O CineSesc 2025 licenciou 48 filmes, entre longas e curtas-metragens nacionais e internacionais, que serão exibidos gratuitamente até novembro em diversas unidades do Sesc pelo Brasil. A seleção inclui produções recentes e clássicos do cinema nacional, além de filmes premiados da África, Ásia e Europa. Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, em março, serão promovidas 44 sessões especiais de “A Hora da Estrela” (1985), clássico do cinema brasileiro restaurado em 4K, exibido em sete estados.
Nesta edição, o CineSesc aposta em recortes temáticos, incluindo um Panorama Nacional e uma nova seção chamada Retrospectiva Brasil, que homenageia cineastas brasileiros. O escolhido deste ano é André Novais, reconhecido por retratar o cotidiano da periferia mineira em suas obras. Sete de seus filmes, entre curtas e longas, fazem parte do catálogo. A programação também traz títulos voltados para a longevidade, diversidade, produções infantojuvenis e documentários sobre figuras marcantes da cultura brasileira.
No Panorama Internacional, o evento destaca a diversidade do cinema global com filmes como “Mami Wata” (2022), produção nigeriana premiada no Festival de Sundance, e “Monster” (2023), do Japão, vencedor em Cannes.
O público infantojuvenil terá acesso a 11 filmes, incluindo a animação indicada ao Oscar “Meu Amigo Robô”. Já o Panorama Longevidade exibe obras como “Tia Virgínia” (2023), estrelado por Vera Holtz. Além disso, o CineSesc resgata histórias da cultura brasileira com títulos como “Black Rio! Black Power!” (2023) e “Meu Sangue Ferve Por Você” (2023), sobre Sidney Magal.
Serviço – CineSesc 2025
Período: Até novembro de 2025
Entrada: Gratuita
Locais: Unidades do Sesc em todo o Brasil
Mais informações: Site do Sesc