Monday, November 28, 2022

Confira as atrações de julho de 2022 em Paraty

Paraty é uma cidade recheada de encantos. Fincada entre a Baía da Ilha Grande e o belo trecho da Mata Atlântica, o município se destaca como um dos mais incríveis e charmosos destinos do Brasil e do mundo. Sua decadência durante os ciclos econômicos – portuário, ouro, cana-de-açúcar e café – colocou a cidade em um breve período de “esquecimento”, mas o ostracismo teve seu lado positivo e colaborou para a sua preservação histórica e cultural, que mais tarde lhe rendeu o título de Monumento Nacional. Recentemente, com a Ilha Grande, recebeu o título de Patrimônio Natural e Cultural da Humanidade outorgado pela Unesco e assim como de Gastronomia Criativa.

Paraty está localizada no eixo Rio-São Paulo, a 250 km da capital carioca e a 290 km da capital paulista, o que possibilita com facilidade o acesso por terra. A cidade ainda possui um aeroporto para aeronaves de médio porte e os que escolhem chegar por mar são bem recebidos por diversas marinas com toda infraestrutura, além de um cais comunitário tendo à vista a Igreja de Santa Rita, cartão postal da cidade.

Santa Rita

A segunda quinzena de julho de 2022 em Paraty vai contar com eventos que oferecem aos visitantes muita cultura, gastronomia e esporte. Até o dia 17 acontece a Festa de Santa Rita, que acontece desde a fundação da igreja de mesmo nome e abriga o Museu de Arte Sacra de Paraty. Nos dias de festa acontecem missas, ladainhas e solenidades dedicadas a Santa Rita. Toda a cidade é decorada com bandeiras brancas e amarelas durante a programação na cidade.

De 21 a 23 de julho é a vez do Festival Arte da Palavra (FARPA) que acontece no Sesc Paraty. O festival propõe um mergulho no mundo da literatura brasileira, com rodas de conversa e uma série de apresentações. Nos três dias de programação os artistas estarão presentes participando das atividades e compondo a plateia. Escritores como Marcelino Freire e Mc Martina estarão juntos com artistas locais, com uma agenda intensa e plural.

Já o Festival Caiçara Peixe com Banana vai oferecer, dos dias 29 de julho a 7 de agosto, uma experiência única para moradores e visitantes, com o saber e viver das comunidades tradicionais locais, indígenas, quilombolas e caiçaras. O evento multicultural contará com concurso gastronômico, danças e shows com músicos locais e artistas consagrados nacionalmente.

Nos dias 30 e 31 de julho, Paraty será palco do evento Aquaman, desafio de natação em mar aberto e remo, prioriza a realização de provas seguras acessíveis aos atletas iniciantes em águas abertas. Neste ano a prova acontecerá no belíssimo Saco de Mamanguá.

Ademais, veja mais:

Roteiro Terra e Mar passa por Paraty e Mamanguá

355 anos de Paraty | O patrimônio brasileiro que respira arquitetura

FLIP – Faculdade Literária ou Festa Literária Internacional de Paraty?

2 Comments

Escreve o que achou!