer a alegria dos fãs da cantora.
Publicado
3 dias atrásem
21 de setembro de 2023Por
Livia Brazil
Em uma coletiva realizada em São Paulo nesta quinta-feira, Ivete Sangalo anunciou o projeto Ivete 3.0. Idealizado para comemorar seus 30 anos de carreira. O projeto vai trazer vários eventos que vão fazer a alegria dos fãs da cantora.
“O Ivete 3.0 é a confirmação de tudo que eu sonhei pra mim e me foi dado. E de tudo que tenho sonhado para o futuro e que vou ter. Alegria, música, muita emoção, muitas memórias e um público delicioso me acompanhando nessa jornada”, diz Ivete.
Apresentada por Sarah Oliveira, na coletiva também estavam presentes, além de Ivete, Ricardo John, CEO da FCB Brasil, agência de publicidade que assina a criação do conceito, da identidade visual e dos desdobramentos de toda a comunicação da comemoração; Boninho, diretor geral de Variedades da Globo; Pepeu Correa, CEO da 30e, empresa criada que trouxe revolução ao mercado do entretenimento por oferecer excelência em projetos e está à frente dos shows que estão por vir; Antônio Rodrigues, diretor de marcas da IS; e Gabriela Comazzetto, diretora geral de negócios do Tik Tok América Latina.
Trazendo como lema a frase “Reivete-se”, Ivete 3.0 é um convite para que todos sejam como Ivete: alegres, pra cima, sempre com sede de algo mais e melhor. Segundo Ricardo John, o objetivo é olhar para o presente e para o futuro. E um futuro cheio de animação, como a cantora.

30 shows e especial de fim de ano
Em 2024, os fãs podem se preparar para shows grandiosos. Serão 30 shows pelo Brasil, todos os estádios, para suportar a grandiosa estrutura e equipamentos utilizados. E dar chance para a maior quantidade possível de fãs estarem perto de sua ídola. Ivete deixou bem claro durante toda a coletiva que sua maior motivação são os fãs, por isso faz tudo pensando neles. Por querer que todos tenham acesso a seus shows, e sabendo da situação econômica da maioria da população brasileira, fará, ao final da turnê, um DVD especial para que seus fãs possam assistir ao show em casa.
Além disso, o dia 20 de dezembro marca o início desse projeto tão importante para Ivete. Qual vai ser esse marco? Um show no Maracanã, no Rio de Janeiro. Ivete já prometeu três canções novas: duas com parcerias incríveis e uma dedicada aos fãs. Que, segunda ela, todos terão que aprender a cantar para fazerem coro, já que ela, provavelmente, ficará muito emocionada. E de casa você vai poder fazer parte do coro também. Em parceria com a TV Globo, o show será transmitido ao vivo, logo após a novela das 21h. Será o primeiro especial de fim de ano de Ivete na TV Globo, que, segundo Boninho, sempre será bem-vinda na emissora.
“Serão mais de 40 câmeras para entregar tudo para o público de casa.”, disse o diretor. Ele também deixou escapar que o público terá acesso a grandes eventos pela emissora, como o show da cantora. Será que vem mais shows ao vivo por aí?
Ingresso solidário
Se você é fã da baiana, fique de olho: as vendas dos ingressos para o show do Maracanã começará em breve. Parte da renda do show se destinará ao Instituto Ivete Sangalo, bem como ações solidárias realizadas em todo projeto. Desde que pisou pela primeira vez em um palco, Ivete sempre acreditou que nada se constrói sozinho. Essa intenção se fortaleceu com o decorrer dos anos com a criação da organização que leva seu nome. Sem fins lucrativos, a entidade tem como missão apoiar e impulsionar causas destinadas às crianças e adolescentes em situação de risco ou vulnerabilidade no Brasil.

Carnaval 2024 e The Masked Singer Brasil
Não pense, porém, que as novidades param por aí. Um dos maiores nomes do Carnaval de Salvador, em 2024 a cidade vai ter Ivete por ainda mais dias. Além do já tradicional Trio Pipoca da Ivete, esse ano a cantora vem com o Bloco Coruja. Especialmente em 2024, ela sairá três dias do Carnaval baiano: sábado, domingo e segunda-feira. Cada dia representará uma década de carreira da artista. A TV Globo vai transmitir o Trio Pipoca da Ivete na tarde de quinta-feira, que antecede o feriado.
Além disso, em janeiro estreia a quarta temporada do The Masked Singer Brasil. As gravações do reality show que tem Ivete como apresentadora já começaram. Na coletiva, Boninho quase soltou quem são algumas das celebridades escondidas por baixo das máscaras, mas, para tristeza dos curiosos, conseguiu segurar e manter o segredo.
Ivete Tiktoker
Ligada nas tendências, será lançada, no TikTok, a web série Ivete 3.0. Com seis episódios gravados em uma casa em Salvador, explora territórios de afinidade de Ivete. Alguns exemplos são culinária, moda, mudança de estilos ao longo dos anos, humor e multifacetas artísticas da cantora. Os fãs podem aguardar os episódios entre os meses de setembro e outubro.
O público também vai ficar contente com o Na estrada com Ivete. Um videocast gravado dentro de um carro onde o convidado é passageiro em uma carona em que a motorista é ninguém menos que Ivete Sangalo. Serão seis episódios em que Ivete receberá, enquanto dirige, um convidado diferente para um bate-papo durante a carona. De acordo com a temática principal de cada episódio, Ivete vai recordar momentos que viveu em que precisou daquele gás a mais e as pessoas não sabem. Histórias de mudança de hábitos, rotina ou reinvenção que acumuladas ao longo de sua carreira. Ócio criativo também será um gancho para assunto dentro do projeto, onde a cantora trará o contexto de criação/composição de uma de suas músicas em cada episódio. A previsão de lançamento do primeiro episódio é para a segunda quinzena de novembro, também no perfil de Ivete no TikTok.
E documentário, será que sai?
Ivete e Boninho deram a entender que é muito provável que saia um documentário, com exibição pela TV Globo. Mostrando os bastidores dos 30 shows, do show do Maracanã e contando um pouco sobre a história da cantora. Os fãs de Ivete Sangalo terão muito com o que se deliciar em 2024!
Por fim, leia mais:
Pato Fu comemora 30 anos com show no Circo Voador
Paulinho Moska | Entrevista Exclusiva
Madureira recebe show gratuito de Jongo com Quilombos centenários

ABAV Expo 2023: Embratur assina acordo com Resorts Brasil
Espaço de Arte e Cultura Atelier 612 promete programação cultural diversa em Vila Valqueire

Os Cachorros do Parque | por Paty Lopes

‘A Freira 2’ lidera bilheterias brasileiras e diretor explica sua visão. Entenda!
Cultura
Espaço de Arte e Cultura Atelier 612 promete programação cultural diversa em Vila Valqueire
A artista plástica Carla Carvalhosa e a gestora Grace Carvalhosa estão prestes a inaugurar o Espaço de Arte e Cultura...


Ivete 3.0 | Ivete Sangalo comemora 30 anos de carreira com muitas novidades
Em uma coletiva realizada em São Paulo nesta quinta-feira, Ivete Sangalo anunciou o projeto Ivete 3.0. Idealizado para comemorar seus...


‘Antes que eu me esqueça’ faz último final de semana no Rio
O espetáculo está em cartaz no Teatro Ruth de Souza no Centro Cultural Municipal Glória Maria, antigo Parque das Ruínas...


Crítica | One Piece, a série, primeira temporada na Netflix
Fidelidade e diversão
Crítica


Os Cachorros do Parque | por Paty Lopes
“Os Cachorros do Parque”. Cães são para além de bichos de estimação. Impossível esquecê-los, são responsáveis por momentos bons em...


Mercenários 4: Mais ação, explosões e piadinhas
Mais do mesmo para os fãs da franquia


‘A Filha do Rei do Pântano’ tem fotografia eficiente em um suspense que começa bem
Daisy Ridley estrela


Pérola | Um filme emocionante sobre mães
Pérola é adaptação para as telas de peça teatral homônima de Mauro Rasi. Peça que foi um fenômeno na época...
Séries


HBO Max anuncia ‘Como Água para Chocolate’, série original baseada no romance de Laura Esquivel
Estrelada por Irene Azuela, Azul Guaita, Ari Brickman e Ana Valeria Becerril, a produção iniciou as filmagens nesta semana, no...


Série ‘One Piece’ é renovada na Netflix, saiba mais
Criador confirma a boa notícia


Ilhados com a Sogra | Conheça o novo reality show da Netflix
Veja o trailer e a data de estreia do primeiro programa original do gênero no Brasil


Game Of Thrones | O próximo volume terá 1.000 páginas
Notícias sobre a continuação da saga
Literatura


Aonde Mora a Vovó?, por Paty Lopes
Um bom livro infantil


Veja os destaques do domingo na Bienal do Livro 2023
Domingueira promete muitas promoções de livros e momentos de emoção


‘Cordel Camará’ é um show de referências, por Paty Lopes
Lendas da capoeira em literatura popular


Confira as dicas e destaques para a Bienal do Livro 2023 no feriadão
Artist´s Alley é um dos melhores setores bem como a programação paralela
Música


Madureira recebe show gratuito de Jongo com Quilombos centenários
Álbum com 32 pontos inéditos será lançado dia 23 de setembro


Pato Fu comemora 30 anos com show no Circo Voador
Ainda tem Graveola e Marcelinho da Lua


José González faz show da turnê ‘Local Valley’ no Circo Voador
José González retorna ao palco do Circo Voador com seu cativante violão para uma noite de indie folk internacional. Na...


Projeto Duo Fanfarrão leva musicalização infantil às crianças de Mangaratiba e Itaguaí
Apresentações musicais gratuitas
Tendências
- Cinema2 meses atrás
Terceira temporada de ‘The Chosen’ estreia nos cinemas com a jornada dos discípulos de Jesus
- Música2 meses atrás
Hungria e Maestro João Carlos Martins lançam clipe de ‘Preta’ | Assista aqui
- Cinema1 mês atrás
São Miguel Arcanjo, o Anjo Maior | Crítica
- Cinema2 meses atrás
‘São Miguel Arcanjo – O Anjo Maior’ chega aos cinemas brasileiros
- Literatura2 meses atrás
O Mapa da Poesia – Óbidos: Livro viaja pela pitoresca cidade portuguesa
- Cinema2 meses atrás
Paris Filmes apresenta o trailer claustrofóbico de ‘Sem Ar’
- Crítica2 meses atrás
Essência feminina conduz novo álbum de IZA: AFRODHIT | Crítica
- Literatura2 meses atrás
Bienal do Livro RJ 2023 | Confira as dicas de debates (pt. 1)