Saturday, October 1, 2022

Crítica | ‘A Voz Humana’ de Almodóvar é análise emotiva sobre a alma feminina

‘A Voz Humana’ é mais uma linda obra de Pedro Almodóvar, pelas suas já conhecidas cores, pelo seu crônico e exposto texto. Isso tudo se soma a incrível atuação de Tilda Swinton que encara mais um trabalho de criação de personagens que exaltam as mulheres que moldaram o olhar cinematográfico do roteirista e diretor.

É um curta-metragem imagético onde planos muito bem elaborados climatizam as ótimas falas do roteiro livremente inspirado no monólogo homônimo escrito por Jean Cocteau. A princípio, conta a história de uma mulher que após uma briga com seu amante passa três dias esperando uma ligação de telefone. Enquanto suas expectativas crescem para o reencontro, ela passa a fazer uma reflexão de si mesma e de seu relacionamento.

Dessa forma, o texto passeia entre assuntos cotidianos, auto análise, paixão desenfreada e aceitação, trazendo o melodrama cinematográfico de Almodóvar para a língua inglesa, pela primeira vez. Tudo encenado dentro de um cenário de uma casa montada dentro de um galpão, para dar um toque surrealista expondo que é um filme. Talvez a representação da fuga de um mundo para se isolar dentro de um relacionamento.

Aliás, veja o trailer e siga lendo:

Tilda Swinton encara perfeitamente o papel desta mulher perto de surtar por não conseguir falar e se expressar, que precisa de respostas para conseguir ter forças para cortar seus laços. Ou seja, muitas nuances que remetem a personagens de outros de seus filmes como “Mulheres à beira de um ataque de nervos (1988)” e “A Flor do meu segredo” (1995).

Sendo assim, Almodóvar mais uma vez usa elementos costumeiramente pontuados em seus filmes, com personagens femininos que sofrem na mão de homens abusivos, muitas vezes estão em luto e sofrem pelo abandono. “A Voz Humana” não deixa de ser uma revisitação de Almodóvar a sua própria carreira mas vai além do melodrama vazio e tem uma análise muito emotiva sobre a alma feminina.

Enfim, o curta-metragem “A Voz Humana” (The Human Voice), primeira produção do diretor espanhol Pedro Almodóvar em inglês, chega às plataformas digitais hoje, 29 de outubro. O filme está disponível – em versão legendada – para compra e aluguel nas plataformas Now, Amazon Prime, Vivo Play, Google Play e YouTube Filmes. 

Ademais, veja mais:

Napo | Veja aqui o premiado curta brasileiro sobre Alzheimer no Dia Internacional da Animação
CAM (Ricardo Corrêa, 2021) | Como ser LGBTQIA+ pode ser doloroso
Cowboys (Anna Kerrigan, 2020) | Crítica

Escreve o que achou!