Conecte-se conosco

Cultura

Comparsas do Riso | Espetáculo circence acontece no Humaitá

Publicado

em

Comparsas do Riso Foto por Bruno Bennec

No próximo dia 5 de novembro, o Espaço Cultural Sérgio Porto recebe a peça infanto-juvenil ‘Comparsas do Riso’, um tributo amoroso ao circo. O espetáculo conta com ingressos gratuitos e sessão com intérprete de LIBRAS.

Dirigido por Cláudio Baltar, renomado diretor circense, o espetáculo origina-se do livro infanto-juvenil homônimo do escritor alagoano Bernardo de Mendonça (1950-2017). Sol Mendonça faz a dramaturgia, adaptando a obra do pai para os palcos.

Ao passo que foi considerada Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, a obra de Sol Mendonça é extensa, devido aos mais de 10 anos dedicados a literatura infanto-juvenil.

A história, primordialmente, fala de um instante de arte, prazer e liberdade numa cidade em que os moradores passam os dias isolados. No circo local, a arquibancada, mais vazia do nunca, enche-se de vida com as gargalhadas de um menino, encantado com o que assiste no picadeiro. É o tipo de sessão que os artistas amariam eternizar. Assim, a emoção do menino, ao expressar gargalhadas tão sinceras, contagia de forma avassaladora a pequeníssima plateia.

Dessa forma, confira o teaser do espetáculo:

“Por que é que a gente ri?”

De acordo com o diretor Cláudio Baltar, os assuntos mais interessantes do espetáculo ‘Comparsas do Riso’ são, por um lado, sobre o riso: “Por que é que a gente ri? Ri de quê? De quem? De si mesmo? Quem deu a primeira risada?” e, por outro lado, falar sobre a relação de empatia que se estabelece entre o artista e o público ou da busca dessa empatia. Afinal, a cada espetáculo a plateia se renova e o artista precisa “ganhar o público”.

Elenco

Apresentando números de palhaçaria, trapézio, tecido, elásticos e malabares, o espetáculo traz no elenco artistas preparados para impressionar o público: Adelly Costantini, Alice Amarante, Juliete Schultz, Horácio Storani e Vicente Baltar. Em cena, os musicistas Lia Buarque e Horácio Storani acompanham a trupe. Além de idealizadora do projeto, Sol de Mendonça é também coautora da trilha musical com Pedro Miranda e Guto Wirtti.

Informações sobre o espetáculo:

Local: Espaço Cultural Sérgio Porto

Rua Humaitá, 163, Humaitá, Rio de Janeiro. Tel.: 21 2535-3846

Temporada: 05 a 13 de novembro de 2022.

Sábados e domingos, às 15h.

Quinta-feira (dia 10), às 11h e 14h.

Sexta-feira (dia 11), às 10h, com intérprete de Libras e às 14h.

INGRESSOS GRATUITOS: Disponíveis para retirada na bilheteria a partir de 1 hora antes da apresentação.

Agendamento escolar pelo telefone 21 98434-2495.

Duração: 40 minutos

Classificação livre

Ademais, leia mais:
Dragon’s Dogma | Anime viaja pelos pecados capitais
Três vezes Naruto | O quanto você sabe sobre isso? Entenda
Napo | Veja aqui o premiado curta brasileiro sobre Alzheimer no Dia Internacional da Animação

Por fim, veja um clipe em animação que une Brasil e Cabo Verde:

Cinema

Cinefantasy inicia no sábado sua 15ª edição

“Dario Argento Pânico” abre o Festival Internacional de Cinema Fantástico, que ocorre entre os dias 02 e 09 de dezembro em São Paulo.

Publicado

em

DARIO ARGENTO PANICO.

Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico  celebra sua 15ª edição com uma programação que inclui 110 filmes de 20 países e dos quatro cantos do Brasil. Entre longas e curtas, o festival traz o melhor do cinema fantástico da atualidade, além de uma homenagem ao produtor Rodrigo Teixeira e atividades afirmativas. O evento acontece de 02 a 09 de dezembro, no MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo e no Cine Satyros Bijou, com entrada gratuita. Além disso, um recorte da programação estará disponível online, para todo Brasil.

A programação apresenta 14 mostras competitivas, divididas em longa-metragem e os curtas, nas sessões Amador, Animação, Brasil Fantástico, Espanha Fantástica, Estudante, Fantasia, Fantasteen, Fantastic Black Power, Fantástica Diversidade, Ficção Científica, Horror, Mulheres Fantásticas, Pequenos Fantásticos. O evento mantém o compromisso e a tradição de ser um espaço inclusivo, sendo uma grande ferramenta para os cineastas, produtores e realizadores do cinema fantástico nacional e internacional.

Sessão de abertura

sessão de abertura acontece no dia 02 de dezembro, às 19h, no MIS, com o longa inédito em São Paulo “Dario Argento Pânico”, do diretor italiano Simone Scafidi. O filme traz depoimentos de familiares e diversos diretores sobre um dos maiores ícones do cinema fantástico e de terror de todos os tempos, Dario Argento.

Fique, por enquanto, com o trailer do filme:

Mostra Competitiva de Longas

Com uma enxurrada de inscrições Latinas, a Argentina saiu como o país com maior número de longas-metragens da história do festival. Dos 15 longas selecionados, 5 são argentinos e inéditos no Brasil. O Brasil vem representado por três títulos inéditos. A premiada animação mineira “Placa-Mãe”, de Igor Bastos, que foi exibida em quase 50 festivais pelo mundo e contará com a presença do diretor na sessãoO novo cinema do interior de São Paulo também está em destaque no filme “Ressentimento”, rodado em Bauru que marca a estreia dos jovens diretores Mariana Vita e Denis Augusto, que também estarão presentes na sessão, e “A Casa da Árvore”, novo suspense do paulistano Flávio Ermínio, que faz sua première na América Latina.

Inédito em São Paulo, o aguardado “Augúrio“, longa de estreia do jovem diretor congolês Baloji, que levou o prêmio de melhor direção em Sitges, o New Voice da mostra Un Certain Regard no Festival de Cannes 2023 e é pré candidato ao Oscar representando a Bélgica, país onde o diretor mora.

Mostra Competitiva de Curtas

A competitiva de curtas é composta pelas mostras Amador, Animação, Brasil Fantástico, Espanha Fantástica, Estudante, Fantasia, Fantasteen, Fantastic Black Power, Fantástica Diversidade, Ficção Científica, Horror, Mulheres Fantásticas, Pequenos Fantásticos. Os vencedores serão anunciados no dia 09/12, domingo, no MIS – Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, e receberão o troféu José Mojica Marins e o troféu João Acaiabe.

Homenagem a Rodrigo Teixeira

O homenageado da 15ª edição é o premiado produtor Rodrigo Teixeira, que receberá o Troféu José Mojica Marins no evento de encerramento do festival. Um dos maiores nomes do cinema nacional e reconhecido mundialmente, junto com sua produtora, a RT Features, produziu diversos filmes de sucesso como  “O Cheiro do Ralo”, de Heitor Dhalia, o cult “Frances Ha”, de Noah Baumbach, “A Vida Invisível”, de Karim Ainouz, “Ad Astra”,  dirigido por James Gray e protagonizado por Brad Pitt, entre muitos outros.

O Cinefantasy exibe dois grandes sucessos produzidos por Rodrigo,  “A Sombra do Pai” e “Animal Cordial“, ambos dirigidos pela cineasta Gabriela Amaral Almeida.

Programação Gratuita

Um recorte da programação estará disponível no formato online na plataforma SPcine Play. Os espectadores terão do dia 01 até 11 de dezembro para assistir os filmes. O público poderá conferir, também, os curtas das sessões Fantasteen, voltada para o público a partir de 10 anos, e Pequenos Fantásticos, para crianças a partir de 05 anos.

Para quem quiser conferir a programação inteira do MIS e do Cine Bijou é só entrar no site do Cinefantasy.

Serviço

15º Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico

Quando: 02 a 09 de dezembro

Onde:

MIS – Museu da Imagem e do Som – Av. Europa, 178 – Jd. Europa

Cine Satyros Bijou – Praça Franklin Roosevelt, 172 – Consolação

Entrada Gratuita

Por fim, leia mais:

Martin Scorsese ganha Mostra no Estação

Confira os principais destaques da CCXP 2023: adult swim, HBO Max e Unlock CCXP

Conheça os vencedores do Festival Bananeiras de Cinema 2023: ‘Fantasma Neon’ e ‘Capitão Astúcia’ se destacam

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências