Conecte-se conosco

Cultura

Conheça os vencedores do Festival Internacional do Documentário Musical | IN-EDIT

Publicado

em

Dom Salvador no Festival Internacional de Documentário Nacional

Saiu o vencedor do IN-EDIT, o Festival Internacional do Documentário Musical, que rolou de 9 a 20 de setembro. O júri, formado por Deborah Osborn, sócia-fundadora do estúdio e produtora bigBonsai, Emílio Domingos, cineasta, Jorge du Peixe, músico integrante da banda Nação Zumbi, e Patrícia Rabello, produtora, escolheu Dom Salvador & Abolition, de Artur Ratton e Lilka Hara, como o grande vencedor do festival. Os longas Garoto – Vivo sonhando, de Rafael Veríssimo, e Neojiba – Música que transforma, de Sérgio Machado e George Walker Torres, também ganharam homenagens. O primeiro recebeu menção honrosa de pesquisa e documentação e, o segundo, menção especial do júri.

Ademais, o festival fez uma parceria com o projeto de formação audiovisual É nóis na fita, que oferece cursos gratuitos de cinema para jovens de 15 a 20 anos da periferia de São Paulo. Cinco alunos do projeto receberam convites para compor um júri jovem e avaliar os curtas-metragens disponíveis na programação. Esse júri escolheu como melhor curta do festival Cidade São Mateus, de Gabriel César, sobre a produção musical do bairro São Mateus, em São Paulo.

Além disso, saiba mais sobre o documentário vencedor

Dom Salvador & Abolition mostra o dia a dia do pianista Dom Salvador, que mora em Nova York, e volta, também, a seu passado para que o espectador conheça um pouco mais sobre a vida e a carreira do importante músico. O documentário, assim como os dois que ganharam menções do júri, ficará disponível na plataforma do festival até o final do dia 22 de setembro, terça-feira. Você pode acessar no link a seguir: https://br.in-edit.org.

I may destroy you | Entenda porque é a melhor série do ano
Confira a voz feminina representada em 7 HQs | Mulheres e Quadrinhos
Valéria | Série espanhola da Netflix aposta em dramas da geração millennial

Ademais, saiba mais sobre o Cine África:

 

Escritora, autora dos livros Queria tanto, Coisas não ditas e O semitom das coisas, amante de cinema e de gatos (cachorros também, e também ratos, e todos os animais, na verdade), viciada em café.

Cultura

Ação Social pela Música chega a São Gonçalo e atenderá a comunidade do Jardim Catarina

Concerto de inauguração do Núcleo de Ensino – São Gonçalo com a
Camerata Jovem do Rio de Janeiro
acontece em 30 de março

Publicado

em

jardim catarina

Haverá um concerto gratuito com a Camerata Jovem do Rio de Janeiro, dia 30 de abril, às 17h

A Ação Social pela Música do Brasil (ASMB), projeto que há 25 anos promove a inclusão social de crianças e jovens de comunidades em situação de vulnerabilidade por meio do ensino de música clássica, acaba de chegar à comunidade do Jardim Catarina, em São Gonçalo.

A princípio, no dia 30 de março de 2023, o projeto oficializará a implantação do novo núcleo de aprendizado no território, em um concerto inaugural gratuito com a Camerata Jovem do Rio de Janeiro, a partir das 17h, na Associação dos Moradores e Amigos do Jardim Catarina.

As aulas começam na primeira semana de abril, atendendo a 110 alunos já inscritos com classes de instrumentos de corda como violino, viola, violoncelo e contrabaixo; além de flauta doce e musicalização. Posteriormente, os alunos vão compor uma nova orquestra de cordas. A ação é patrocinada pela Águas do Rio, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Esforço coletivo no Jardim Catarina

“Em termos de inclusão musical, nunca houve nenhuma ação como esta em São Gonçalo, portanto é um momento muito especial e estamos com grandes expectativas. Temos certeza de que o projeto se tornará modelo e que vai trazer muitos benefícios aos moradores e aos jovens da região. Quando a sociedade civil, as ONGs e as empresas cidadãs se unem, isso se traduz em justiça social”, conclui Fiorella.

Por fim, a criação do novo núcleo de ensino é o resultado de um esforço coletivo que uniu a ONG, lideranças locais, a Associação dos Moradores e Amigos do Jardim Catarina e a Águas do Rio. Este será o 7º núcleo de aprendizado da ASMB no Rio de Janeiro.

Por último, leia mais:

Muco | Documentário mostra contradição na tradição indiana (viventeandante.com)

Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho | Crítica (viventeandante.com)

Yoga De Rua | Enfim, conheça o extraordinário na simplicidade (viventeandante.com)

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências