Diante da tragédia nunca antes vista que ocorreu este mês no Rio Grande do Sul, paira entre os responsáveis de crianças a dúvida de como conversar sobre esse assunto com elas. Tendo em vista que elas são o futuro, é preciso explicar às crianças como proteger o planeta para que se evite desastres de tamanha magnitude. Apesar de sabermos que as maiores mudanças precisam vir dos políticos e de grandes empresas, é possível ensinar as crianças pequenos hábitos para minimizar os impactos que o ser humano causa na Terra. Além disso, é preciso, também, mostrá-los como lidar com tais situações quando elas ocorrem.
Para ajudar crianças, jovens e até adultos a entenderem o que está acontecendo com o planeta devido as mudanças climáticas, e como podem agir em defesa do planeta e do meio ambiente, a professora Andréa, do Colégio Marista Asa Sul, sugere a leitura de alguns livros infantis. Confira:
A voz da vida (Régine Raymond)
Sob um sol escaldante, uma aldeia encontra-se à beira da extinção. Assolados pela seca, pela fome e pela desesperança, os habitantes tentam sobreviver a todo custo, po´rem já não há o que comer nem água para aplacar a sede. Os sábios não conseguem chegar a nenhuma solução. Mas uma menina, com a curiosidade e a inquietude próprias da infância, pode salvar a aldeia desse trágico destino.
Azul e lindo: Planeta Terra, nossa casa (Ruth Rocha e Otavio Roth)
A obra ensina que precisamos cuidar da Terra, pois ela é a nossa casa e o único planeta no qual podemos viver. Fala sobre a importância de preservar os recursos naturais e viver em harmonia com a natureza, além da necessidade de diálogo e planejamento quando o assunto são mudanças climáticas.
E a chuva… (Sabrina Fuhr)
Embora não explique sobre o evento em si, a obra tem sido destaque nos últimos dias pois foi escrita por uma psicóloga gaúcha com a intenção de ajudar no diálogo com as crianças vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Este é o único livro que só possível encontrar com a própria autora, em seu perfil do Instagram.
E a Terra escreveu uma carta (Jonas Ribeiro e Cris Eich)
O que leva um planeta a escrever uma carta a seus habitantes? O livro mostra a importância de colocar-se no lugar da Terra para entender como ela gostaria de ser tratada. A Mãe Terra tem muito a dizer e nos convida a refletir sobre o que queremos para o futuro do mundo. Um recado ao mesmo tempo afetuoso e um alerta global.
Mudanças climáticas para bebês (Chris Ferrie e Katherina Petrou)
De maneira muito didática, o livro esclarece que a poluição decorrente das atividades humanas deixa a Terra “com febre”, e isso traz consequências como furacões, nevascas, inundações e deslizamentos. Além disso, nos mostra o que podemos fazer para poluir menos e como as florestas ajudam a manter o equilíbrio.
O planeta está com febre (Luciana Rosa)
Um dia, o planeta Terra acordou com febre. Foi ao médico e descobriu que o problema era o aquecimento global. Para resolver essa situação, o planeta reuniu diversas crianças. Juntos, eles entenderam que só o amor é capaz de mudar as pessoas e salvar o planeta.
O protesto (Eduarda Lima)
Os animais da floresta fazem um pacto de silêncio para conscientizar o leitor sobre o impacto do ser humano no planeta e faz um chamado para nos unirmos contra a poluição e o desperdício e semearmos o que mais tarde outros poderão colher. Rico em ilustrações, é um convite ao debate sobre os assuntos abordados.
POR FIM, LEIA MAIS:
‘Princesa Violeta’ | Resenha por Paty Lopes
Cléo Busatto, finalista do Jabuti 2023, publica releitura de antiga parlenda