Dirigido por Cris D’Amato e Bianca Paranhos, A Sogra Perfeita 2 supera o filme original ao expandir seu universo e ousar em novas possibilidades narrativas
A comédia popular brasileira tem na figura materna um de seus maiores alicerces: personagens fortes, exageradas, e muitas vezes caricatas, mas capazes de gerar empatia justamente por refletirem os absurdos e contradições da vida real, trazendo uma empatia e um carinho para estas personagens tão fortes. Não à toa, Dona Hermínia, eternizada por Paulo Gustavo na franquia Minha Mãe É Uma Peça (2013, André Pellenz), tornou-se um marco e inspiração não somente para a cultura popular brasileira como um todo, mas também para tantas outras protagonistas, entre elas, Neide, vivida por Cacau Protásio em A Sogra Perfeita (2021, Cris D’Amato).
O primeiro longa apresentou Neide, uma cabeleireira recém-divorciada que, em busca de tranquilidade, tenta arrumar uma namorada para o filho e, assim, conquistar sua solitude. Embora com humor por vezes exagerad, conflitos pouco explorados e a sensação ao final que tudo sempre vai acabar bem, sendo sentido pela audiência desde a metade do filme, a produção se destacou pela simplicidade narrativa, quanto por Cacau Protásio, uma força comunal de brilho e carisma. O sucesso abriu caminho inevitável para uma continuação.
E é justamente aí que A Sogra Perfeita 2 brilha: corrigindo falhas do original e potencializando seus acertos. O foco continua em Neide, mas agora o roteiro amplia espaço para personagens coadjuvantes que antes haviam ficado em segundo plano, como Sheila, Evelyn Castro, e principalmente Oliveira, Marcelo Laham, em um personagem essencial para o desenrolar da sequência como um todo. A chegada de Fafy Siqueira como Dona Oliveira também se revela um acerto, integrando-se de forma orgânica e roubando a cena em diversos momentos.

Cacau Protásio e Fafy Siqueira em cena de “A Sogra Perfeita 2”- Divulgação Paris Filmes
Dando sequência ao filme original, a produção mostra Neide tendo que lidar com um pedido de casamento de Oliveira, e a surpreendente chegada da mãe do namorado, e seus 200 Bem Casados, ao mesmo tempo que entra em conflito com Sheila, e compete em uma competição de salões de cabelo. Apesar de inicialmente complexo, a história se resume facilmente, talvez até mesmo fácil demais em certos pontos, como demonstrado em um acelerado terceiro ato, porém, a produção como um todo traz momentos leves e marcantes, incluindo uma participação mais do que especial do cantor Xandre de Pilares.
Com o público já familiarizado com as personagens, A Sogra Perfeita 2 se torna mais ágil e leve, trazendo momentos de ação, drama e obviamente comédia. A produção é inteligente em dar à Neide exatamente o que ela desejava no primeiro filme, somente para demonstrar que aquele desejo era equivocado e vazio, a levando em uma jornada de redescobrimento que somente é possível por conta de um sentimento de empatia e sororidade, algo que permeia todas as relações femininas da produção, tanto dentro quanto fora das telas.

Evelyn Castro em cena de “A Sogra Perfeita 2”- Divulgação Paris Filmes
Tecnicamente, A Sogra Perfeita 2 mantém a simplicidade do original. A fotografia clara e direta, quase teatral, e o uso do som não diegético para reforçar o humor, e apesar de a narrativa apresentar simbolismos bem maiores do que aqueles que aparentam inicialmente, como a comparação entre o tratamento que Neide dá em seu salão, com o tratamento promovido por Richard Lambert, eles sempre são transmitidos com tons de leveza e alegria, a clássica fórmula de sucesso das comédias brasileiras, gênero que domina o ranking de maiores bilheterias nacionais.
No fim, A Sogra Perfeita 2 é mais que uma comédia popular: é um retrato divertido, empoderador e representativo, que equilibra humor e reflexão sem perder a vocação de entreter.
Uma produção da Paris Entretenimento, em coprodução com Globo Filmes, Globoplay e Telecine, distribuída pela Paris Filmes, a sequência estreia nos cinemas em 11 de setembro de 2025.
Siga-nos e confira outras dicas em @viventeandante e no nosso canal de whatsapp !



