O 34º Curta Kinoforum – Festival Internacional de Curtas de São Paulo, irá acontecer na grande metrópole paulista, do dia 24 de agosto à 3 de setembro, sendo 100% gratuito. No evento, serão 301 filmes, que estarão representando 53 países. Fora isso, recortes da programação podem ser acessados sem nenhum custo pelas plataformas Itaú Cultural Play, Porta Curtas, Sesc Digital e Spcine Play.
Além disso, o festival ainda promove uma série de atividades paralelas, como encontros, debates e oficinas. Tudo isso nos espaços Centro Cultural São Paulo, Cinemateca Brasileira, CineSesc, Espaço Itaú de Cinema – Augusta, Museu da Imagem e do Som, entre outros locais da cidade.
A produtora Zita Carvalhosa, falou um pouco sobre o intuito do projeto em 2023, “várias visões de mundo, nem sempre em harmonia. E tantas vozes ainda precisam se fazer ouvidas, o que nos exige disposição para a troca e abertura para o novo. Esse é o território em que vivemos no Curta Kinoforum.”
Destaques do 34° Curta Kinoforum
Entre os principais destaques do 34° Curta Kinoforum, se encontra o último filme do cineasta francês Jean-Luc Godard (1930-2022), “Trailer do Filme Que Nunca Existirá: ‘Guerras de Mentira’”. O curta terá projeção especial ao ar livre acompanhado de “O Parto”, obra de José Celso Martinez Correa (1937-2023) e Celso Luccas em Portugal em 1975.
Responsável por “Luminaris”, o curta mais premiado de toda a história do cinema, o animador argentino Juan Pablo Zaramella ganha retrospectiva e conversa com o público. A atriz brasileira Gilda Nomacce, cuja carreira acumula participação em 47 obras, ganha homenagem. Já o diretor Djalma Limongi Batista (1947-2023) tem sua inovadora produção de filmes curtos revisitada e discutida em um debate.
Afinal, há filmes premiados e elogiados nos principais eventos de cinema do mundo, como os festivais de Cannes, Berlim, Veneza, Locarno e Roterdã. Em paralelo, o Festival de Curtas de São Paulo, se preocupa em abordar questões LGBTQIA+, meio ambiente, negritude, pessoas com deficiência e ativismo político e social.
Por fim, leia mais, e veja nosso vídeo no Instagram:
21ª Bienal do Livro do Rio de Janeiro celebra 40 Anos de Literatura e Cultura
Em seguida, Mostra Comemorativa Bruce Lee 50 Anos chega aos cinemas brasileiros