Tuesday, January 25, 2022

Conheça o Festival Internacional Cinema e Transcendência | Gratuito

O Festival Internacional Cinema e Transcendência acontece online para todo o Brasil de 1 a 12 de dezembro de 2021. A ideia é exibir filmes que refletem a busca da transcendência. Esta linha tênue que costura a arte em busca de um caminho espiritual, tem um significado ainda maior no momento em que estamos vivendo. Afinal, é um tempo complexo, de exacerbações generalizadas, discursos autoritários, privações sociais e polarizações violentas.

A programação deste ano contempla filmes que provocam e sugerem a necessidade de transcendência dessas polaridades. O intuito é produzir um deslocamento no espectador, uma ampliação de consciência e a permissão do amor, elementos essenciais para o convívio humano, cada vez mais presentes nos filmes do Festival.

Aliás, nesta edição, ocorre o lançamento de vários títulos inéditos no Brasil e ainda por cima a participação de diretores e convidados em lives!

A saber, o Festival funciona como um cinema online, ou seja, os filmes começam na hora programada e ficam disponíveis na sala de cinema da plataforma, desde o horário estabelecido na programação até 0h do mesmo dia.

Destaques

Um dos destaques da programação é “Samadhi Road”. O longa narra a jornada de dois jovens irmãos os quais, em busca de sabedoria, autoconhecimento e espiritualidade, decidem levar perguntas atemporais a diversas personalidades. Entre elas, Gilberto Gil, o saxofonista Sonny Rollins, a filósofa Agnes Heller e o líder espiritual Mooji. Desenhando um paralelo entre as primeiras experiências dos irmãos na Índia, ainda na infância, e a jornada interior dos entrevistados, o filme promove uma experiência imersiva em questões universais da vida humana.

Além disso, entre as lives tem o bate papo “Aquilombamento” com o cantor, compositor e ativista brasileiro, Lazzo Matumbi, um dos expoentes da música negra baiana oriundo do bloco afro Ilê Aiyê. Lazzo é considerado um dos criadores do samba-reggae. Em suas letras musicais o cantor questiona o preconceito, em temas que permaneceram atuais com expressões como “acabar com a tristeza, com a pobreza e o apartheid” da canção “Abolição”. No ano de 2016 Lazzo foi agraciado com a Comenda Senador Abdias Nascimento pelo Senado Federal do Brasil, premiação que reconhece anualmente as personalidades brasileiras que se destacam na defesa da cultura negra no país.

Enfim, o Festival Internacional de Cinema e Transcendência procura realizar um diálogo entre o cinema e os caminhos da consciência. Para assistir e conferir a programação completa acesse: http://www.festivalcinemaetranscendencia.com/Site/

1 Comment

Escreve o que achou!

%d blogueiros gostam disto: