Conecte-se conosco

Cinema

Oscar | ‘1917’ é Sam Mendes brilhando sob a luz de Roger Deakins

Publicado

em

Saiba mais sobre o filme 1917.

1917 é um filmaço. Não, o roteiro não é genial – longe disso – contudo, funciona perfeitamente e é a base para, em uma estória simples, o diretor Sam Mendes mostrar todo seu poder de condução. Aliás, dessa vez, usa e abusa de planos-sequência, fazendo parecer que foi tudo filmado em uma só tomada. Mendes consegue manter o espectador ligado o tempo inteiro, dentro da ação, dos perigos, da guerra. Ainda temos uma fotografia lindíssima de Roger Deakins. Não por acaso, ganhou o BAFTA (Oscar britânico) de Melhor Fotografia, além de Melhor Filme e, claro, Melhor Diretor.

Como comentado, a estória é simples, e, de certa forma, lembra outro ótimo filme de guerra “O Resgate do Soldado Ryan” (Saving Private Ryan, 1998). Nesse vencedor do Oscar de Melhor Filme, de Steven Spielberg, há encarregados de uma missão difícil em meio a uma guerra cruel. Bem parecido com 1917. Durante a exibição vemos um pouco dos horrores dessa atrocidade entre seres humanos. Temos cenas que brincam com o foco e onde as luzes são personagens, criando a sensação constante de perigo iminente.

Vemos saltos para o nada que encontram a salvação – ou a morte certa. Pode-se dizer que Sam Mendes aproveita para fazer um show off, ou seja, realmente deixar claro que sabe dirigir um filme. Ele já fez o roteiro para focar em ser um grande plano-sequência com um esmero impressionante. Logo de início já seguimos junto com os dois cabos pela trincheira. É Sam Mendes dizendo que não está para brincadeira.

Clichê sim, Arte também

A sinopse de 1917 ? Na Primeira Guerra Mundial, dois soldados britânicos recebem uma ordem que parece impossível. Eles precisam atravessar o território inimigo e entregar uma mensagem que pode salvar 1600 de seus companheiros. Aí está, bem simples, entretanto, os vários planos sequência, e os espetaculares efeitos visuais são excelentes. Quando os dois atravessam a área devastada entre arames, poças, ratos e corpos, ali estamos juntos com eles, e é incrível. Pode até ter cara de videogame, até pela falta de um roteiro profundo, pois os protagonistas seguem como em um jogo por entre cenários e fases.

A determinação do soldado em busca de concretizar a missão, seu olhar que às vezes se perde, o caminhar cambaleante, a corrida pela vida… São cenas e cores que se sobressaem. Mais uma vez, devo citar a fabulosa direção de fotografia de Roger Deakins.  Ele começou a chamar mais atenção quando filmou o belo “Um Sonho de Liberdade” (The Shawshank Redemption, 1994) para o diretor Frank Darabont, quando teve sua primeira indicação ao Oscar. Posteriormente, teve uma parceria com os irmãos Joel e Ethan Coen, Sam Mendes e, mais recentemente, com Denis Villeneuve. A cena em que o soldado Schofield vai em direção a ruínas em chamas, enquanto é emoldurado pela luz, com um chafariz que vira símbolo religioso, é arte em movimento.

É clichê o fato de ser mais um filme de guerra sobre uma missão complicada, e a cena final não emociona como poderia, entretanto, a forma como foi realizado, a cinematografia caprichada, os planos e tomadas que seguram e levam o espectador, fazem toda a diferença e permitem a imersão naquele mundo. O mergulho na sétima arte.

Para você ter uma noção do trabalho maravilhoso da direção de fotografia, veja isso:

Ademais, leia mais:

Direção de Fotografia, o que é e para que serve?
Oscar | ‘Os Miseráveis’ é um soco no estômago | CRÍTICA
Oscar | Jojo Rabbit zoa os nazistas e passa bela mensagem | CRÍTICA

Cinema

Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (24/03)

Os destaques ficam com a segunda temporada de ‘Cidade Invisível’ na Netflix e ‘Ringo: Gloria e Morte’ do Star+.

Publicado

em

Esse fim de semana vem recheado com estreias de séries e novas temporadas. Além disso temos os shows do Lollapalooza Brasil 2023 na Globoplay. Vem conferir os lançamentos e deixa nos comentários o que irão assistir.

Cidade Invisível T2 – Netflix

A segunda temporada de Cidade Invisível está chegando com novas entidades e muito mais mistério. Estrelada por Marco Pigossi, Alessandra Negrini, Zahy Tentehar, Leticia Spiller, Manu Dieguez e Simone Spoladore, os novos episódios estrearam dia 22 de março.

O Agente Noturno T1 – Netflix

Ao atender uma ligação de emergência, um agente do FBI se vê no centro de uma conspiração letal, envolvendo espionagem na Casa Branca. Do produtor executivo de The Shield e S.W.A.T., O Agente Noturno estreou em 23 de março.

Perfect Adition – Prime Video

Uma paixão viciante que se torna uma vingança perfeita! A vida da treinadora Sienna (Kiana Madeira) estava em perfeita harmonia, até seu namorado Jax (Matthew Noszka), que também era seu aluno, a trair com sua própria irmã, iniciando uma guerra que nem ele esperava. Agora ela decide treinar o único homem capaz de derrotá-lo, seu arqui-inimigo Kayden (Ross Butler).

Ringo: Glória e Morte T1 – Star+

Em busca de uma retomada na carreira do boxe, já em declínio devido uma série de infelizes contratos, Oscar “Ringo” Bonavena, o peso-pesado mais famoso da Argentina chega à Nevada. Ele se envolve com a máfia e tenta conseguir uma luta final com Ali.

Amor nas Alturas T1 – Star+

Uma comédia romântica musica ambientada na cidade de Nova York de 1999. Segue a extraordinária história de um casal comum que ao se apaixonarem encontram um mundo de memórias, obsessões, medos e fantasias dentro de suas cabeças.

Superman e Lois T3 – HBO Max

Após anos enfrentando vilões megalomaníacos, monstros destruidores e invasores alienígenas, o Homem de Aço e a famosa jornalista Lois Lane retornam à idílica cidade de Smallville para criar os filhos adolescentes, Jonathan e Jordan.

Origem T1 – Globoplay

A viagem da família Matthews acaba mal quando saem da rota e acabam em uma cidade interiorana na qual são aprisionados e perseguidos por criaturas que caçam almas após o anoitecer.

Outro destaque da Globoplay nesse fim de semana é a cobertura do festival Lollapalooza Brasil 2023. Neste sábado teremos shows de Jane’s Addiction, Tame Impala, The 1975, Twenty Øne Piløts e muito mais.

Por último, leia mais:

Cada Um no Seu Quadrinho | Circo Voador recebe feira de HQ com entrada gratuita

PLEASE BABY PLEASE tem sessões especiais e festa na Estação NET Rio

Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (17/03)

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências