Conecte-se conosco

Notícias

Confessionário – Relatos de Casa | Websérie encoraja mulheres a denunciar violência doméstica

Publicado

em

confessionário

Confessionário – Relatos de Casa é uma websérie brasileira feita durante a quarentena e aborda a violência doméstica através de diversos relatos de vítimas adaptados para monólogos interpretados por atrizes. Assim, ao final de cada episódio, a advogada Gabriela Souza, especializada em tratar de casos de violência doméstica contra a mulher, traz orientações voltadas para vítimas e público em geral, no intuito de instruir sobre esse delicado tema.

A websérie estreou sua primeira temporada em agosto deste ano no canal Confessionário no YouTube e conta com um cenário simples, composto por uma tela de notebook e atrizes relatando os casos de violência doméstica. Ao todo, são 9 episódios de aproximadamente 20 minutos nos quais mergulhamos em relacionamentos abusivos com situações humilhantes, insalubres e angustiantes. Logo, é difícil ouvir as histórias e não ter um misto de sentimentos sufocantes.

Um projeto que visa o encorajamento

Confessionário – Relatos de Casa é fruto de um projeto idealizado pela atriz e diretora de teatro Deborah Finocchiaro e pelo diretor de cinema Luiz Alberto Cassol. Desse modo, abordando essa temática há 20 anos em seu trabalho, Deborah contou com a assistência jurídica da advogada Gabriela Souza para a realização da obra. Inclusive, foi através dos casos que Gabriela auxiliou que surgiram as histórias apresentadas na websérie, além de outras advindas de pesquisas e notícias de jornais. Houve uma mescla de várias histórias transformadas em nove, cada uma com uma personagem.

O objetivo do projeto, segundo a idealizadora, é encorajar mulheres a falar sobre suas vivências em contexto de violência doméstica. E, também, de perceberem que não estão sozinhas. Assim, quanto mais mulheres vencerem a barreira do silêncio e exporem suas histórias, mais mulheres se sentirão encorajadas a buscar ajuda. 

Há diversas redes de apoio que auxiliam e amparam vítimas de violência doméstica, como é o caso do Coletivo Justiceiras e o Mapa do Acolhimento, divulgados ao fim de cada episódio. 

Aliás, o Coletivo Justiceiras acabou sendo criado emergencialmente durante a quarentena e conta com uma rede de apoio composta por voluntárias e que inclui orientação jurídica, psicológica, socioassistencial, médica e acolhimento de maneira gratuita e on-line.

Violência contra a mulher no Brasil

Fruto do machismo, a violência doméstica vem disfarçada de cuidado e arrependimento por parte do parceiro. Além de promessas de melhoria de conduta, que, no geral, não acontecem. Por se acharem donos do corpo feminino e subjugarem a autonomia feminina, muitos homens assumem uma conduta violenta traduzida em possessividade, ciúmes excessivos e obsessão por controle. 

Afinal, segundo o Mapa da Violência de Gênero, no ano de 2017, 67% dos casos registrados de agressão física no Brasil tinham como vítimas mulheres. Além disso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) coloca o país no 5º lugar do ranking de violência contra a mulher em contexto doméstico e familiar. São panoramas inadmissíveis e que merecem atenção para que haja mais políticas públicas protetivas para as mulheres brasileiras. Basta de violência de gênero.

Vem mais temporadas?

A saber, há a possibilidade de Confessionário – Relatos de Casa contar com mais duas temporadas. O projeto é todo feito de forma independente. Os episódios são divulgados em suas redes sociais no Instagram e Facebook.

Por fim, em caso de denúncias, ligue 180 ou procure uma Delegacia de Mulheres de sua região.

Coletivo Justiceiras: WhatsApp (11) 99639-1212

Mapa do Acolhimento: www.mapadoacolhimento.org

Ademais, confira o trailer:

Aliás, confira a voz feminina representada em 7 HQs
Crítica | Mulher-Maravilha 1984, o Retorno da Rainha e as pessoas extraordinárias
Além disso, Quebra Tudo A História do Rock na América Latina na Netflix contra as ditaduras

Eventos

HBO Max apresenta séries no Palco Thunder da CCXP23

O painel será realizado no dia 2 de dezembro, às 14h, com uma incrível programação de conteúdos exclusivos.

Publicado

em

HBO Max.

A HBO Max trará alguns de seus conteúdos mais emocionantes e grandes talentos para o Thunder, o maior e mais esperado palco da CCXP23. Os fãs terão acesso aos conteúdos inéditos das aguardadas estreias com a presença do elenco e equipe de True Detective: Terra Noturna, Cidade de Deus e A Casa do DragãoFoquinha, personalidade renomada da cultura pop com experiência internacional, e Cris Guterres, considerada pela Forbes Brasil como uma das criadoras de conteúdo mais inovadoras, serão as anfitriãs do painel épico.

O público presente na CCXP vivenciará um painel repleto de informações exclusivas sobre essas séries icônicas e tão aguardadas na HBO Max, além de conversas inéditas e bastidores das produções. Tudo isso e muito mais no Palco Thunder da CCXP23, no dia 2 de dezembro, às 14h!

True Detective: Terra Noturna

Os fãs terão a oportunidade de conferir em primeira mão novidades de True Detective: Terra Noturna. A showrunner, escritora e diretora Issa Lopez, a atriz e produtora executiva Jodie Foster e a atriz Kali Reis estarão presentes. O trio compartilhará suas experiências nas filmagens, curiosidades sobre a série e o que os fãs podem esperar desta temporada.

A série dramática original da HBO, de seis episódios, estreia no dia 14 de janeiro de 2024, às 21h, na HBO. Estará disponível também na HBO Max. A temporada mostra as detetives Liz Danvers (Foster) e Evangeline Navarro (Reis) tendo que enfrentar a escuridão que carregam dentro de si para investigar o desaparecimento de oito homens que trabalhavam na Estação de Pesquisa Tsalal Arctic.

Cidade de Deus

A série nacional teve como inspiração o renomado filme homônimo de Fernando Meirelles, de 2002. Dessa vez, os protagonistas são Andreia Horta (Jerusa), Roberta Rodrigues (Berenice) e. Alexandre Rodrigues. Os atores estarão presentes na CCXP, assim como o diretor Aly Muritiba, para contar um público detalhes sobre a série.

Série original da HBO, produzida pela Warner Bros. Discovery e O2 Filmes, Cidade de Deus foi inspirada na obra de Paulo Lins. Andrea Barata Ribeiro e Fernando Meirelles são os produtores responsáveis pelo projeto. Aly Muritiba é o diretor e Bruno Costa entra como segundo diretor. O roteiro é de Sérgio Machado, Renata Di Carmo, Armando Praça, Estevão Ribeiro, Rodrigo Felha e Muritiba.

A Casa do Dragão

O Palco Thunder também receberá Steve Toussaint (Lorde Corlys Velaryon) e Ewan Mitchell (Aemond Targaryen) de A Casa do Dragão. Os atores da aclamada série compartilharão suas expectativas e surpresas da tão aguardada segunda temporada.

Série original da HBO baseada em Fogo e Sangue, de George R.R. Martin. Martin é cocriador e produtor executivo da série, junto de Ryan Condal, que também atua como showrunner. Os produtores executivos desta nova temporada são Sara Hess, Alan Taylor, Melissa Bernstein, Kevin de la Noy, Loni Peristere e Vince Gerardis.

Serviço da CCXP23

Datas: de 30 de novembro a 3 de dezembro de 2023.   

Local: São Paulo Expo

Rodovia dos Imigrantes, 1,5KM – São Paulo/SP   

Horário de funcionamento do evento:  

SPOILER NIGHT (29/11/2023): das 18h às 21h.*

Quinta-feira (30/11/2023): das 12h às 21h.  

Sexta-feira (01/12/2023): das 12h às 21h .

Sábado (02/12/2023): das 11h às 21h.  

Domingo (03/12/2023): das 11h às 20h. 

*Apenas para imprensa, convidados e clientes que adquiriram as credenciais Epic Experience, Full Experience e Unlock.

Por fim, leia mais:

HBO MAX tem painel exclusivo de novelas na CCXP23

Confira os principais destaques da CCXP 2023: adult swim, HBO Max e Unlock CCXP

Eli Roth, diretor de “Feriado Sangrento”, é confirmado na CCXP23

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências