Pela primeira vez, o Coletivo Escreviventes, fundado pela escritora Carla Guerson, está participando da Festa Literária Internacional de Paraty, de 23 a 27 de novembro de 2022. O coletivo nasceu em janeiro de 2021 e conta com 451 integrantes, sendo todas mulheres. A princípio, 20 autoras estão pelo estande montado pela organização do
evento na Praça Aberta, no Areal do Pontal, em Paraty.
São elas: Adriana Tourinho, Alê Magalhães, Ana Luiza Rizzo, Andreia
Fernandes, Carina Bacelar, Carla Guerson, Cecília Rogers, Cris Vazquez, Gecy Belmonte, Isa Martins, Jussara Helene Martins, Luiza Leite Ferreira, Marcela Alves, Mariana Vieira Gregório, Marina Hadlich, Sol de Paula, Sophia Volkmer Santana, Tailany Costa, Vilma Ribeiro e Yara Fers.
Clube
Afinal, o Coletivo Escreviventes visa agregar escritoras e promover a escrita e a leitura
de mulheres. Atualmente, tem diversas frentes de atuação, como clube de leitura, desafios de escrita, saraus, parceria com revistas literárias, publicação de antologias (a primeira saiu em agosto de 2021 pela Amazon e a terceira já está em organização) e toda e qualquer forma de impulsionar e divulgar obras escritas por mulheres. Também são realizadas oficinas e palestras gratuitas, ministradas por escritoras de dentro ou de fora do Coletivo, com o objetivo de facilitar o compartilhamento de conhecimento entre as participantes.
O Coletivo Escreviventes recebe novas integrantes a cada trimestre. “Estamos em constante mudança e crescimento e queremos agregar cada vez mais mulheres que escrevem,” completa Carla.
Breshow | 8ª edição da Feira de Brechós acontece no Centro de São Paulo
[…] Coletivo Escreviventes se destaca com autoras independentes na FLIP 2022 […]
É na cacofonia que eu me escuto | Luiza Leite Ferreira lança livro em Niterói
[…] seguida, passou a integrou dois coletivos de escritores, a Fazia Poesia e o Coletivo Escreviventes, enviou seu original para várias editoras e foi aceita pela Caravana Grupo Editorial no início de […]