Conecte-se conosco

Cultura

Coletivo Pretas Ruas faz sua parte durante situação do coronavírus | Saiba como ajudar

Publicado

em

Pretas Ruas latinidades pretas

Tenho andado sumida, confesso. Eu e muita gente. A princípio, se me permitem, não gostaria de fazer textão sobre a situação do coronavírus, estamos todos sabendo e sentindo na pele a gravidade da situação. Certamente, com medo de um futuro que antes já se mostrava incerto e agora talvez nem exista mais. Não quero mostrar aqui o quanto estou produzindo diariamente, o quanto estou conseguindo manter minha rotina de exercícios ou o quanto estou eliminando pensamentos tóxicos e meditando bastante.
Reparem o quanto sou “privilegiada” neste momento. Afinal, tenho um teto para dormir, comida, acesso a água, sabão… Não ter que lutar e implorar para ter acesso a necessidades básicas, me dá a oportunidade de usar meu tempo “livre” para pensar em ações de solidariedade.

Impactar positivamente

Sou fundadora de um coletivo que é tocado a três mãos, sem parceria, sem rede, sem união. Eu não conseguiria tirar do papel e do meu peito o proposito que tenho. E é isso que tem me motivado a continuar, saber que a nossa passagem aqui nesta vida é rápida, intensa e finita. O que estamos fazendo com o tempo que temos aqui? O que você fez? Será que tudo nos resta é acumular, é conquistar, consumir para o bem próprio? Não seria a vida muito mais do que isso? Eu penso que sim.

Enfim, não quero me alongar. Quero terminar esse texto, pedindo que possamos tirar um momento para refletirmos sobre as nossas vidas, sobre as vidas daqueles que amamos e que não amamos também. Somos seres de luz e temos total poder de impactar vidas positivamente. Convido você a olhar para o lado e entender que existem outras realidades muito mais duras e difíceis de encarar, mas que é preciso conhecer, é preciso agir.

Confira a entrevista com Pamella Lessa:

Campanha

O Coletivo Pretas Ruas está com uma campanha de arrecadação de kits de higiene e alimentos não perecíveis. As doações serão entregues para projetos parceiros que estão diariamente nas ruas dando assistência, afeto e cuidado para as pessoas que não tem o privilegio de ter um teto para morar, a vida nem sempre é doce não é mesmo? Aliás, independente das causas, motivos, que fizeram essas pessoas parar nas ruas, convido você a ajudar sem olhar a quem, seja através de doações financeiras, alimentos, itens de higiene ou apenas doando sua paciência em ler esse texto e divulgar para amigos e família.

Afinal, quer conhecer mais sobre o trabalho do coletivo? Segue as redes sociais @pretas_ruas / Pretas Ruas Facebook . Achou o texto chato e está mega desconfiado? Manda uma mensagem tirando suas dúvidas, suas criticas e sugestões. Ainda não sabe o que fazer? Tome seu tempo, quando resolver ajudar, entre em contato com a gente. Somos pacientes.

Quer ajudar agora? Você pode doar através de depósitos/tranferências para a conta abaixo:

Banco: Itaú
Agencia: 6240
Conta: 17402-6
CPF: 144.370.387.70
Nome: Pamella Cristina Oliveira da Silva

Aliás, também pode ser pelo PagSeguro: https://sacola.pagseguro.uol.com.br/3a02b353-db85-4c1e-a3d4-52ee23ffb793

Por fim, comprou itens a mais no mercado? Separe um kit de pelo menos 15 unidades de alimentos ou itens de higiene, entra em contato com a gente, nós podemos ir até você buscar as doações. Estamos tomando os devidos cuidados na retirada de doações e na higienização das mesmas.

Todavia, leia mais:

Isto é um Negro? Veja a reflexão de Pamella Lessa, do Coletivo Pretas Ruas
Luellem de Castro | “Feminismo é um conceito branco”
Ana Catão do Cosmogonia Africana| “Nossa missão é trazer essa história que foi varrida para debaixo do tapete”

Cinema

XV Festival de Cinema da Fronteira divulga programação

O evento gratuito acontece de 23 a 27 de abril de 2024 nas cidades de Bagé (RS), Sant’Ana do Livramento (RS), e Rivera (Uruguai).

Publicado

em

Festival de Cinema da Fronteira

A região da campanha gaúcha prepara-se para receber o 15º Festival Internacional de Cinema da Fronteira, sua maior edição. Totalmente gratuita, a atração começa no dia 23 de abril, terça-feira, em Livramento (RS) e Rivera (Uruguai), e segue de 24 a 27 de abril na cidade de Bagé (RS), com atividades também na Fronteira da Paz durante a semana. A lista completa está disponível no site festivaldafronteira.com.br e no Instagram do festival.

A programação terá sete longas em competição, sete filmes em sessões especiais e 51 curtas-metragens, além de apresentações musicais, debates, oficinas e um mercado audiovisual. Os homenageados deste ano são a cineasta Lucrecia Martel, nome máximo do cinema argentino, e o santamariense Flávio Bauraqui, prestigiado ator de teatro e cinema. Além de títulos nacionais, a seleção de longas reúne produções do Chile e Argentina, vários deles inéditos.

Em Bagé, os longas da mostra principal passam no Cine7 às 10h, 14h e 16h, enquanto os demais filmes entram em exibição no Centro Histórico Vila de Santa Thereza. Os críticos Jonas Chadarevian e Roger Lerina assinam a curadoria dos longas em competição. O Centro Histórico também será palco das apresentações musicais e homenagens. Já a programação de Livramento traz debates e longas infantis, enquanto a mostra de curtas de animação será em Rivera.

Programação

O evento começa na terça (23), em Sant’Ana do Livramento, às 9h30min, com a abertura do Fórum Audiovisual & Turismo no Auditório da ACIL para autoridades e convidados. No mesmo local, acontecem os encontros Turismo Cinematográfico: O Papel das Film Commissions, às 10h, e Destinos de Cinema: O Audiovisual Promovendo o Turismo, às 11h. Já em Bagé, às 14h30min, haverá a exibição especial do longa “Pureza” (2019), de Renato Barbieri, com Flávio Bauraqui no elenco, em Santa Thereza.

Ainda no mesmo dia, a programação muda-se para Rivera, Uruguai, às 14h30min, com a Mostra Competitiva de Curtas-metragens de Animação na UTEC (Universidad Tecnológica del Uruguay). A segunda parte da mostra de animação passa às 16h. A programação do dia termina às 19h, com o longa “Partido” (2023), de vários diretores, no mesmo local.

Na quarta (24), às 10h, Sant’Ana do Livramento recebe a mostra Fronteirinha com o longa-metragem “Placa Mãe” (2023), de Igor Bastos na Escola Estadual Rivadávia Corrêa. Antes, Bagé recebe a cerimônia de abertura, às 9h, na Casa de Cultura Pedro Wayne. Às 10h, serão projetados o curta “AI” (2019) e o longa “Zama” (2017), da homenageada Lucrecia Martel, no Cine7.

Extra

Junto ao festival também acontece o III Mercado Sur Frontera WIP LAB, voltado para profissionais da área audiovisual. As atividades ocorrem em Santa Thereza e outros locais. Entre os tutores do Sur Frontera estão importantes nomes como Maria Angela de Jesus (Paramount), Carla Esmeralda (Laboratório Novas Histórias), Walter Tiepelmann (Festival de Málaga), Juan Benitez Alassia (UCINE) e Davi de Oliveira Pinheiro (Ausgang).

Serviço

XV Festival Internacional de Cinema da Fronteira

Quando: De 23 a 27 de abril de 2024

Onde: Bagé (RS), Sant’Ana do Livramento (RS) e Rivera (Uruguai)

Todas as atividades são gratuitas.

POR FIM, LEIA MAIS:

Bonito Cinesur – Festival de Cinema Sul-Americano abre inscrições

Festival Curta Cinema | 33ª edição tem início em 17 de abril

Crítica: ‘Jorge da Capadócia’ traz jornada de fé e resiliência

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências

Descubra mais sobre Vivente Andante

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading