A cidade de Belo Jardim, no interior de Pernambuco, iniciará uma semana de imersão na cultura audiovisual brasileira com o tema Cinema e Sociedade, o VII Cine Jardim – Festival Latino-americano de Cinema de Belo Jardim. Ocorre entre os dias 22 e 27 de maio e também estará na disponível para todo o Brasil por meio da Plataforma Cardume (cardume.tv.br). O evento promoverá exibições, oficinas e debates.
O longa-metragem cearense Pequenos Guerreiros, dirigido por Bárbara Cariry, é a atração de abertura do festival, com exibição no Cine Teatro Cultura de Belo Jardim. Na trama, Cosme e Dona Maria, acompanhados do filho Benedito e dos sobrinhos Matheuzinho e Bruna, fazem uma viagem do litoral até a cidade de Barbalha, onde vão pagar uma promessa na Festa do Pau da Bandeira. A viagem é uma descoberta das paisagens, das histórias e das riquezas culturais do sertão. As três crianças vivem um processo de encantamento e afetividade e, depois da bonita aventura, Bruna, Matheuzinho e Benedito serão para sempre grandes amigos.
Além disso, outro destaque é o curta-metragem O Preto de Azul, de Alvaro Tallarico e Leandro Ferra. Totalmente sem diálogos, traz a história de um menino que viaja em busca de seu sonho artístico. A obra traz diversas metáforas e mitologias, juntamente com doses de fé e aventura. O jovem percorre um mar que é como um ser enigmático e implacável, uma selva submersa, entre medos e meditações. A música é linha que guia na trilha sonora original do Kaialas, projeto que une Brasil, com Alvaro Tallarico, e Cabo Verde, na voz do cantor Plácido Vaz.
Confira o trailer abaixo, e siga lendo:
Duas oficinas serão oferecidas de forma gratuita para a população de Belo Jardim voltadas para jovens a partir de 15 anos. As aulas da Oficina Documentando, ministrada por Marlom Meirelles, acontecem de 22 a 27 de maio na Escola de Artes Integradas do Instituto Conceição Moura. O curso apresentará o gênero documentário como ferramenta de preservação e resgate à memória, proporcionará atividades que estimulem a criatividade e a sensibilidade dos alunos e realizará um documentário digital como resultado das aulas.
Por outro lado, a oficina Crítica de Cinema para Formação do Júri Jovem, ministrada por André Guerra, acontece na Escola Estadual Professora Maria Galvão e pretende discutir a análise dos elementos de linguagem fílmica de maneira acessível e abrangente, mostrando como o pensamento crítico é uma ferramenta de aproximação da obra, não de distanciamento.
Mostras especiais
A príncipio, a programação conta com 67 curtas-metragens realizados no Brasil, Panamá e Chile, divididos em uma mostra principal e outras seis paralelas. Além das exibições no Cine Teatro Cultura, em Praça Pública com a mostra, ao ar livre, Rota de Migrações e na plataforma Cardume, o festival também realiza uma série de atividades paralelas gratuitas, sempre comprometido com o debate e a formação de público em relação à produção audiovisual contemporânea.
Além da Mostra Competitiva de Curtas-metragens Latino-americanos, que será avaliada por um júri especial formado por profissionais da sétima arte, o Cine Jardim realiza as mostras Diversidade de Voos, em homenagem à atriz Roberta Gretchen Coppola com histórias sobre pessoas transgêneros; Revoada, que discute memória, preservação e identidade cultural; Voo Livre, apresentando mulheres como protagonistas de suas próprias histórias; Rotas de Migração, com abordagens variadas para o público jovem, e Passarinho, formada por filmes para a infância e reúne, em sua maioria, animações. E também teremos a Mostra Especial VouSer Acessibilidade, que trás filmes pernambucanos com acessibilidade comunicacional: audiodescrição, janela de libras e legendas descritivas. O melhor filme de cada
panorama paralelo receberá o prêmio concedido pelo Júri Popular.
Serviço
VII Cine Jardim – Festival Latino-americano de Cinema de Belo Jardim
De 22 a 27 de maio de 2023.
Programação e atividades gratuitas.
Site: www.cinejardim.com
Plataforma Cardume: www.cardume.tv.br