Saturday, December 3, 2022

Comparsas do Riso | Espetáculo circence acontece no Humaitá

No próximo dia 5 de novembro, o Espaço Cultural Sérgio Porto recebe a peça infanto-juvenil ‘Comparsas do Riso’, um tributo amoroso ao circo. O espetáculo conta com ingressos gratuitos e sessão com intérprete de LIBRAS.

Dirigido por Cláudio Baltar, renomado diretor circense, o espetáculo origina-se do livro infanto-juvenil homônimo do escritor alagoano Bernardo de Mendonça (1950-2017). Sol Mendonça faz a dramaturgia, adaptando a obra do pai para os palcos.

Ao passo que foi considerada Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, a obra de Sol Mendonça é extensa, devido aos mais de 10 anos dedicados a literatura infanto-juvenil.

A história, primordialmente, fala de um instante de arte, prazer e liberdade numa cidade em que os moradores passam os dias isolados. No circo local, a arquibancada, mais vazia do nunca, enche-se de vida com as gargalhadas de um menino, encantado com o que assiste no picadeiro. É o tipo de sessão que os artistas amariam eternizar. Assim, a emoção do menino, ao expressar gargalhadas tão sinceras, contagia de forma avassaladora a pequeníssima plateia.

Dessa forma, confira o teaser do espetáculo:

“Por que é que a gente ri?”

De acordo com o diretor Cláudio Baltar, os assuntos mais interessantes do espetáculo ‘Comparsas do Riso’ são, por um lado, sobre o riso: “Por que é que a gente ri? Ri de quê? De quem? De si mesmo? Quem deu a primeira risada?” e, por outro lado, falar sobre a relação de empatia que se estabelece entre o artista e o público ou da busca dessa empatia. Afinal, a cada espetáculo a plateia se renova e o artista precisa “ganhar o público”.

Elenco

Apresentando números de palhaçaria, trapézio, tecido, elásticos e malabares, o espetáculo traz no elenco artistas preparados para impressionar o público: Adelly Costantini, Alice Amarante, Juliete Schultz, Horácio Storani e Vicente Baltar. Em cena, os musicistas Lia Buarque e Horácio Storani acompanham a trupe. Além de idealizadora do projeto, Sol de Mendonça é também coautora da trilha musical com Pedro Miranda e Guto Wirtti.

Informações sobre o espetáculo:

Local: Espaço Cultural Sérgio Porto

Rua Humaitá, 163, Humaitá, Rio de Janeiro. Tel.: 21 2535-3846

Temporada: 05 a 13 de novembro de 2022.

Sábados e domingos, às 15h.

Quinta-feira (dia 10), às 11h e 14h.

Sexta-feira (dia 11), às 10h, com intérprete de Libras e às 14h.

INGRESSOS GRATUITOS: Disponíveis para retirada na bilheteria a partir de 1 hora antes da apresentação.

Agendamento escolar pelo telefone 21 98434-2495.

Duração: 40 minutos

Classificação livre

Ademais, leia mais:
Dragon’s Dogma | Anime viaja pelos pecados capitais
Três vezes Naruto | O quanto você sabe sobre isso? Entenda
Napo | Veja aqui o premiado curta brasileiro sobre Alzheimer no Dia Internacional da Animação

Por fim, veja um clipe em animação que une Brasil e Cabo Verde:

Escreve o que achou!