Monday, September 20, 2021

‘Vitória’ e ‘Vida Dentro de Um Melão’ | Curtas de peso na Mostra de Cinema de Tiradentes

Vitória

O ponto de ruptura chega para todos. “Vitória” mostra a história de uma mulher que faz o que é necessário quando vê a situação se tornar insustentável. Além de ser um curta que mostra uma dentre tantas pequenas revoluções, “Vitória” mostra uma escolha unicamente pessoal de se posicionar politicamente. Vivemos acuados entre o abuso e o desemprego, assim se torna difícil contestar uma força maior. 

As mulheres de “Vitória” querem o fim do assédio sexual e um salário digno. Só isso já é mais do que justo, porém lhes falta a consciência de que podem lutar pelo que é um direito. A fagulha da revolução é a consciência; seja do seu desejo de uma mudança ou de que a situação está irreparável. Dito isso, “Vitória” mostra todos os passos necessários: a dúvida no sistema, o desejo de uma melhora, a mobilização e organização e por fim o ato. Desta forma, mais do que uma história, o curta de Ricardo Alves Jr. é um guia; siga-o que você pode mudar o mundo para melhor.

7.9/10

Vida Dentro de Um Melão

Inicialmente, além de ser uma animação curiosa, “Vida Dentro de Um Melão” mostra o relato de uma memória contada sob os óculos cor de rosa da nostalgia. Ao exibir uma versão em marionetes do seu passado com tanta saudade, Helena Frade mostra mais do que o seu trabalho de conclusão de curso, ela mostra uma parte de si e da sua criatividade. O uso de bonecos possibilita uma abordagem mais leve de um tema tão pesado quanto a morte de um avô.

Enfim, o processo de catarse por meio da arte não é novidade, vários artistas lidam com a dor através do seu trabalho; é possível que Frade tenha usado “Vida Dentro de Um Melão” para trabalhar e lidar com a sua perda. Assim, a história progride através de memórias infantis da sua família que apresentam um panorama das personagens, progressivamente o foco cai nos seus avós e no seu “ninho”. Tratar seus parentes como pássaros numa floresta é fofo e ajuda a criar o clima lúdico sem dificultar o entendimento geral da história. Por fim, “Vida Dentro de Um Melão” é um belo curta que demonstra o processo de perda de forma simples e clara para adultos e crianças.

7/10

Ademais, leia mais

‘Letícia, Monte Bonito, 04’ e ‘Pátria’ são curtas de destaque na Mostra de Cinema de Tiradentes

Confira os lançamentos de fevereiro da Disney +

Rio de Janeiro ganha biblioteca gratuita especializada em cinema

1 Comment

Escreve o que achou!

%d blogueiros gostam disto: